3 de nov. de 2024

Isaías 4. Tema: vaidade substituída por trivialidades.

  •  “Naquele dia, o Renovo do SENHOR será de beleza e de glória; e o fruto da terra, orgulho e adorno para os de Israel que forem salvos. Será que os restantes de Sião e os que ficarem em Jerusalém serão chamados santos; todos os que estão inscritos em Jerusalém, para a vida,” (Is 4:2-3 RA)

          Após destacar a maneira vaidosa e fútil que as mulheres de Jerusalém procediam (cap 3), onde os adereços eram mais importantes do que a essência e o caráter, o Senhor traz um alerta através de Isaías e avisa que haverá uma mudança de posturas devido ao cativeiro que seria enfrentado, gerando uma reconsideração de valores e propósitos e aqueles que permanecessem em Jerusalém seriam vistos como privilegiados, mesmo diante de enorme escassez.

           Às vezes, situações difíceis são necessárias para que “baixemos a bola” e reconheçamos que precisamos reconsiderar e ressignificar a vida. Essas circunstâncias são dolorosas e capazes de nos levar a “colocar a cara no pó, ao invés de colocarmos pó na cara”.

           Quem não se dobra diante de uma doença, uma falência, uma traição, uma queda em pecado, uma demissão inesperada, uma derrota onde costumeiramente ocorriam vitórias?

           O Senhor nos ama tanto que não nos deixa permanecer no pecado da vaidade, do orgulho e soberba. Ele quer nos manter sóbrios, ainda que para isso nos permita sofrer. Pois é melhor sofrermos com uma humilhação momentânea do que eternamente, visto que resiste aos soberbos.

            Veja as situações difíceis da vida como maneiras divinas de lhe ajudar a ser humilde, quebrantado e sóbrio, pois "quando não aprendemos pelo amor, somos ensinados pela dor."

  • “Os vergões das feridas purificam do mal, e os açoites, o mais íntimo do corpo.” (Pv 20:30 RA)
  • “Leais são as feridas feitas pelo que ama, porém os beijos de quem odeia são enganosos.” (Pv 27:6 RA)
  • “Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes... eles, todavia, não irão avante; porque a sua insensatez será a todos evidente, como também aconteceu com a daqueles.” (2Tm 3:1-5,9 RA)
  • “E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte.” (2Co 12:7 RA)
  • “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Rm 8:28 RA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.