22 de jan. de 2024

1 Timóteo 1. Tema: Náufragos espirituais.

  •  “ Este é o dever de que te encarrego, ó filho Timóteo, segundo as profecias de que antecipadamente foste objeto: combate, firmado nelas, o bom combate, 19  mantendo fé e boa consciência, porquanto alguns, tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé. 20  E dentre esses se contam Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para serem castigados, a fim de não mais blasfemarem.” (1Tm 1:18-20 RA)

          Começar bem é importante, terminar bem é determinante. A Palavra de Deus muitas vezes alerta aqueles que professam a fé em Jesus Cristo, como único e suficiente Senhor e Salvador, a perseverarem em sua crença até o fim de suas vidas, caso contrário, perder-se-ão eternamente.

          Jesus, por vezes, falou sobre perseverarmos até o fim, Paulo nos alerta a termos uma fé completa, o autor da carta aos Hebreus nos exorta sobre a necessidade de permanecermos no caminho do Senhor, da mesma forma nos alertam João, Pedro e Tiago em suas cartas.

          Dentre as muitas causas que podem levar uma pessoa a apostatar da fé e perder-se eternamente está o fato de rejeitar a boa consciência, a sobriedade, o bom senso, deixando de seguir a verdade, envolvendo-se com mentiras, enganos e heresias, que são capazes de conduzirem a embarcação da fé aos arrecifes espirituais e morais, “furando o casco”, provocando naufrágio.

          Para consubstanciar esta exortação, Paulo cita os casos de Himeneu e Alexandre que eram discípulos de Jesus, mas por não vigiarem, foram seduzidos por ensinos demoníacos, afundaram no mar do engano e  se afogaram abraçados com satanás.

          Não queira entrar na lista dos que abandonaram ao Senhor, por quaisquer motivos, quer sejam de ordem moral, espiritual ou psicológica, pois o destino dos que assim procedem é  serem atormentados por satanás e por fim a condenação eterna.       

          Mantenha-se sóbrio na fé e puro na forma de viver (santidade), aja e reaja com bom senso, preserve na Palavra de Deus como sua única regra de fé e prática, tema ao Senhor, priorize o Reino, para que não venha ter um destino semelhante aos de Himeneu, Alexandre, que naufragaram na fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.