8 de jan. de 2024

Filipenses 4. Tema: Busque entrar em acordo.

  •  “Rogo a Evódia e rogo a Síntique pensem concordemente, no Senhor.” (Fp 4:2 RA)

          Uma das virtudes bíblicas que mais me encanta é que o Espírito Santo não esconde os problemas, pecados, dificuldades e desvios do povo de Deus. Dentre os muitos casos tensos registrados está o conflito dentro da igreja de Filipos, entre as irmãs Evódia e Síntique. Estas mulheres eram cristãs ativas e por alguma razão estavam fora de sintonia, fato este que precisava ser resolvido para o bem delas, da igreja e do Evangelho.

          Paulo, em busca apaziguar a situação exortando as irmãs a entrarem em acordo a respeito de algum ponto de vista diferente, que as levou a um conflito interpessoal. Esta orientação pastoral visava não apenas resolver o problema existente, mas também evitar que se expandisse e contaminasse outras pessoas.

  • “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados;” (Hb 12:14-15 RA)
         Situações conflituosas devem ser evitadas e resolvidas, pois podem assumir proporções que gerem maiores perdas. Para tanto, é necessário que existam pacificadores, que procurem mediar os conflitos, mas também os envolvidos devem estar dispostos a entrar em acordo, caso contrário, não haverá solução.

        Procure ser pacificador diante dos conflitos que tem conhecimento, mas também esteja disposto a ser pacificado nos embates que está inserido, pois a paz é uma graça, mas também uma conquista. Diz a Palavra de Deus:

  •  “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor,” (Hb 12:14 RA)
  • “Ao entrardes numa casa, dizei antes de tudo: Paz seja nesta casa! Se houver ali um filho da paz, repousará sobre ele a vossa paz; se não houver, ela voltará sobre vós.” (Lc 10:5-6 RA)
  •  “se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens;” (Rm 12:18 RA)
  • “Assim, pois, seguimos as coisas da paz e também as da edificação de uns para com os outros.” (Rm 14:19 RA)
  •  “Quanto ao mais, irmãos, adeus! Aperfeiçoai-vos, consolai-vos, sede do mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz estará convosco.” (2Co 13:11 RA)
  •  esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz;” (Ef 4:3 RA)
  • “Ora, o Senhor da paz, ele mesmo, vos dê continuamente a paz em todas as circunstâncias. O Senhor seja com todos vós.” (2Ts 3:16 RA)
  • “Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.” (Mt 5:9 RA)

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.