3 de jan. de 2021

Provérbios 3. Tema: “Não seja sábio aos teus próprios olhos;”

           Bons conselhos, boas orientações, são preciosidades que podem nos levar a um estilo de vida abençoado por Deus e respeitado pelos homens, mas isto só acontecerá se tivermos um coração humilde e dermos ouvidos aqueles que realmente nos amam e aquilo que nos é dito com temor de Deus.

           Dentre os muitos conselhos contidos neste capítulo, um se destaca: “NÃO SEJA SÁBIO AOS SEUS PRÓPRIOS OLHOS”, pois esta postura bloqueará a devida atenção aos conselhos.

           Aspectos como idade, sucesso, títulos, poder, fama, dinheiro, bens, podem alimentar a natureza pecaminosa e fortalecer a postura de independência e auto suficiência que se perpetua na raça humana após a queda, fomentando a auto suficiência que precede a ruína.

           Quando nos achamos sábios, entendidos, capazes, graças a nós mesmos e não graças a Deus, somos tomados por pensamentos e sentimentos que geram altivez de espírito, soberba, orgulho, jactância, gabarolice, vaidade e endurecimento do coração e da servis, fazendo-nos ter “ouvidos de mercador”, que ouve, mas não dá ouvidos.

           Pessoas sábias aos próprios olhos além de não buscarem conselhos, não dão o devido valor as orientações, exortações e repreensões que chegam aos seus ouvidos. Tais indivíduos ignoram as cãs  dos mais velhos e a experiência dos mais vividos e até a onisciência (capacidade de saber tudo) e onipresença de Deus (capacidade de estar no passado, presente e futuro).

           Tenha cuidado consigo, com o sucesso pessoal, com o conhecimento, com os títulos, com os elogios e os autoelogios, pois podem lhe levar a ruína a médio e longo prazos, já que a princípio tudo dá certo, para quem se acha certo, mas o tempo trará consigo muitas verdades e dentre elas poderá estar a que não somos suficientes em nós mesmos.

           Sempre precisaremos de Deus, sempre precisaremos das pessoas, até mesmo daquelas que ignoramos. Não ignore aqueles e aquilo que pode lhe ajudar a ter uma vida na presença de Deus e gozar das bênçãos que tem a lhe proporcionar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.