13 de abr. de 2023

Despertando o amor pelas vidas

 1.      Introdução: O materialismo, o edonismo, o secularismo, o egoísmo, associados a nossa natureza pecaminosa tem nos levado a um adormecimento no amor pelo próximo. Vale relembrarmos que existe o amor, a indiferença (não amor) e o ódio. Normalmente cristãos não tem ódio, mas podem ter a indiferença que é o não amor.

              O não amor nos leva a não perceber o próximo e consequentemente nos tornamos inertes, indiferentes, alheios, ao  que está e estará acontecendo com os que não tem Jesus como Senhor e salvador de suas vidas.

            Para nos libertarmos desta situação precisamos buscar em Deus o despertamento do amor pelas vidas perdidas.

2. Bases para o despertamento do amor pelas vidas:

  •  O Amor de Deus:

* “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.” (Rm 5:8 RA)

* “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (Jo 3:16 RA)

  •  A condição do homem:

* “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.” (Rm 5:12 RA)

* “Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos e sobre todos os que crêem; porque não há distinção, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,” (Rm 3:21-23 RA)

  •  A missão da igreja:

* “Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus.” (2Co 5:18-20 RA)

* “E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.” (Mc 16:15-16 RA)

           3. Como despertar o amor pelos perdidos:

*  Recebendo o amor de Deus: “Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.” (Rm 5:5 RA)

4.   4.    Ingredientes do amor pelo próximo:

Misericórdia: “O que torna agradável o homem é a sua misericórdia; o pobre é preferível ao mentiroso.” (Pv 19:22 RA); “Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.” (Mt 5:7 RA)

Compaixão: “E, chamando Jesus os seus discípulos, disse: Tenho compaixão desta gente,

porque há três dias que permanece comigo e não tem o que comer; e não quero despedi-la

em jejum, para que não desfaleça pelo caminho. Mas os discípulos lhe disseram: Onde

haverá neste deserto tantos pães para fartar tão grande multidão? Perguntou-lhes Jesus: Quantos pães tendes? Responderam: Sete e alguns peixinhos. Então, tendo mandado o povo assentar-se no chão, tomou os sete pães e os peixes, e, dando graças, partiu, e deu aos discípulos, e estes, ao povo.” (Mt 15:32-36 RA)

5.     5.  O exemplo de Jesus:


* “Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros.” (Jo 13:34 RA)

* “E, chamando Jesus os seus discípulos, disse: Tenho compaixão desta gente, porque há três dias que permanece comigo e não tem o que comer; e não quero despedi-la em jejum, para que não desfaleça pelo caminho.” (Mt 15:32 RA)

* “Por isso mesmo, convinha que, em todas as coisas, se tornasse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas coisas referentes a Deus e para fazer propiciação pelos pecados do povo.” (Hb 2:17 RA)

6.     6.  Conclusão:

ü  Oremos para que o Senhor nos livre da indiferença, do egoísmo, da insensibilidade e da falta de amor pelos perdidos, pois sem Jesus não serão salvos.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.