3 de abr. de 2023

2 Reis 21. Tema: Filho maldito.

  •  “Tinha Manassés doze anos de idade quando começou a reinar e reinou cinqüenta e cinco anos em Jerusalém. Sua mãe chamava-se Hefzibá. Fez ele o que era mau perante o SENHOR, segundo as abominações dos gentios que o SENHOR expulsara de suas possessões, de diante dos filhos de Israel. Pois tornou a edificar os altos que Ezequias, seu pai, havia destruído, e levantou altares a Baal, e fez um poste-ídolo como o que fizera Acabe, rei de Israel, e se prostrou diante de todo o exército dos céus, e o serviu. Edificou altares na Casa do SENHOR, da qual o SENHOR tinha dito: Em Jerusalém porei o meu nome. Também edificou altares a todo o exército dos céus nos dois átrios da Casa do SENHOR. E queimou a seu filho como sacrifício, adivinhava pelas nuvens, era agoureiro e tratava com médiuns e feiticeiros; prosseguiu em fazer o que era mau perante o SENHOR, para o provocar à ira. Também pôs a imagem de escultura do poste-ídolo que tinha feito na casa de que o SENHOR dissera a Davi e a Salomão, seu filho: Nesta casa e em Jerusalém, que escolhi de todas as tribos de Israel, porei o meu nome para sempre; e não farei que os pés de Israel andem errantes da terra que dei a seus pais, contanto que tenham cuidado de fazer segundo tudo o que lhes tenho mandado e conforme toda a lei que Moisés, meu servo, lhes ordenou. Eles, porém, não ouviram; e Manassés de tal modo os fez errar, que fizeram pior do que as nações que o SENHOR tinha destruído de diante dos filhos de Israel.” (2Rs 21:1-9 RA)

 

             Quando lemos a história de Manassés ficamos a nos perguntar: Como um homem exemplar como foi Ezequias (2 Reis 18:1-12) teve um filho maligno como Manassés? A resposta é, cada um tem direito de fazer suas escolhas.

             Como pais podemos educar, ensinar, orientar, disciplinar, mas nossos filhos podem fazer bom ou mau uso de direito de escolha e serem pessoas tementes a Deus, ou abomináveis aos olhos do Senhor.

              Manassés optou por ser um homem mau, reconstruindo tudo que era abominável aos olhos de Deus, embora seu pai tivesse sido um homem bom. Manassés fez coisas piores do que fizeram os povos que não conheciam ao Senhor. Além disso, levou Judá (nação) ao pecado, matou inocentes e desencaminhou muita gente, devido a perversidade de seu coração.

              Que tipo de filho você tem sido? Comparado aos seus pais como você seria avaliado? Será que você tem sido benigno ou é um abominável?

  • “Provérbios de Salomão. O filho sábio alegra a seu pai, mas o filho insensato é a tristeza de sua mãe.” (Pv 10:1 RA)
  • “O filho estulto é tristeza para o pai, e o pai do insensato não se alegra.” (Pv 17:21 RA)
  • “O filho insensato é tristeza para o pai e amargura para quem o deu à luz.” (Pv 17:25 RA)
  • “O filho insensato é a desgraça do pai, e um gotejar contínuo, as contenções da esposa.” (Pv 19:13 RA)

               Graças a Deus que este filho abominável se arrependeu e pediu misericórdia ao Senhor e Deus lhe perdoou e concedeu tempo para corrigir muitas das loucuras que havia feito. Com estas informações podemos encher nosso coração de esperança tanto a nosso respeito, quanto a respeito dos nossos filhos.

  •  “Pelo que o SENHOR trouxe sobre eles os príncipes do exército do rei da Assíria, os quais prenderam Manassés com ganchos, amarraram-no com cadeias e o levaram à Babilônia. Ele, angustiado, suplicou deveras ao SENHOR, seu Deus, e muito se humilhou perante o Deus de seus pais; fez-lhe oração, e Deus se tornou favorável para com ele, atendeu-lhe a súplica e o fez voltar para Jerusalém, ao seu reino; então, reconheceu Manassés que o SENHOR era Deus. Depois disto, edificou o muro de fora da Cidade de Davi, ao ocidente de Giom, no vale, e à entrada da Porta do Peixe, abrangendo Ofel, e o levantou mui alto; também pôs chefes militares em todas as cidades fortificadas de Judá. Tirou da Casa do SENHOR os deuses estranhos e o ídolo, como também todos os altares que edificara no monte da Casa do SENHOR e em Jerusalém, e os lançou fora da cidade. Restaurou o altar do SENHOR, sacrificou sobre ele ofertas pacíficas e de ações de graças e ordenou a Judá que servisse ao SENHOR, Deus de Israel. Contudo, o povo ainda sacrificava nos altos, mas somente ao SENHOR, seu Deus. Quanto aos mais atos de Manassés, e à sua oração ao seu Deus, e às palavras dos videntes que lhe falaram no nome do SENHOR, Deus de Israel, eis que estão escritos na História dos Reis de Israel. A sua oração e como Deus se tornou favorável para com ele, todo o seu pecado, a sua transgressão e os lugares onde edificou altos e colocou postes-ídolos e imagens de escultura, antes que se humilhasse, eis que tudo está na História dos Videntes. Assim, Manassés descansou com seus pais e foi sepultado na sua própria casa; e Amom, seu filho, reinou em seu lugar.” (2Cr 33:11-20 RA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.