20 de jan. de 2021

Provérbios 20. Tema: Saiba esperar.

                  Em um mundo de imediatismos, corre-corre, instantaneidade, do agora ou nunca, do pegar ou largar, não é nada fácil esperar. 

                  Nossas mentes e corpos  estão tão acelerados que para nós, segundos parecem minutos, minutos parecem horas, horas parecem dias, dias parecem anos, anos parecem uma eternidade.

                 Estas acelerações, mental e física, nos levam  a tomar decisões precipitadas que trazem consigo perdas e dores desnecessárias. Além disso, ficamos irritados, inflamáveis e inflamados, incendiando relacionamentos, ambientes e projetos. Ouvir um não, ou um, agora não, nos desestabiliza emocionalmente e nos leva a agir de maneiras irrefletidas, inconsequentes e catastróficas.

                 A Palavra de Deus nos alerta que, “A posse antecipada de uma herança no fim não será abençoada.” (Pv 20:21 RA), isto é, embora algo seja pra mim, se eu não souber esperar o tempo certo para tomar  posse do que é meu direito, ou chegará a mim por graça, estragarei tudo.

                Quando eu espero o tempo de Deus, estou dando a mim mesmo a oportunidade de amadurecer, crescer, me adequar, me preparar e me aperfeiçoar, para que possa tomar conta e dar conta daquilo que me será confiado.

                A parábola do filho pródigo é um exemplo clássico de alguém que por não saber esperar o tempo certo, veio a desperdiçar tudo que era seu. Aprenda a esperar!! Aprenda a bem aproveitar o tempo antes de tomar posse da bênção, para que ao recebê-la, não venha perdê-la e nem a perder-se.

  • “O homem se alegra em dar resposta adequada, e a palavra, a seu tempo, quão boa é!” (Pv 15:23 RA)
  • “Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.” (Pv 25:11 RA)
  • “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu:” (Ec 3:1 RA)
  • “Porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.” (Rm 5:6 RA)
  • “E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos.” (Gl 6:9 RA)
  • “vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos.” (Gl 4:4-5 RA)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.