31 de mai. de 2024

Salmo 61. Tema: Leva-me ...

  •  “ Ouve, ó Deus, a minha súplica; atende à minha oração. 2  Desde os confins da terra clamo por ti, no abatimento do meu coração. Leva-me para a rocha que é alta demais para mim; 3  pois tu me tens sido refúgio e torre forte contra o inimigo.” (Sl 61:1-3 RA)
  •  “Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso;” (Sl 23:2 RA)

 

           Existem lugares e realidades que com a graça de Deus podemos ir, dedicando esforço e determinação, porém há também aqueles que precisamos ser levados pela boa e poderosa mão de Deus.

           Davi pediu ao Senhor que o levasse para a rocha que era alta demais para ele, para que pudesse estar a salvo dos seus inimigos, caso contrário, seria destruído. No salmo 23 pediu que o Senhor o conduzisse as águas de descanso. Estas posturas revelam que o salmista reconhecia suas possibilidades e impossibilidades, mostrando-se corajoso e humilde.

           Você está enfrentando inimigos fortes e vorazes?  Percebe que sozinho não tem como prevalecer? Precisa de suprimento e descanso e não tem como chegar a estas realidades? Peça a ajuda de Deus, pois Ele pode e quer te proteger e suprir fisicamente, psicologicamente e espiritualmente. Confie no Senhor, seja humilde,  pois não te deixará por presa dos inimigos e por fim você testemunhará e cantará o salmo 124.

 ·         “ Não fosse o SENHOR, que esteve ao nosso lado, Israel que o diga; 2  não fosse o SENHOR, que esteve ao nosso lado, quando os homens se levantaram contra nós, 3  e nos teriam engolido vivos, quando a sua ira se acendeu contra nós; 4  as águas nos teriam submergido, e sobre a nossa alma teria passado a torrente; 5  águas impetuosas teriam passado sobre a nossa alma. 6 ¶  Bendito o SENHOR, que não nos deu por presa aos dentes deles. 7  Salvou-se a nossa alma, como um pássaro do laço dos passarinheiros; quebrou-se o laço, e nós nos vimos livres. 8  O nosso socorro está em o nome do SENHOR, criador do céu e da terra.” (Sl 124:1-8 RA)

30 de mai. de 2024

Salmo 60. Tema: Reveses nos trazem ao prumo.

  •  “Fizeste o teu povo experimentar reveses e nos deste a beber vinho que atordoa.” (Sl 60:3 RA)

          Davi experimentou muitos momentos de conquistas, alegria e glórias, mas também de REVESES, isto é, “circunstâncias desagradáveis, geralmente inesperadas, algo bom transformado em ruim; contrariedade, contratempo.”(Dic. Online). Estes momentos não são bons  e nem agradáveis, porém, são pedagógicos e condutores, pois nos ensinam muitas coisas a respeito de Deus, das pessoas e também a nosso próprio respeito, pois forçam reações espontâneas que revelam crenças profundas, as vezes desconhecidas e também nos trazem de volta para os pés do Senhor, pois são circunstâncias que ultrapassam o normal.

          Com certeza, você teve ou terá que enfrentar reveses, contudo, ao deparar-se com eles,  corra para os pés do Senhor,  peça socorro e procure aprender tudo de bom que for possível, para que saia da situação mais crente e maduro.

          Nestes momentos dificílimos de nada adiantará se desesperar, pois são situações que fogem do comum e até do natural. Corra para quem de fato pode fazer algo por você e através de você. Lembre-se que o impossível aos homens é possível para Deus. Busque e confie no Senhor, pois Ele “Presta-nos auxílio na angústia, pois vão é o socorro do homem.” (Sl 60:11 RA)

          Entenda que os revezes serão como fio de prumo e linha niveladora que nos trazendo de volta ao lugar de onde nunca deveríamos ter nos afastado, a dependência e proteção de Deus. Entregue seu caminho ao Senhor, confie Nele e o mais Ele fará, pois até os reveses cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.

 

 

             

29 de mai. de 2024

Salmo 59. Tema: Peça socorro a Deus.

  • Livra-me, Deus meu, dos meus inimigos; põe-me acima do alcance dos meus adversários. 2  Livra-me dos que praticam a iniquidade e salva-me dos homens sanguinários, 3  pois que armam ciladas à minha alma; contra mim se reúnem os fortes, sem transgressão minha, ó SENHOR, ou pecado meu.” (Sl 59:1-3 RA)

 

              As vezes estamos esperando em quem pouco, ou nada, pode fazer por nós. Esperar em si mesmo, ou em outros seres humanos é correr muitos riscos, devido as limitações, fragilidades e impossibilidades humanas.

              Davi corria para Deus e pedia que livrasse-o dos seus inimigos e ainda o colocasse fora do alcance deles, pois eram malignos, sanguinários, armavam ciladas e união forças para atacá-lo, sem que houvesse cometido pecado ou dado motivos.

              Aprenda com Davi e peça ao Senhor para livra-lo dos seus inimigos, mas também para tirá-lo do alcance deles, caso contrário, correrá o risco de permanecer, ou voltar a estar sob o domínio do maligno.
              Os salmos nos apresentam alguns motivos pedido de livramento, para  que possamos direcionar nossas orações. Veja algumas sugestões de oração: 

  • “Nas tuas mãos, estão os meus dias; livra-me das mãos dos meus inimigos e dos meus perseguidores.” (Sl 31:15 RA)
  • “Até quando, Senhor, ficarás olhando? Livra-me a alma das violências deles; dos leões, a minha predileta.” (Sl 35:17 RA)
  • “Livra-me, Deus meu, dos meus inimigos; põe-me acima do alcance dos meus adversários.” (Sl 59:1 RA)
  • “livra-me do tremedal, para que não me afunde; seja eu salvo dos que me odeiam e das profundezas das águas.” (Sl 69:14 RA)
  • “Livra-me, Deus meu, das mãos do ímpio, das garras do homem injusto e cruel.” (Sl 71:4 RA)
  • “Livra-me da opressão do homem, e guardarei os teus preceitos.” (Sl 119:134 RA)
  • “SENHOR, livra-me dos lábios mentirosos, da língua enganadora.” (Sl 120:2 RA)
  • “Livra-me, SENHOR, do homem perverso, guarda-me do homem violento,” (Sl 140:1 RA)
  • “Atende o meu clamor, pois me vejo muito fraco. Livra-me dos meus perseguidores, porque são mais fortes do que eu.” (Sl 142:6 RA)

26 de mai. de 2024

Salmo 58. Tema: A justiça alegra o justo.

  •  “Então, se dirá: Na verdade, há recompensa para o justo; há um Deus, com efeito, que julga na terra.” (Sl 58:11 RA)

           O crescimento da maldade e a aparente demora da punição, por vezes entristece aqueles que servem a Deus corretamente. Mas, esta impaciência acontece por não termos conhecimento das razões pelas quais o Senhor espera a hora certa de agir.

           Deus não quer que ninguém se perca, por isso, procura dar tempo para que as pessoas se arrependam e sejam curadas: “Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.” (2Pe 3:9 RA)

            Contudo, quando o tempo da oportunidade não é aproveitado, só restará a execução da pena, trazendo dores que poderiam ter sido evitadas, mas que devido a obstinação de coração deixou-se que a oportunidade escoasse pelos dedos e o juízo virá: 

  • “ Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos. 21  Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela, todavia, não quer arrepender-se da sua prostituição. 22  Eis que a prostro de cama, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela incita. 23  Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras.” (Ap 2:20-23 RA)

          Não perca as oportunidades que Deus está lhe concedendo para mudar de vida, caso contrário, será mais um dos que sofrem o que poderiam ter evitado. Quanto a você que está esperando a justiça e o juízo divinos, continue firme, pois verá a justiça e o juízo de Deus sendo executados no tempo certo, no tempo de Deus (Kairós). Quando isso acontecer, você se alegrará, pois verá a manifestação do Juiz de toda a terra, pois Ele sempre dá ganho de causa a quem está certo.

Salmo 57. Tema: Até que a calamidade passe.

  • “Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia, pois em ti a minha alma se refugia; à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades.” (Sl 57:1 RA)
  • Ele dos céus me envia o seu auxílio e me livra; cobre de vergonha os que me ferem. Envia a sua misericórdia e a sua fidelidade. 4  Acha-se a minha alma entre leões, ávidos de devorar os filhos dos homens; lanças e flechas são os seus dentes, espada afiada, a sua língua.” (Sl 57:3-4 RA)

 

         Países de primeiro mundo, assim como aqueles que vivem em guerras, procuram construir abrigos para que autoridades e até pessoas “comuns” tenham onde ficar, quando algum ataque venha a acontecer.

         Como homens e mulheres de Deus vivemos sob ataques satânicos e corremos risco de morte, então, precisamos ter para aonde correr e este lugar é a presença de Deus.

            Tanto Davi (Salmo 57) , quanto o escritor do Salmo 91, usam a mesma figura de linguagem, falando sobre estarmos debaixo das “asas” do Senhor,  para sermos protegidos até que a calamidade passe.

            Caso esteja em um momento de calamidade e muita dor, insegurança, medos, ataques, pressões, etc. corra para a presença de Deus, pois ali ainda que tudo lhe falte, de nada sentirá falta, pois o Senhor não apenas lhe protegerá, mas também suprirá com Sua gloriosa presença.

            Tenha certeza que calamidades virão, mas também passarão e enquanto isso não acontece mantenha-se sob a guarda Daquele que realmente vela por você, dia e noite. O Senhor é tua proteção em tempos de calamidade. Aleluia!!!

  • O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente 2  diz ao SENHOR: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio. 3  Pois ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. 4  Cobrir-te-á com as suas penas, e, sob suas asas, estarás seguro; a sua verdade é pavês e escudo. 5  Não te assustarás do terror noturno, nem da seta que voa de dia, 6  nem da peste que se propaga nas trevas, nem da mortandade que assola ao meio-dia. 7  Caiam mil ao teu lado, e dez mil, à tua direita; tu não serás atingido. 8  Somente com os teus olhos contemplarás e verás o castigo dos ímpios. 9 Pois disseste: O SENHOR é o meu refúgio. Fizeste do Altíssimo a tua morada. 10  Nenhum mal te sucederá, praga nenhuma chegará à tua tenda. 11  Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos. 12  Eles te sustentarão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra. 13  Pisarás o leão e a áspide, calcarás aos pés o leãozinho e a serpente. 14  Porque a mim se apegou com amor, eu o livrarei; pô-lo-ei a salvo, porque conhece o meu nome. 15  Ele me invocará, e eu lhe responderei; na sua angústia eu estarei com ele, livrá-lo-ei e o glorificarei. 16  Saciá-lo-ei com longevidade e lhe mostrarei a minha salvação.” (Sl 91:1-16 RA)
  •  “O SENHOR vela pelos simples; achava-me prostrado, e ele me salvou.” (Sl 116:6 RA)
  •   Deito-me e pego no sono; acordo, porque o SENHOR me sustenta. 6  Não tenho medo de milhares do povo que tomam posição contra mim de todos os lados.” (Sl 3:5-6 RA)
  •  “Em paz me deito e logo pego no sono, porque, SENHOR, só tu me fazes repousar seguro.” (Sl 4:8 RA)

 

 

 

Salmo 56. Tema: Línguas ferinas distorcem as palavras.

 

  •  “Todo o dia torcem as minhas palavras; os seus pensamentos são todos contra mim para o mal.” (Sl 56:5 RA)

           A malignidade de algumas pessoas é maior do que imaginamos. Elas são capazes de torcer nossas palavras, atribuindo-lhes sentidos mentirosos, adulterados, para nos prejudicarem. Para tanto, tiram palavras de contexto, acrescentam e removem outras, criam narrativas, caluniam, induzem a compreensão das pessoas, ampliam ou diminuem tons e volumes, fazem caras e bocas, pensando que se darão bem, porém esquecem que ninguém pode contra o tempo e a verdade.

           Toda a engenharia para distorcer o sentido das palavras é motivada pela perversidade  do coração e por sentimentos como invejas, complexos de inferioridade, falta de perdão, adoção de princípios errados, mentalidade de escassez e incapacidade de ser bem sucedido com méritos próprios.

           Aqueles que torcem nossas palavras vivem como “urubu no fio”, esperando algum deslize nosso, ou uma situação que facilite esguicharem a peçonha  armazenada em sua “glândulas” diabólicas.

  • “Os que me espreitam continuamente querem ferir-me; e são muitos os que atrevidamente me combatem.” (Sl 56:2 RA)
  • “Ajuntam-se, escondem-se, espionam os meus passos, como aguardando a hora de me darem cabo da vida.” (Sl 56:6 RA)

          Davi também enfrentou pessoas que distorciam suas palavras, pois ouviam o que falava e repassavam-nas alterando o sentido, pensando que procedendo assim iriam prejudicá-lo perpetuamente. Porém, se enganavam, pois Deus, o reto Juiz, sempre faz a verdade prevalecer e os mentirosos e caluniadores terminem sendo descobertos e desmoralizados, recebendo o mal que planejaram contra o justo.

          Sei que não é fácil lidar com pessoas malignas, pois delas já fui vítima várias vezes, mas também sei que sempre se dão mal, pois quem mente sempre terá que inventar outras mentiras e termina tropeçando na própria língua e caindo com a “cara” no chão.

  •  Mas Deus desfere contra eles uma seta; de súbito, se acharão feridos. 8  Dessarte, serão levados a tropeçar; a própria língua se voltará contra eles; todos os que os veem meneiam a cabeça. 9  E todos os homens temerão, e anunciarão as obras de Deus, e entenderão o que ele faz.” (Sl 64:7-9 RA)
  •   SENHOR, livra-me dos lábios mentirosos, da língua enganadora. 3  Que te será dado ou que te será acrescentado, ó língua enganadora? 4  Setas agudas do valente e brasas vivas de zimbro.” (Sl 120:2-4 RA)

          Você é daqueles que distorcem as palavras dos outros? Aconselho-o arrepender-se e converter-se enquanto é tempo, pois “quem ama a maldição, por ela será atingido”.

  • “O lábio veraz permanece para sempre, mas a língua mentirosa, apenas um momento.” (Pv 12:19 RA)
  •  “Refreia a língua do mal e os lábios de falarem dolosamente.” (Sl 34:13 RA)

          Caso esteja entre as vítimas dos que tem a mente, o coração e a língua, movidos pelo inferno, entregue-se ao Advogado fiel e peça para que o Juiz de toda terra julgue sua causa. O fim, você já sabe qual será, pois Ele não condena o justo e nem justifica o ímpio.

  • “Por que te glorias na maldade, ó homem poderoso? Pois a bondade de Deus dura para sempre. 2  A tua língua urde planos de destruição; é qual navalha afiada, ó praticadora de enganos! 3  Amas o mal antes que o bem; preferes mentir a falar retamente. 4  Amas todas as palavras devoradoras, ó língua fraudulenta! 5  Também Deus te destruirá para sempre; há de arrebatar-te e arrancar-te da tua tenda e te extirpará da terra dos viventes.” (Sl 52:1-5 RA)
  • 1 ¶  Ouve, ó Deus, a minha voz nas minhas perplexidades; preserva-me a vida do terror do inimigo. 2  Esconde-me da conspiração dos malfeitores e do tumulto dos que praticam a iniquidade, 3  os quais afiam a língua como espada e apontam, quais flechas, palavras amargas, 4  para, às ocultas, atingirem o íntegro; contra ele disparam repentinamente e não temem. 5  Teimam no mau propósito; falam em secretamente armar ciladas; dizem: Quem nos verá? 6  Projetam iniquidade, inquirem tudo o que se pode excogitar; é um abismo o pensamento e o coração de cada um deles. 7 ¶  Mas Deus desfere contra eles uma seta; de súbito, se acharão feridos.” (Sl 64:1-7 RA)

           Confie no Senhor!! Continue fazendo o bem! Honre o que prometeu” e tenha certeza que ninguém pode impedir o agir de Deus em  sua vida. Todas as promessas de Deus se cumprirão se você permanecer fiel. Quanto aos malignos é só esperar, pois a ruína vem a cavalo, contra quem zomba de Deus e de quem por Ele é abençoado.

  • “Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.” (Gn 12:3 RA)

 

25 de mai. de 2024

Salmo 55. Tema: Eu porém ...

  •  “Eu, porém, invocarei a Deus, e o SENHOR me salvará.” (Sl 55:16 RA)

 

           A vida nos traz venturas e desventuras, complexidades e perplexidades,  compreensões, concepções e decepções. Algumas pessoas nos alegram, outras nos entristecem. Algumas somam outras subtraem, existem aqueles que multiplicam, mas há também os que dividem.

Sentimentos e emoções diversas chegam a nossa alma e precisamos proceder de maneira correta e adequada, para que sejamos vencedores. Caso contrário, seremos engolidos, esmagados e destruídos, pelas adversidades, ou envaidecidos e encantados pelas vitórias, conquistas e honras.

           Davi  relata no Salmo 55 mais um capítulo difícil de sua vida, pois estava sendo traído, caluniado, perseguido, por alguém que outrora comia em sua mesa, se divertia com ele, ia ao templo e obtinha conquistas. Mas o que fazer?

           O homem segundo o coração de Deus procedeu de maneira correta e isso “provocou” uma ação positiva no Senhor, como seu protetor. Disse ele: “Eu, porém, invocarei a Deus, e o SENHOR me salvará.” (Sl 55:16 RA)

              Aprenda com Davi a reagir em momentos difíceis!! Não se entregue a quem quer sua tristeza, ruína e fracasso. Corra para Deus, invoque Seu santo nome, de manhã, ao meio dia e a noite. Confie no Senhor e verá o livramento. Quanto aqueles que lhe fizeram mal, deixe-os nas mãos do Juiz de toda terra, Ele saberá o que fazer.

23 de mai. de 2024

Salmo 54. Tema: Meu protetor.

  •   Eis que Deus é o meu ajudador, o SENHOR é quem me sustenta a vida. 5  Ele retribuirá o mal aos meus opressores; por tua fidelidade dá cabo deles.” (Sl 54:4-5 RA)

           Viver é um desafio constante, visto que enfrentamos questões internas e externas que buscam nos desestabilizar e arruinar. Por sermos humanos, não somos capazes de atender todas as demandas existentes e corremos o risco de naufragar, ou nos tornar presas daqueles que nos “caçam”.

           Davi sabia que muitos eram seus inimigos e que não daria conta de proteger-se, por isso confiava sua segurança não aos seus soldados, embora fossem homens extremamente hábeis, mas Aquele que daria cabo dos seus opressores. Como resultado da confiança que tinha em Deus, Davi alcançou a graça de ser livrado de todos os inimigos e pode testemunhar do livramento que recebeu.

          Entregue sua segurança ao Senhor e lhe ajudará, sustentará e livrará, pois é fiel e vela por quem Nele deposita a fé. “Pois me livrou de todas as tribulações; e os meus olhos se enchem com a ruína dos meus inimigos.” (Sl 54:7 RA)

Salmo 53. Tema: A insensatez do relativismo.

  •  “Diz o insensato no seu coração: Não há Deus. Corrompem-se e praticam iniquidade; já não há quem faça o bem.” (Sl 53:1 RA)

         Nem sempre conseguimos discernir o “espírito da letra”, isto é, a verdadeira mensagem que existe em determinadas frases, pois são os reais motivos a serem disseminados para as mentes, procurando justificar posturas e processos, dentre elas está a afirmação de que “NÃO HÁ DEUS”.

         A negação da existência de Deus é uma busca disfarçada por destruição do absoluto, verdadeiro, inalterável, inabalável, para que não haja referenciais capazes de gerar parâmetros  que exponham o mal, o erro, o pecado.

         A insensatez humana faz com que pense em “destruir O absoluto” para poder ser absoluto, isto é, não ter que prestar contas, dar satisfação, atender orientações, cumprir regras e obedecer Aquele que é o Senhor e Juiz de toda terra. Proceder assim é uma insanidade por ser o homem, em essência, relativo, mutável e frágil.

         Preserve sua fé Naquele que é absoluto e na verdade que Dele emana, pois isso lhe protegerá, guiará, fortalecerá e conduzirá sempre ao êxito em sua jornada em direção a cidade celestial.

         Quanto aos que teimarem por negar a existência de Deus, sinto lhes informar que seus raciocínios falazes não anularão o Eterno, visto que não precisa da aprovação ou concordância humana para manter-se.

         Sempre houve e haverá Deus! Sempre houve e haverá absolutos, quer queiramos ou não. A  mentira não anulará a verdade. A fragilidade humana nunca substituirá a imutabilidade do Eterno. Deixe a insensatez, pois sem Deus você não é nada e nem ninguém.

 

22 de mai. de 2024

Salmo 52. Tema: Fugaz sucesso do mal.

  •  “ Por que te glorias na maldade, ó homem poderoso? Pois a bondade de Deus dura para sempre. 2  A tua língua urde planos de destruição; é qual navalha afiada, ó praticadora de enganos! 3  Amas o mal antes que o bem; preferes mentir a falar retamente. 4  Amas todas as palavras devoradoras, ó língua fraudulenta! 5  Também Deus te destruirá para sempre; há de arrebatar-te e arrancar-te da tua tenda e te extirpará da terra dos viventes.” (Sl 52:1-5 RA)

          Pessoas arrogantes, maldosas, agressivas, costumam gloriar-se da maldade que fazem, pois aparentemente são bem sucedidas, temidas e tiram proveito de seus atos pecaminosos, contudo, ignoram que o mal tem prazo de validade e será punido pelo Juiz de toda a terra.

          O homem maligno é astucioso em seus atos, vil em suas posturas, mentiroso em seus argumentos e não teme fraudar e caluniar. Age assim na certeza que não será punido, mas está sob o encantamento do diabo, que depois de usá-lo fará com que se arruíne.

            A Palavra de Deus nos apresenta casos como os de Caim (Gen 4), Er e Onã (Gen 38), Coré, Datã, Abirão (Nm 16), Nabal (1 Sm 25), Acabe e Jezabel (1 Rs 21, 2 Rs 9) , Atalia ( 2 Cr 23) e muitos outros que gloriavam-se na maldade, mas um dia “a conta chegou” e a vergonha e a destruição foram severas e exemplares.

            Você é mau? Arrependa-se enquanto é tempo, caso contrário, Aquele que tem a espada a usará contra você. Você conhece alguém mau? Não tema esta pessoa, mas também não se aproxime dela, para que no dia que for pega em sua maldade, nada respingue para sua vida.

             Quem cava uma cova, nela cairá. Quem usa da espada, por ela morrerá. Quem zomba da verdade, por ela será julgado. Quem se alia ao diabo, com ele será punido no inferno. Ande em justiça e santidade e Deus julgará suas causas e lhe honrará, ainda que pareça demorado. O mal não prevalecerá!!

  • O homem depravado cava o mal, e nos seus lábios há como que fogo ardente. 28  O homem perverso espalha contendas, e o difamador separa os maiores amigos. 29 O homem violento alicia o seu companheiro e guia-o por um caminho que não é bom. 30  Quem fecha os olhos imagina o mal, e, quando morde os lábios, o executa.” (Pv 16:27-30 RA)
  •    “ O homem de Belial, o homem vil, é o que anda com a perversidade na boca, 13  acena com os olhos, arranha com os pés e faz sinais com os dedos. 14  No seu coração há perversidade; todo o tempo maquina o mal; anda semeando contendas. 15  Pelo que a sua destruição virá repentinamente; subitamente, será quebrantado, sem que haja cura.” (Pv 6:12-15 RA)
  •   Quero, pois, lembrar-vos, embora já estejais cientes de tudo uma vez por todas, que o Senhor, tendo libertado um povo, tirando-o da terra do Egito, destruiu, depois, os que não creram; 6  e a anjos, os que não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio, ele tem guardado sob trevas, em algemas eternas, para o juízo do grande Dia; 7  como Sodoma, e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregado à prostituição como aqueles, seguindo após outra carne, são postas para exemplo do fogo eterno, sofrendo punição.” (Jd 1:5-7 RA)
  •  “ Porque os malfeitores serão exterminados, mas os que esperam no SENHOR possuirão a terra. 10  Mais um pouco de tempo, e já não existirá o ímpio; procurarás o seu lugar e não o acharás. 11  Mas os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz. 12  Trama o ímpio contra o justo e contra ele ringe os dentes. 13  Rir-se-á dele o Senhor, pois vê estar-se aproximando o seu dia. 14  Os ímpios arrancam da espada e distendem o arco para abater o pobre e necessitado, para matar os que trilham o reto caminho. 15  A sua espada, porém, lhes traspassará o próprio coração, e os seus arcos serão espedaçados.” (Sl 37:9-15 RA)

 

 

20 de mai. de 2024

Salmo 51. Tema: Caminho da mudança real.

  •   Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões. 2  Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado. 3  Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. 4  Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mal perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar. 5  Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe. 6  Eis que te comprazes na verdade no íntimo e no recôndito me fazes conhecer a sabedoria. 7   Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo que a neve. 8  Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que exultem os ossos que esmagaste. 9  Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniquidades. 10  Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável. 11  Não me repulses da tua presença, nem me retires o teu Santo Espírito. 12  Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário. 13  Então, ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores se converterão a ti. 14 ¶  Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua exaltará a tua justiça. 15  Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca manifestará os teus louvores. 16  Pois não te comprazes em sacrifícios; do contrário, eu tos daria; e não te agradas de holocaustos..” (Sl 51:1-16 RA)

 

               O Salmo 51 é conhecido por ser uma oração de quebrantamento, arrependimento, confissão e busca do perdão de Deus. Por isso, todos que desejam mudanças reais se inspiram neste texto sagrado para obterem mudanças legítimas.

            Vejamos o que Davi pediu quando caiu em si, a respeito do que havia feito a Urias e Batseba:

  • Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias;
  • Apaga as minhas transgressões;
  • Lava-me completamente da minha iniquidade e ficarei mais alvo que a neve;
  • Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo;
  • Faze-me ouvir júbilo e alegria;
  • Esconde o rosto dos meus pecados;
  • Apaga todas as minhas iniquidades;
  • Cria em mim, ó Deus, um coração puro;
  • Renova dentro de mim um espírito inabalável;
  • Não me repulses da tua presença;
  • Não me retires o teu Santo Espírito;
  • Restitui-me a alegria da tua salvação;
  • Sustenta-me com um espírito voluntário;
  • Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus;
  • Abre, Senhor, os meus lábios.

 

         Considere que o Espírito Santo inspirou Davi, para que por seu testemunho fôssemos desafiados a consertar nossas vidas, após havermos pecado contra Deus e contra as pessoas, pois Ele deseja que sejamos perdoados, reerguidos e redirecionados em nossa jornada em direção à cidade celestial.

         Deus quer lhe perdoar, mas você precisa querer mudar de vida, para nunca mais ser o mesmo. O Espírito Santo quer te convencer do pecado, da justiça e do juízo de Deus, da mesma forma que fez com Davi, por isso, humilhe-se, busque e receba, não apenas o perdão dos pecados, mas também uma nova vida em Cristo Jesus.

18 de mai. de 2024

Salmo 50. Tema: De que adianta?

  •   Escuta, povo meu, e eu falarei; ó Israel, e eu testemunharei contra ti. Eu sou Deus, o teu Deus. 8  Não te repreendo pelos teus sacrifícios, nem pelos teus holocaustos continuamente perante mim. 9  De tua casa não aceitarei novilhos, nem bodes, dos teus apriscos. 10  Pois são meus todos os animais do bosque e as alimárias aos milhares sobre as montanhas. 11  Conheço todas as aves dos montes, e são meus todos os animais que pululam no campo. 12  Se eu tivesse fome, não to diria, pois o mundo é meu e quanto nele se contém. 13  Acaso, como eu carne de touros? Ou bebo sangue de cabritos? 14  Oferece a Deus sacrifício de ações de graças e cumpre os teus votos para com o Altíssimo; 15  invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás.” (Sl 50:7-15 RA)

 

            Nem sempre as pessoas entendem que ao cultuarem não estão prestando favores a Deus, e sim, desfrutando do Seu favor, ao serem aceitos em Sua presença.

            O Senhor nunca precisou de nossos sacrifícios, ofertas, doações, etc. Nós que necessitamos prestar culto, trazendo tudo que temos e somos, como sinal de gratidão pela obra redentora em nossa vida.

            Por vezes nos iludimos pensando que ao oferecermos algo ao Senhor estaremos satisfazendo Suas necessidades, mas na verdade, nós somos os carentes, os necessitados, ou interessados em sermos aceitos, pois tudo que existe já é Dele.

            Precisamos lembrar que “do Senhor é a terra e sua plenitude, o mundo e os que nele habitam”. Nossas ações de graças manifestam reconhecimento e nossa obediência testemunha nossa fé, visto que não há maior expressão de culto que o atender a voz de Deus e fazer o que lhe agrada.

Deus não quer palavras repetidas, sacrifícios de tolos, rituais vazios. De nada valem cerimônias, pompa, sacrifícios, se não houver piedade, compromisso e santidade. Busquemos uma vida justa e piedosa, para que a semelhança de Abel, sejamos recebidos na presença de Deus e nosso culto seja aceito, por acontecer em espírito e em verdade.

  •   Mas ao ímpio diz Deus: De que te serve repetires os meus preceitos e teres nos lábios a minha aliança, 17  uma vez que aborreces a disciplina e rejeitas as minhas palavras? 18  Se vês um ladrão, tu te comprazes nele e aos adúlteros te associas. 19  Soltas a boca para o mal, e a tua língua trama enganos. 20  Sentas-te para falar contra teu irmão e difamas o filho de tua mãe. 21  Tens feito estas coisas, e eu me calei; pensavas que eu era teu igual; mas eu te argüirei e porei tudo à tua vista. 22  Considerai, pois, nisto, vós que vos esqueceis de Deus, para que não vos despedace, sem haver quem vos livre. 23  O que me oferece sacrifício de ações de graças, esse me glorificará; e ao que prepara o seu caminho, dar-lhe-ei que veja a salvação de Deus.” (Sl 50:16-23 RA)

 

 

 

 

 

 

 

 

Salmo 49. Tema: Animalizando-se.

  • “O homem, revestido de honrarias, mas sem entendimento, é, antes, como os animais, que perecem.” (Sl 49:20 RA)

             Ser honrado, homenageado, aplaudido, lembrado, faz bem ao ego de todo ser humano, mas quando não temos consciência da efemeridade e transitoriedade destas “glórias”, nos assemelhamos aos animais que perecem.

             A semelhança da riqueza, a honra, pode ser uma armadilha para o ego humano, pois alimenta a vaidade, a soberba e a altivez de espírito, levando-nos a imaginar que somos mais do que convém e a esquecermos que verdadeiramente não passamos de pó.

             Tenha cuidado consigo e com as ideias e sentimentos que permeiam seu coração, pois podem lhe conduzir a destinos abissais de onde dificilmente se sai, pois como areias movediças, vão nos engolindo e impossibilitando êxito em nossas reações, ANIMALIZANDO-NOS.

             Animalizar-se é torna-se semelhante aos animais, moldando-nos e adotando comportamentos semelhantes a estes seres, perdendo nossa capacidade humana de raciocinar e tomar decisões racionais. Quando esquecemos que somos transitórios, passamos a viver como os animais, sem consciência de vida eterna.

             Contra os males da soberba os remédios são a humildade, a piedade, a santidade, o quebrantamento e a consciência que somos históricos e eternos, pois essas virtudes nos manterão sóbrios e nos capacitarão a perceber que de fato somos pó e água e ao morrermos voltamos ao estado  original, mas que também somos eterno e para aonde vamos não levaremos bens, fama ou glórias, pois fisicamente voltaremos ao pó, mas espiritualmente iremos para Deus.

  • Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer; 2  antes que se escureçam o sol, a lua e as estrelas do esplendor da tua vida, e tornem a vir as nuvens depois do aguaceiro; 3  no dia em que tremerem os guardas da casa, os teus braços, e se curvarem os homens outrora fortes, as tuas pernas, e cessarem os teus moedores da boca, por já serem poucos, e se escurecerem os teus olhos nas janelas; 4  e os teus lábios, quais portas da rua, se fecharem; no dia em que não puderes falar em alta voz, te levantares à voz das aves, e todas as harmonias, filhas da música, te diminuírem; 5  como também quando temeres o que é alto, e te espantares no caminho, e te embranqueceres, como floresce a amendoeira, e o gafanhoto te for um peso, e te perecer o apetite; porque vais à casa eterna, e os pranteadores andem rodeando pela praça; 6  antes que se rompa o fio de prata, e se despedace o copo de ouro, e se quebre o cântaro junto à fonte, e se desfaça a roda junto ao poço, 7  e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.” (Ec 12:1-7 RA)

 

 

 

 

 

 

 

 

Salmo 48. Tema: Cicerone eterno .

  •  “que este é Deus, o nosso Deus para todo o sempre; ele será nosso guia até à morte.” (Sl 48:14 RA)

         Quando vamos conhecer novas localidades ter um cicerone (guia turístico) é muito bom, pois, nos apresentará o lugar, nos ajudará a otimizar o tempo, levando-nos aos locais mais interessantes, pelos melhores caminhos.

          Os filhos de Corá nos apresentam Deus como cicerone capaz de guiar-nos durante toda a vida, em todos os percursos, conduzindo-nos pelos melhores caminhos, aos principais destinos. Que maravilha!! Não estamos sós em nossa peregrinação na terra.

          Ao sermos guiados por Deus evitaremos caminhos de morte e estaremos protegidos, pois Ele sabe as melhores rotas, independentemente do contexto que estejamos e dos destinos a serem atingidos. Mesmo que enfrentemos desertos, onde o vento apaga as rotas,  ou naveguemos pelas águas, onde aparentemente não há rotas, ou em vales, montanhas e planícies, Ele nos orienta.

          Como um mateiro, o Senhor abrirá caminhos nas matas fechadas. Como marinheiro nos conduzirá sobre as águas. Como guerreiro nos guiará em conflitos. Como pastor nos levará à pastos verdejantes. Como Deus nos conduzirá à eternidade.

          Ele conduziu Abraão ao direcionar-se à terra que manava leite e mel. A Moisés perante o Mar Vermelho e no deserto. A Josué diante do Jordão e em Canaã e onde quer que estejamos, nos guiará em direção à morada eterna.

          Quer ir a algum lugar? Não sabe qual a melhor rota, horário, roupas adequadas, ou provisões necessárias? Seja humilde e inteligente! Busque a Deus, siga as orientações e chegará ao destino desejado. Faça isso durante toda sua jornada na terra e chegará ao portal da eternidade em plena segurança, pois saberá por quem foi guiado!

  • “Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura, não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo.” (Is 43:19 RA)
  • “Saireis com alegria e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cânticos diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas.” (Is 55:12 RA)
  • “Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.” (Rm 8:14 RA)
  • “O SENHOR te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas jamais faltam.” (Is 58:11 RA)
  • “quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.” (Jo 16:13 RA)
  • Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma, 12  mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós outros como de malfeitores, observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação.” (1Pe 2:11-12 RA)
  • “pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima.” (Ap 7:17 RA)

 

 

 

 

           

16 de mai. de 2024

Salmo 47. Tema: Celebre a Deus com toda sua alma.

  •   Batei palmas, todos os povos; celebrai a Deus com vozes de júbilo. 2  Pois o SENHOR Altíssimo é tremendo, é o grande rei de toda a terra.” (Sl 47:1-2 RA)
  • Subiu Deus por entre aclamações, o SENHOR, ao som de trombeta. 6  Salmodiai a Deus, cantai louvores; salmodiai ao nosso Rei, cantai louvores. 7  Deus é o Rei de toda a terra; salmodiai com harmonioso cântico.” (Sl 47:5-7 RA)

          Ter um Deus como o nosso deve gerar uma satisfação tão profunda que devemos nos mover em celebração, louvor, adoração e ações de graças.

          O Senhor é poderoso, grandioso, majestoso, digno de toda honra glória e louvor  e como disse Davi: “Exultai, ó justos, no SENHOR! Aos retos fica bem louvá-lo.” (Sl 33:1 RA)

          Procure promover situações de celebração a Deus! Procure desfrutar de celebrações de louvor a Deus! Pois é um grande privilégio!

          Os filhos de Corá estimulavam  os povos baterem palmas pra Deus, celebrá-lo com vozes de júbilo, isto é, grande alegria, pois Ele é tremendo em toda a terra.

          Faça parte deste grande coral, cante a plenos pulmões, agradeça com ênfase, deleite-se no Senhor, pois é maravilhoso e revela-se poderoso em toda a terra. Aleluia!!

Aquele que cuida será recompensado

  •   Em Susã morava um judeu chamado Mordecai, filho de Jair e descendente de Simei e de Quis, da tribo de Benjamim. 6  Quando o rei Nabucodonosor, da Babilônia, levou de Jerusalém como prisioneiro o rei Joaquim, de Judá, Mordecai estava entre os prisioneiros que foram levados com Joaquim. 7  Mordecai levou consigo a sua prima Hadassa, isto é, Ester, uma moça bonita e formosa. Os pais dela tinham morrido, e Mordecai havia adotado a menina e a tinha criado como se ela fosse sua filha. 8  Quando o rei mandou anunciar a ordem, muitas moças foram levadas para Susã, a capital, e entregues aos cuidados de Hegai, o chefe do harém do palácio. Uma dessas moças era Ester.” (Et 2:5-8 BLH)

  •  Introdução:  Hoje estamos celebrando o dia de “quem cuida de mim” e você precisa entender que é muito importante no propósito de Deus para com as crianças que cuida.
  • História de um cuidador: Uma rainha que um dia foi órfã e foi cuidada por um primo e tornou-se rainha.
  • A história de Ester nos mostra que seu primo de Mardoqueu e ele foi pai adotivo dela. Educou-a e preparou para ser a rainha da Assíria, um país de grande relevância no Antigo Testamento.

Verdades que você precisa saber:


  1. Seu serviço pode salvar uma vida: Moisés
  2.  Seu serviço pode direcionar uma vida: Ester 
  3. Seu serviço Seu serviço será recompensado por Deus:  Jesus terminou, dizendo: -Quando o Filho do Homem vier como Rei, com todos os anjos, ele se sentará no seu trono real. 32  Todos os povos da terra se reunirão diante dele, e ele separará as pessoas umas das outras, assim como o pastor separa as ovelhas das cabras. 33  Ele porá os bons à sua direita e os outros, à esquerda. 34  Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: "Venham, vocês que são abençoados pelo meu Pai! Venham e recebam o Reino que o meu Pai preparou para vocês desde a criação do mundo. 35  Pois eu estava com fome, e vocês me deram comida; estava com sede, e me deram água. Era estrangeiro, e me receberam na sua casa. 36  Estava sem roupa, e me vestiram; estava doente, e cuidaram de mim. Estava na cadeia, e foram me visitar." 37  -Então os bons perguntarão: "Senhor, quando foi que o vimos com fome e lhe demos comida ou com sede e lhe demos água? 38  Quando foi que vimos o senhor como estrangeiro e o recebemos na nossa casa ou sem roupa e o vestimos? 39  Quando foi que vimos o senhor doente ou na cadeia e fomos visitá-lo?" 40  -Aí o Rei responderá: "Eu afirmo a vocês que isto é verdade: Quando vocês fizeram isso ao mais humilde dos meus irmãos e irmãs, foi a mim que fizeram."” (Mt 25:31-40 BLH)

  •  Conclusão: Parabéns! Continue fazendo o bem e as recompensas chegarão.