17 de jan. de 2021

Provérbios 17. Tema: Não faça mal a quem lhe fez bem.

 “Quanto àquele que paga o bem com o mal, não se apartará o mal da sua casa.” (Pv 17:13 RA)

               Existem pessoas e instituições que chegam as nossas vidas como providências de Deus. Elas surgem, ou manifestam-se, de uma maneira muito especial e nos ajudam com palavras, oportunidades, bens, recursos, credibilidade, apoio moral ou sentimental, conselhos, abraços e principalmente nos evangelizando e nos discipulando. São verdadeiros enviados de Deus a nosso favor.

               Estas pessoas e instituições não podem ser desmerecidas e nem esquecidas, pois sem elas não seríamos quem somos, e em alguns casos, sequer estaríamos vivos, pois fizeram, ou tem feito, por nós mais do que nós mesmos.

               Infelizmente,  nossa natureza pecaminosa tem como algumas de suas características o esquecimento, a ingratidão, a soberba, a altivez de espírito e até a rebelião, e quando nos vemos em descanso e sucesso   terminamos esquecendo o bem que recebemos e até fazemos mal a quem tanto nos ajudou.

               Quantos não são os casos de pessoas que depois de passarem o aperto, esquecem e até prejudicam quem as ajudou? Quantas são as pessoas que após crescerem, prosperarem, estarem saudáveis, diplomadas, etc.,  esquecem e até se levantam contra quem as ajudou?

               Tenho visto isso acontecer também com muitas Igrejas Locais, independentemente das denominações. Algumas pessoas chegaram à Igreja, ou por ela foram buscadas, quando estavam em situações de perdição espiritual, descrédito, risco,  falência moral, perturbação psicológica, ruína familiar, enfermidade, falta de apoio, etc. Receberam ajuda de braços e abraços amigos, e por isso, conseguiram sair de onde estavam e mudar de vida, mas quando tudo mudou,  elas mudaram também. Estas pessoas começam a pagar o bem com o mal, e danam-se a criticar, desmerecer, ignorar, atirar pedras, apontar defeitos, estender o dedo, etc., fazendo mal a quem lhe  fez bem.  

               O mesmo acontece em relação aos pais! Quantos não são os filhos que só veem os defeitos dos pais,  esquecendo que, apesar de suas limitações e imperfeições, foram eles que cuidaram, alimentaram, mimaram, oraram, educaram, investiram e deram condições para que tais pessoas continuassem a existir, pois sem o cuidado recebido, hoje não existiriam!!

               Tenho visto filhos adotivos, naturais e espirituais, sendo ingratos, indiferentes, inconsequentes, com quem os acolheu!! Que perversidade!!! Se não fosse esta pessoa que lhe adotou quando nem seus pais naturais e espirituais lhe acolheram, quem seria você? Onde você estaria?

               Você tem pagado com o mal a quem outrora lhe fez bem? Você tem rejeitado quem outrora lhe acolheu? Você tem denegrido e apontado apenas os defeitos de quem outrora usou das “poucas” virtudes que tinha para lhe ajudar?

               Pare de pagar o bem com o mal!! Pare de ser injusto, ingrato, egoísta,  pecaminoso e maligno. Aprenda a reconhecer, honrar, valorizar e no mínimo respeitar aquelas pessoas e lugares  que acreditaram e investiram em você  quando estava no fundo do poço, nos lixeiros, na lama, possesso, deprimido, esquecido, adoecido, apodrecido e morto espiritualmente!!

               E em relação ao Senhor? Como você tem procedido? Porventura Ele te fez algum mal? Te ignorou? Te abandonou? É claro que não!! Mas hoje você chega até a duvidar que Ele existe!!

  •  “Porém eles, nossos pais, se houveram soberbamente, e endureceram a sua cerviz, e não deram ouvidos aos teus mandamentos. Recusaram ouvir-te e não se lembraram das tuas maravilhas, que lhes fizeste; endureceram a sua cerviz e na sua rebelião levantaram um chefe, com o propósito de voltarem para a sua servidão no Egito... Porém, quando se viam em descanso, tornavam a fazer o mal diante de ti; e tu os desamparavas nas mãos dos seus inimigos, para que dominassem sobre eles; mas, convertendo-se eles e clamando a ti, tu os ouviste dos céus e, segundo a tua misericórdia, os livraste muitas vezes.” (Ne 9:16-28 RA)

               Não faça mal Aquele, ou aqueles, que lhe fizeram bem!! Não dê as costas a quem um dia lhe abraçou!! Não critique impiedosamente quem piedosamente lhe alcançou!! Não seja mal e nem faça mal a quem lhe fez bem!!

               Reconheça que apesar de tudo, você foi cuidado. Elogie, invista, cuide, ajude, apoie, valorize, quem um dia fez por você o pouco, ou o muito, que lhe ajudou a existir. Faça o bem a quem lhe fez o bem!!

  •  “Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra. A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei.” (Rm 13:7-8 RA)

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.