24 de jan. de 2024

1 Timóteo 3. Tema: Critérios a serem preenchidos.

  •  “Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja. 2  É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar...” (1Tm 3:1-2 RA)
  • Semelhantemente, quanto a diáconos, é necessário que sejam respeitáveis, de uma só palavra, não inclinados a muito vinho, não cobiçosos de sórdida ganância, 9  conservando o mistério da fé com a consciência limpa.” (1Tm 3:8-9 RA)
  • “Da mesma sorte, quanto a mulheres, é necessário que sejam elas respeitáveis, não maldizentes, temperantes e fiéis em tudo.” (1Tm 3:11 RA)

         A realização de projetos requer estratégias, o alcance de posições requer preenchimento de requisitos. Precisamos entender que não basta sonharmos atingir determinados níveis espirituais, ministeriais, relacionais, profissionais etc. Faz-se necessário atendermos as exigências pré-estabelecidas, inclusive na Igreja.

  • “ Ora, naqueles dias, multiplicando-se o número dos discípulos, houve murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas deles estavam sendo esquecidas na distribuição diária. 2 Então, os doze convocaram a comunidade dos discípulos e disseram: Não é razoável que nós abandonemos a palavra de Deus para servir às mesas. 3 Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço; 4 e, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra. 5 O parecer agradou a toda a comunidade; e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia. 6 Apresentaram-nos perante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos.” (At 6:1-6 RA)

         O Espírito Santo inspirou Paulo a publicar os critérios mínimos a serem exigidos daqueles que desejam ocupar cargos (nome da posição ocupada) e funções (campo de ação) na igreja. Estes pré-requisitos são fundamentais, pois estão ligados diretamente a credibilidade e desempenho a serem atingidos, caso contrário haverá descrédito por parte dos liderados e público em geral.

          É importante ressaltar que as referidas exigências para aqueles que desejam ocupa cargos e funções na igreja devem ser mantidas, caso contrário deve haver descredenciamento (perder cargos e funções), pois o mau testemunho, a incapacidade ou incompetência, comprometerão o serviço a ser prestado: “Não aceites denúncia contra presbítero, senão exclusivamente sob o depoimento de duas ou três testemunhas. 20  Quanto aos que vivem no pecado, repreende-os na presença de todos, para que também os demais temam.” (1Tm 5:19-20 RA)

          Você deseja ser um presbítero (pastor), diácono, líder de ministério, ou até mesmo deseja atuar em alguma área da igreja? Você já está ocupando cargos ou funções na igreja? Observe quais são os critérios bíblicos e eclesiásticos (normas da igreja), procure atingi-los e mantê-los em sua vida, pois só assim poderá chegar e permanecer aonde deseja. Caso já esteja servindo na igreja, procure manter-se no padrão exigido, caso perceba que não está como deveria procure consertar-se ou renuncie, pois é melhor você pedir afastamento do que ser afastado.

           É importante entendermos que no Reino de Deus existem critérios e padrões a serem atingidos e mantidos, para que não haja comprometimento da mensagem, desserviço e o nome de Deus e da igreja não venham a ser maculados. Pois, como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por vossa causa.” (Rm 2:17-24 RA)

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.