- “ Não repreendas ao homem idoso; antes, exorta-o como a pai; aos moços, como a irmãos; 2 às mulheres idosas, como a mães; às moças, como a irmãs, com toda a pureza. 3 ¶ Honra as viúvas verdadeiramente viúvas.” (1Tm 5:1-3 RA)
“Todos são iguais, todos são diferentes”. Desde cedo ouvi esta verdade através de meu pai e a maturidade me fez perceber que ele tinha razão. Todo ser humano tem suas individualidades e é necessário sabermos como lidar com a idade, sexo, posição, de maneira adequada, para que haja aprovação divina no nosso proceder.
A Palavra de Deus é rica e nos orienta
como lidar com as pessoas considerando suas universalidades (todos são iguais),
mas também com suas particularidades (todos são diferentes), vejamos e sigamos
as orientações enviadas pelo Espírito Santo, para que agrademos a Deus e
sejamos uma bênção para as pessoas:
- “Não repreendas ao homem idoso; antes, exorta-o como a pai; aos moços, como a irmãos; 2 às mulheres idosas, como a mães; às moças, como a irmãs, com toda a pureza. 3 ¶ Honra as viúvas verdadeiramente viúvas.” (1Tm 5:1-3 RA)
- “Agora, vos rogamos, irmãos, que acateis com apreço os que trabalham entre vós e os que vos presidem no Senhor e vos admoestam;” (1Ts 5:12 RA)
- “Rogo igualmente aos jovens: sede submissos aos que são mais velhos; outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça.” (1Pe 5:5 RA)
- “ Consolai-vos, pois, uns aos outros e edificai-vos reciprocamente, como também estais fazendo. 12 Agora, vos rogamos, irmãos, que acateis com apreço os que trabalham entre vós e os que vos presidem no Senhor e vos admoestam; 13 e que os tenhais com amor em máxima consideração, por causa do trabalho que realizam. Vivei em paz uns com os outros. 14 Exortamo-vos, também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos. 15 Evitai que alguém retribua a outrem mal por mal; pelo contrário, segui sempre o bem entre vós e para com todos.” (1Ts 5:11-15 RA)
- “A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei.” (Rm 13:8 RA)
- “falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais,” (Ef 5:19 RA)
- “Senhores, tratai os servos com justiça e com eqüidade, certos de que também vós tendes Senhor no céu.” (Cl 4:1 RA)
- “Tratai todos com honra, amai os irmãos, temei a Deus, honrai o rei.” (1Pe 2:17 RA)
- Mulheres, sede vós, igualmente, submissas a vosso próprio marido, para que, se ele ainda não obedece à palavra, seja ganho, sem palavra alguma, por meio do procedimento de sua esposa, 2 ao observar o vosso honesto comportamento cheio de temor.” (1Pe 3:1-2 RA)
- “Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações.” (1Pe 3:7 RA)
- Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. 2 Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa, 3 para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra. 4 E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor. 5 Quanto a vós outros, servos, obedecei a vosso senhor segundo a carne com temor e tremor, na sinceridade do vosso coração, como a Cristo, 6 não servindo à vista, como para agradar a homens, mas como servos de Cristo, fazendo, de coração, a vontade de Deus; 7 servindo de boa vontade, como ao Senhor e não como a homens,” (Ef 6:1-7 RA)
- “Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras.” (Hb 10:24 RA)
- “Seja constante o amor fraternal.” (Hb 13:1 RA)
- “Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente,” (1Pe 1:22 RA)
- “Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados.” (1Pe 4:8 RA)
Tenha como meta melhorar
a maneira de tratar as pessoas, considerando que todos são iguais e que todos
são diferentes. Faça uma análise de como tem olha, pensa, fala, ouve as pessoas e busque melhorar sua maneira de ser, pois assim
viveremos o Evangelho e dele testemunharemos como maior profundidade, contribuindo efetivamente para uma melhoria da vida de muitos, inclusive de nós mesmos, visto que, tudo que semearmos colheremos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.