2 de jan. de 2021

Provérbios 2. Tema: Ouve filho meu !!!

                Lendo atentamente o livro dos provérbios, percebemos que o mesmo tem como objetivo primeiro  chamar a atenção, orientar, atrair os olhos do filho do autor em relação as orientações do pai.

               O rei Salomão, que escreveu a maior parte dos provérbios contidos neste livro, faz questão de chamar a atenção do seu  filho, para que o mesmo não entre em situações inadequadas, que geram consequências adversas e proporcionarão dores, sofrimentos e perdas que podem ser evitadas.

               Considerando que todos nós somos filhos de alguém, é interessante lermos os provérbios como sendo diretamente para nós, pois assim, usufruiremos da sabedoria de Deus, que um dia foi liberada para o rei mais sábio e próspero da história de Israel.

               Para tanto, observe as introduções, os parágrafos, o início dos diálogos e orientações propostas, e veja um pai sábio que quer o bem de seu filho,  lembrando sempre que  “O filho sábio alegra a seu pai, mas o filho insensato é a tristeza de sua mãe.” (Pv 10:1 RA):

  1. Filho meu, ouve o ensino de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe... (Pv 1:8) 
  2. Filho meu, se os pecadores querem seduzir-te, não o consintas... (Pv 1:10)
  3. Filho meu, não te ponhas a caminho com eles; guarda das suas veredas os pés; (Pv 1:15)
  4. Filho meu, se aceitares as minhas palavras e esconderes contigo os meus mandamentos,... (Pv 2:1)
  5. Filho meu, não te esqueças dos meus ensinos, e o teu coração guarde os meus mandamentos; (Pv 3:1)
  6. Filho meu, não rejeites a disciplina do SENHOR, nem te enfades da sua repreensão... (Pv 3:11)
  7. Filho meu, não se apartem estas coisas dos teus olhos; guarda a verdadeira sabedoria e o bom siso;( Pv 3:21)
  8. Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se te multiplicarão os anos de vida... (Pv 4:10)
  9. Filho meu, atenta para as minhas palavras; aos meus ensinamentos inclina os ouvidos... (Pv 4:20)
  10. Filho meu, atende a minha sabedoria; à minha inteligência inclina os ouvidos... (Pv 5:1)
  11. Por que, filho meu, andarias cego pela estranha e abraçarias o peito de outra? (Pv 5:20)
  12. Filho meu, se ficaste por fiador do teu companheiro e se te empenhaste ao estranho... (Pv 6:1)
  13. Agora, pois, faze isto, filho meu, e livra-te, pois caíste nas mãos do teu companheiro: vai, prostra-te e importuna o teu companheiro...( Pv 6:3)
  14. Filho meu, guarda o mandamento de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe... (Pv 6:20)
  15. Filho meu, guarda as minhas palavras e conserva dentro de ti os meus mandamentos ... (Pv 7:1  )
  16. Filho meu, se deixas de ouvir a instrução, desviar-te-ás das palavras do conhecimento... (Pv 19:27)
  17. Filho meu, se o teu coração for sábio, alegrar-se-á também o meu; (Pv 23:15)
  18. Ouve, filho meu, e sê sábio; guia retamente no caminho o teu coração... (Pv 23:19)
  19. Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos meus caminhos. (Pv 23:26)
  20. Filho meu, saboreia o mel, porque é saudável, e o favo, porque é doce ao teu paladar. (Pv 24:13)
  21. Teme ao SENHOR, filho meu, e ao rei e não te associes com os revoltosos. (Pv 24:21)
  22. Sê sábio, filho meu, e alegra o meu coração, para que eu saiba responder àqueles que me afrontam. (Pv 27:11)
  23. Que te direi, filho meu? Ó filho do meu ventre? Que te direi, ó filho dos meus votos? (Pv 31:2)

 

Ouve filho meu!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.