- “Quanto ao mais, irmãos meus, alegrai-vos no Senhor. A mim, não me desgosta e é segurança para vós outros que eu escreva as mesmas coisas. Acautelai-vos dos cães! Acautelai-vos dos maus obreiros! Acautelai-vos da falsa circuncisão! {falsa circuncisão; no original, mutilação }” (Fp 3:1-2 RA)
Durante
a história de Israel e da igreja, muitos
foram os profetas que se levantaram a denunciar os hereges e suas heresias,
pois tais indivíduos e seus ensinos eram e são danosos, provocando males e
divisões dentro do povo de Deus : “Estes homens são como rochas submersas, em
vossas festas de fraternidade, banqueteando-se juntos sem qualquer recato,
pastores que a si mesmos se apascentam; nuvens sem água impelidas pelos ventos;
árvores em plena estação dos frutos, destes desprovidas, duplamente mortas,
desarraigadas; ondas bravias do mar, que espumam as suas próprias sujidades;
estrelas errantes, para as quais tem sido guardada a negridão das trevas, para
sempre... “São estes os que promovem divisões, sensuais, que não têm o
Espírito.” (Jd 1:12,13,19 RA)
O “êxito” destes obreiros do mal, acontecia e acontece, tanto por serem movidos por satanás (“Porque os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, transformando-se em apóstolos de Cristo. E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus próprios ministros se transformem em ministros de justiça; e o fim deles será conforme as suas obras.” (2Co 11:13-15 RA), quanto devido a “inocência”, imaturidade e falta de discernimento de alguns cristãos, que terminavam “engolindo” a mentira misturada com a verdade.
Para livrar a Igreja, tanto Paulo quanto outros servos de Deus, se expuseram e confrontaram tanto os enganadores, quanto os enganos por eles disseminado, mas também alertaram a Igreja e suas lideranças, para que fossem mais criteriosos e rígidos em relação a pureza e coerência de fé: “Porque existem muitos insubordinados, palradores frívolos e enganadores, especialmente os da circuncisão. É preciso fazê-los calar, porque andam pervertendo casas inteiras, ensinando o que não devem, por torpe ganância. Foi mesmo, dentre eles, um seu profeta, que disse: Cretenses, sempre mentirosos, feras terríveis, ventres preguiçosos. Tal testemunho é exato. Portanto, repreende-os severamente, para que sejam sadios na fé e não se ocupem com fábulas judaicas, nem com mandamentos de homens desviados da verdade.” (Tt 1:10-14 RA)
Tenha cuidado com o que você ouve e dá ouvidos, pois “um pouco de
fermento leveda toda massa”, “as más conversações corrompem os bons costumes”.
Siga o que Paulo disse a Timóteo e aos gálatas e João orientou em sua primeira
carta, pois só assim manterá sua fé pura e livre de enganos diabólicos:
- “... Ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema. Assim, como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema.” (Gl 1:8-9 RA)
- “Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora.” (1Jo 4:1 RA)
Proteja-se, proteja sua família e a igreja dos enganadores e seus enganos, antes que a fé esteja contaminada e desvios da verdade aconteçam, gerando adoecimento, perversão e morte espiritual. Agarre-se a pureza e simplicidade do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, pois só assim viverá e morrerá na certeza de vida eterna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.