17 de jan. de 2024

1 Tessalonicenses 4. Tema: Santificação do corpo.

  •  “  Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; 4  que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra, 5  não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus; 6  e que, nesta matéria, ninguém ofenda nem defraude a seu irmão; porque o Senhor, contra todas estas coisas, como antes vos avisamos e testificamos claramente, é o vingador, 7  porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação. 8  Dessarte, quem rejeita estas coisas não rejeita o homem, e sim a Deus, que também vos dá o seu Espírito Santo.” (1Ts 4:3-8 RA)

          Saber a vontade de Deus é desejo de todo cristão verdadeiro e a Bíblia que é nossa única regra de fé e prática, é nossa excelsa fonte de consulta, visto que é inspirada pelo Espírito Santo.

          Paulo, guiado por Deus, afirma duas vezes em um só parágrafo na carta aos tessalonicenses que a santificação é a vontade de Deus para nossa vida e que a mesma está diretamente ligada ao saber lidar com o corpo, logo, viver em santidade é também ser puro sexualmente.

          Precisamos entender que Deus criou nosso corpo e o estabeleceu como Seu santuário. Ele sabe das nossas necessidades de alimento, líquido, descanso e sexo e exercício, por isso tem como nos orientar como proceder corretamente.

          Vejamos algumas orientações básicas sobre como lidar com nosso corpo, principalmente no que se refere a sexualidade:

  1.       Nosso corpo é santo (separado para Deus) e deve ser mantido santo no nosso viver diário;
  2.       É de nossa responsabilidade fazer um uso puro e adequado do nosso corpo. É uma prerrogativa inalienável e intransferível;
  3.       Devemos nos abster da prostituição, isto é, nosso corpo não deve ser usado como fonte de renda, manutenção, conquistas, etc.
  4.       O corpo das outras pessoas não deve ser objeto de uso egoísta nosso, pois deve ser tratado de maneira santa;
  5.       Precisamos nos abster, isto é, não fazer uso de práticas pecaminosas através do corpo;
  6.       A lascívia (desejo irrefreado por sexo) deve ser contida, caso contrário nos conduzirá ao pecado e este á morte;
  7.       Não devemos defraudar ninguém, isto é, usar ou permitir que nosso corpo venha despertar interesses ou desejos que não possam ser supridos, dentro dos padrões divinos, logo, devemos ter cuidado com roupas, posições, sinais, palavras, etc. que provoquem sexualmente quem não é nosso cônjuge, já que o sexo é uma bênção para ser desfrutada exclusivamente no casamento;
  8.       Deus nos chamou para a pureza sexual, assim sendo, o que for impuro deve ser descartado e evitado por cada um de nós;
  9.       Quem usa o próprio corpo, ou de outrem, indevidamente, atrairá o juízo de Deus contra si e ninguém pode deter a mão do Senhor, pois neste tema age como vingador.

          Vigiemos, oremos e aprendamos a agir e reagir em relação as nossas necessidades e impulsos físicos, sempre contando com a providência, socorro e fortalecimento do Espírito Santo, pois sem Ele nada podermos fazer, ou deixar de fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.