11 de jan. de 2024

Colossenses 2. Tema: A grandeza e suficiência de Cristo.

            Desde o capítulo 1º da carta aos Colossenses, o Espírito Santo inspira Paulo a procurar destacar a grandeza de Jesus e a amplitude de sua obra com o propósito não apenas de salvar os seres humanos, mas também de trazer todo o universo de volta ao eixo, realinhando-se com Deus. Para tanto, as falas a respeito de Jesus o exaltam e o apresentam como Deus-homem e como Nele tudo está inserido e Dele precisamos.

  • 1 Gostaria, pois, que soubésseis quão grande luta venho mantendo por vós, pelos laodicenses e por quantos não me viram face a face; 2  para que o coração deles seja confortado e vinculado juntamente em amor, e eles tenham toda a riqueza da forte convicção do entendimento, para compreenderem plenamente o mistério de Deus, Cristo, 3  em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos.” (Cl 2:1-3 RA
  • 6  Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele, 7  nele radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças.
  •  8  CUIDADO QUE NINGUÉM VOS VENHA A ENREDAR COM SUA FILOSOFIA E VÃS SUTILEZAS, CONFORME A TRADIÇÃO DOS HOMENS, CONFORME OS RUDIMENTOS DO MUNDO E NÃO SEGUNDO CRISTO; 9  porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade. 10  Também, nele, estais aperfeiçoados. Ele é o cabeça de todo principado e potestade.
  • 11  Nele, também fostes circuncidados, não por intermédio de mãos, mas no despojamento do corpo da carne, que é a circuncisão de Cristo, 12  tendo sido sepultados, juntamente com ele, no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos.
  • 13 ¶  E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos;
  •  Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, 14  no qual temos a redenção, a remissão dos pecados. 15  Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; 16  pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. 17  Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste. 18  Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia, 19  porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude 20  e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus.” (Cl 1:13-20 RA)

          Os destaques apresentados pelo Espírito Santo a respeito de Jesus, visavam manter os olhos dos cristãos colossenses e os nossos, exclusivamente  em Jesus, pois surgiram, surgem e surgirão muitas filosofias e até teologias, que disfarçadamente procuram nos apartar de Cristo. Por isso, precisamos ter muito cuidado e preservar nossa fé Naquele que começou uma grande obra em nós.

  • Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, 17  porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo. 18  Ninguém se faça árbitro contra vós outros, pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-se em visões, enfatuado, sem motivo algum, na sua mente carnal, 19  e não retendo a cabeça, da qual todo o corpo, suprido e bem vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus. 20  Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças: 21  não manuseies isto, não proves aquilo, não toques aquiloutro, 22  segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Pois que todas estas coisas, com o uso, se destroem. 23  Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade.” (Cl 2:1-23 RA)

          Mantenha-se firme em Jesus, pois Ele é e Nele está tudo aquilo que é suficiente para nossa salvação e santificação. Cuidado com as invenções humanas que aparentemente são eficazes, mas na verdade não tem poder nenhum contra a sensualidade.

  • “ Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, 17  porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo. 18  Ninguém se faça árbitro contra vós outros, pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-se em visões, enfatuado, sem motivo algum, na sua mente carnal, 19  e não retendo a cabeça, da qual todo o corpo, suprido e bem vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus. 20  Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças: 21  não manuseies isto, não proves aquilo, não toques aquiloutro, 22  segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Pois que todas estas coisas, com o uso, se destroem. 23  Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade.” (Cl 2:16-23 RA)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.