21 de nov. de 2024

Isaías 22. Tema: Dores que poderiam ser evitadas.

  • “O Senhor, o SENHOR dos Exércitos, vos convida naquele dia para chorar, prantear, rapar a cabeça e cingir o cilício. Porém é só gozo e alegria que se vêem; matam-se bois, degolam-se ovelhas, come-se carne, bebe-se vinho e se diz: Comamos e bebamos, que amanhã morreremos. Mas o SENHOR dos Exércitos se declara aos meus ouvidos, dizendo: Certamente, esta maldade não será perdoada, até que morrais, diz o Senhor, o SENHOR dos Exércitos.” (Is 22:12-14 RA)

          O agir de Deus através da Assíria contra a Jerusalém sucederia uma convocação ao arrependimento não atendida, pois ao chamar a nação impenitente e indiferente ao quebrantamento, o Senhor foi ignorado.

          Atalaias foram convocados para alertar o povo a respeito da necessidade de voltar-se para Deus, mas a busca pelo prazer pessoal, comilanças e bebedices, faziam com que os judeus só pensassem em “aproveitar a vida”, mesmo sendo através de padrões contrários a vontade de Deus.

          Como consequência ao descaso à convocação de Deus a festa acabou e os assírios tomaram posse de Jerusalém e levaram em pranto os que estavam em festa. Os que cativavam foram levados cativos, os que oprimiam se tornaram oprimidos, enfim, a festa se tornou velório.

          Muitas situações difíceis poderiam ter sido evitadas em nossas vidas se ouvíssemos ao Espírito Santo e as pessoas que enviou e envia para nos alertarem. Bastaria quebrantamento e discernimento para tudo seguir em paz. Mas, quando o pecado encontra espaço no governo da nossa vida nos torna obstinados, cegos, surdos e teimamos em escolhas erradas, pois nos julgamos sábios aos nossos próprios olhos e assim terminamos tropeçando e caindo nas garras do inimigo.

          Não espere algo extraordinário para se quebrantar! Ouça a voz de Deus!!!

  • “Circuncidai, pois, o vosso coração e não mais endureçais a vossa cerviz.” (Dt 10:16 RA)
  • “Não endureçais, agora, a vossa cerviz, como vossos pais; confiai-vos ao SENHOR, e vinde ao seu santuário que ele santificou para sempre, e servi ao SENHOR, vosso Deus, para que o ardor da sua ira se desvie de vós.” (2Cr 30:8 RA)
  • “Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração, como foi na provocação.” (Hb 3:15 RA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.