30 de abr. de 2023

1 Crônicas 24. Tema: Conheça e obedeça os protocolos.

  •  “O ofício destes no seu ministério era entrar na Casa do SENHOR, segundo a maneira estabelecida por Arão, seu pai, como o SENHOR, Deus de Israel, lhe ordenara.” (1Cr 24:19 RA)

 

           Protocolos são procedimentos a serem adotados diante de pessoas e circunstâncias, pois revelam respeito, consideração e obediência.

           Para algumas pessoas protocolos não são importantes, por isso passam por vexames e até são retiradas de locais e da presença de pessoas.

           Existem protocolos nos hospitais, escolas, repartições públicas, empresas, mas também na igreja. Semelhantemente, existem protocolos perante autoridades civis, militares e religiosas e tais posturas devem ser observadas.

            Os levitas deveriam entrar no templo e agir da maneira estabelecida por Arão, conforme Deus lhe ordenara. Quando estas maneiras não eram observadas coisas terríveis aconteciam como nos casos dos próprios filhos de Arão, Nadabe e Abiú, Ofni e Finéias ( filhos de Eli) e  Uzá que tocou na arca sem ter autorização. 

            Procure saber as regras e condutas dos locais que deseja frequentar. Procure saber como se comportar diante de autoridades. Preocupe-se com a roupa que deve ser usada, com as posturas que devem ser adotadas, com as palavras que devem ser proferidas, o tempo que terá disponível, enfim como deve se comportar, pois a prudência lhe promoverá e a imprudência o derrubará.

  •  “Quando te assentares a comer com um governador, atenta bem para aquele que está diante de ti; mete uma faca à tua garganta, se és homem glutão.” (Pv 23:1-2 RA)
  •  “Não te glories na presença do rei, nem te ponhas no meio dos grandes; porque melhor é que te digam: Sobe para aqui!, do que seres humilhado diante do príncipe. A respeito do que os teus olhos viram,” (Pv 25:6-7 RA)
  •  “Então, Faraó mandou chamar a José, e o fizeram sair à pressa da masmorra; ele se barbeou, mudou de roupa e foi apresentar-se a Faraó.” (Gn 41:14 RA)
  •  “Reparando como os convidados escolhiam os primeiros lugares, propôs-lhes uma parábola: Quando por alguém fores convidado para um casamento, não procures o primeiro lugar; para não suceder que, havendo um convidado mais digno do que tu, vindo aquele que te convidou e também a ele, te diga: Dá o lugar a este. Então, irás, envergonhado, ocupar o último lugar. Pelo contrário, quando fores convidado, vai tomar o último lugar; para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, senta-te mais para cima. Ser-te-á isto uma honra diante de todos os mais convivas. Pois todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado.” (Lc 14:7-11 RA) 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.