30 de nov. de 2024

Isaías 31. Tema: Iconoclastia precisa ser pessoal.

         “Convertei-vos, pois, ó filhos de Israel, àquele de quem tanto vos afastastes. Pois, naquele dia, cada um lançará fora os seus ídolos de prata e os seus ídolos de ouro, que as vossas mãos fabricaram para pecardes.” (Is 31:6-7 RA)

          A iconoclastia é uma prática antiga, onde pessoas resolvem quebrar, queimar, destruir ídolos. Embora quem fez e faz isso pense que resolve o problema está enganado, pois a idolatria está no coração. Os objetos são apenas revelações e materializações do pecado que está instalado na alma. Por isso, o caminho é a pregação da verdade e a oração, para que o idólatra descobrindo a fé bíblica,  abandone o que Deus abomina. Acontecendo isso, ele mesmo dará fim aos ídolos, pois reconhecerá que desagrada a Deus, pondo em risco a salvação eterna.  

          A idolatria é pecado e Deus a abomina, assim como seus praticantes. Por vezes é tratada de maneira disfarçada como veneração, pois seus defensores querem suavizá-la e retirá-la da lista de pecados daqueles que NÃO herdarão o Reino dos céus, contudo de nada adianta proceder assim, pois Deus é taxativo e ninguém muda Sua Lei.

  • “Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem.” (Êx 20:4-5 RA)

          A ação diabólica é tão perversa que o inimigo levanta mestres do engano dentro do povo de Deus para disseminarem inverdades como se fossem verdades  e assim chegam a enganar os que neles confiam. Assista o link a seguir e confira como satanás mudou o texto da Lei de Deus, depois abra sua bíblia e confira: https://youtu.be/kVsFvBljGyQ?si=ktSmhCjg1xdkkbtl 

          Vários textos bíblicos deixam claro que idólatras não herdarão o Reino dos céus:

  • “Já em carta vos escrevi que não vos associásseis com os impuros; refiro-me, com isto, não propriamente aos impuros deste mundo, ou aos avarentos, ou roubadores, ou idólatras; pois, neste caso, teríeis de sair do mundo. Mas, agora, vos escrevo que não vos associeis com alguém que, dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal, nem ainda comais.” (1Co 5:9-11 RA)
  • “Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus. Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.” (1Co 6:9-11 RA)
  • “Não vos façais, pois, idólatras, como alguns deles; porquanto está escrito: O povo assentou-se para comer e beber e levantou-se para divertir-se. E não pratiquemos imoralidade, como alguns deles o fizeram, e caíram, num só dia, vinte e três mil. Não ponhamos o Senhor à prova, como alguns deles já fizeram e pereceram pelas mordeduras das serpentes.” (1Co 10:7-9 RA)
  •  “Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.” (Ap 21:8 RA)
  •  “Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira.” (Ap 22:15 RA)

          Embora saibamos a verdade, muitos arrumam justificativas para o pecado que praticam. Não adianta sair quebrando ídolos de outras pessoas, pois a idolatria está em primeiro lugar no coração delas e só pode ser removida por cada indivíduo e isso só acontece após uma conversão verdadeira ao único Deus. Sem que aconteça uma verdadeira conversão, todo esforço será inútil. De nada adianta remover os ídolos das casas se estiverem dentro dos corpos, pois é de dentro do corpo que vem o mal, só depois ele é materializado.

  • “Convertei-vos, pois, ó filhos de Israel, àquele de quem tanto vos afastastes. Pois, naquele dia, cada um lançará fora os seus ídolos de prata e os seus ídolos de ouro, que as vossas mãos fabricaram para pecardes.” (Is 31:6-7 RA)

          Outra maneira diabólica de preservar a idolatria é o sincretismo, pois esta prática leva as pessoas a “terem fé em Deus”, mas também em ídolos e o Senhor não aceita isso. Ele só aceita exclusividade, integralidade, totalidade da fé.

  • “Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força.” (Dt 6:5 RA)
  • “Respondeu Jesus: O principal é: Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor! Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força.” (Mc 12:29-30 RA)

          Ore para Deus remover a idolatria tanto do seu coração, quanto do coração das pessoas, caso contrário os ídolos terão lugar em suas decorações:

  • “Foi Moisés quem disse aos filhos de Israel: Deus vos suscitará dentre vossos irmãos um profeta semelhante a mim. É este Moisés quem esteve na congregação no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai e com os nossos pais; o qual recebeu palavras vivas para no-las transmitir. A quem nossos pais não quiseram obedecer; antes, o repeliram e, no seu coração, voltaram para o Egito, dizendo a Arão: Faze-nos deuses que vão adiante de nós; porque, quanto a este Moisés, que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu. Naqueles dias, fizeram um bezerro e ofereceram sacrifício ao ídolo, alegrando-se com as obras das suas mãos. Mas Deus se afastou e os entregou ao culto da milícia celestial, como está escrito no Livro dos Profetas: Ó casa de Israel, porventura, me oferecestes vítimas e sacrifícios no deserto, pelo espaço de quarenta anos, e, acaso, não levantastes o tabernáculo de Moloque e a estrela do deus Renfã, figuras que fizestes para as adorar? Por isso, vos desterrarei para além da Babilônia.” (At 7:37-43 RA)

 

 Dez mandamentos na Bíblia:

“Então, falou Deus todas estas palavras: Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. 

  1. Não terás outros deuses diante de mim. 
  2. Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos. 
  3. Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão, porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. 
  4. Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou. 
  5. Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá. 
  6. Não matarás. 
  7. Não adulterarás. 
  8. Não furtarás. 
  9. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. 
  10. Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo.” (Êx 20:1-17 RA)

Dez  Mandamentos adulterados:

1 - Amar a Deus sobre todas as coisas. (Não existe em nenhum lugar da bíblia este mandamento)

2 - Não tomar seu santo nome em vão.

3 - Guardar domingos e festas de guarda (Não existe em nenhum lugar da bíblia este mandamento)

4 - Honrar Pai e Mãe

5 - Não matar

6 - Não pecar contra a castidade

7 - Não roubar

8 - Não levantar falso testemunho

9 - Não desejar a mulher do próximo (Dividiram o texto bíblico para camuflar a retirada do segundo mandamento)

10 - Não cobiçar as coisas alheias

Só não vê quem não quer ou não pode, por estar com os olhos espirituais cegos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.