3 de jan. de 2024

Efésios 4. Tema: Dignidade e honra cristã.

  • “Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,” (Ef 4:1-2 RA)

          A grandeza da obra de Cristo em nossas vidas ultrapassa os limites da compreensão humana, visto que atinge a espiritualidade, a moralidade, a civilidade, a ética e gera impactos históricos e eternos.

          Diante de tamanha obra, somos desafiados pelo Espírito Santo, através de Paulo, a vivermos de maneira que honremos ao Senhor e o que fez em nossas vidas, para tanto, devemos viver de MODO DIGNO da vocação que fomos chamados.

          Em Jesus nos tornamos “filhos de Deus, irmãos de Jesus, co-herdeiros do reino, concidadãos dos céus, embaixadores, sacerdotes reais, nação santa, propriedade exclusiva do Eterno, etc. etc. etc.

          A magnitude do que nos tornamos em Cristo, requer de nós posturas correspondentes, que nos levem a honrar o que em nós foi feito, por isso devemos viver de modo diferenciado, como cidadãos da família real, pois assim glorificaremos Aquele que nos resgatou de um fútil procedimento, para uma condição grandiosa.

          Vale ressaltar que embora sejamos tudo que a bíblia diz, devemos seguir o exemplo de Jesus, sendo humildes, mansos e pacientes, oferecendo e recebendo suporte uns dos outros, pois se Ele sendo Deus, Santo, Senhor, Unigênito, se fez homem, servo, humilde, manso, quanto mais nós, que somos galhos enxertados na oliveira verdadeira.

  •  “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.” (Fp 2:5-8 RA)
  • “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.” (Mt 11:29 RA)

          Peçamos a ajuda do Espírito Santo, nos esforcemos e aceitemos a ajuda uns dos outros, para que vivamos DE MODO DIGNO DA VOCAÇÃO que fomos chamados, pois, agindo e reagindo de  maneira exemplar, seremos filhos que darão prazer a Deus e honraremos Aquele e aquilo que por nós em nós foi feito.

  •  “Por esta causa, me ponho de joelhos diante do Pai, de quem toma o nome toda família, tanto no céu como sobre a terra, para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior; e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus.” (Ef 3:14-19 RA)

          Pensando e procedendo como humildes príncipes e princesas do reino eterno, viveremos justa, santa e piedosamente e assim evitaremos tropeços e deslizes no caminhar.

  •  “Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum.” (2Pe 1:10 RA)

           Lembre-se: Você foi chamado para uma santa vocação, viva de maneira honrosa o grande privilégio que lhe foi concedido. Pois, “Ele ergue do pó o desvalido e do monturo, o necessitado, para o assentar ao lado dos príncipes, sim, com os príncipes do seu povo.” (Sl 113:7-8 RA)

  •   “Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem do seu encarcerado, que sou eu; pelo contrário, participa comigo dos sofrimentos, a favor do evangelho, segundo o poder de Deus, que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos,” (2Tm 1:8-9 RA)
  • “Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados,” (Ef 4:1 RA)

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.