13 de abr. de 2023

1 Crônicas 5. Tema: Histórias de apostasia.

  •   “Os filhos da meia tribo de Manassés habitaram naquela terra de Basã até Baal-Hermom, e Senir, e o monte Hermom; e eram numerosos. Estes foram cabeças de suas famílias, a saber: Éfer, Isi, Eliel, Azriel, Jeremias, Hodavias e Jadiel, guerreiros valentes, homens famosos, cabeças de suas famílias. Porém cometeram transgressões contra o Deus de seus pais e se prostituíram, seguindo os deuses dos povos da terra, os quais Deus destruíra de diante deles. Pelo que o Deus de Israel suscitou o espírito de Pul, rei da Assíria, e o espírito de Tiglate-Pileser, rei da Assíria, que os levou cativos, a saber: os rubenitas, os gaditas e a meia tribo de Manassés, e os trouxe para Hala, Habor e Hara e para o rio Gozã, onde permanecem até ao dia de hoje.” (1Cr 5:23-26 RA)

            De que adianta sermos famosos, poderosos e bem-sucedidos perante os homens e fracassarmos perante Deus? Seria compensatório o sucesso histórico em detrimento do fracasso eterno?

            Os filhos da meia tribo de Manassés eram numerosos, cabeças de famílias, guerreiros valentes e por isso eram famosos. Contudo, transgrediram contra Deus e isto lhes custou caro, tendo sido levados para o cativeiro Assírio, onde morreram escravizados pelos inimigos.

            Quantos cristãos tem trocado o sucesso eterno pelos prazeres transitórios do pecado? Quantos Esaús modernos trocaram o direito de primogenitura (herança espiritual) por um prato de lentilhas? Quantos Rúbens perderam a “primogenitura” por terem profanado “o leito do pai”? Quantos por amor ao presente século como Demas, perderam a vida eterna?

            Tenhamos cuidado pois se vacilarmos, o mundo nos encanta, enlaça e traga para a lama e terminaremos sabendo muito do céu, porém vivendo eternamente no inferno. Poderemos até ser pessoas bem sucedidas, cabeças, valentes e famosos, porém nada teremos do Reino em nós e nem estaremos no Reino.

            Pense comigo: Analisando sinceramente suas escolhas e investimentos, se sua vida terminasse agora, sua história apresentaria uma pessoa de sucesso histórico e eterno, ou você seria mais um daqueles que trocaram o Reino de Deus pelas migalhas do império das trevas? Uma pessoas que morreu livre do inimigo ou escravizada nas mãos do inimigo? Arrependa-se e corrija-se enquanto é tempo, pois de nada adianta termos corrido bem a carreira da fé se a terminarmos mal. 

  • “Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência,” (1Tm 4:1-2 RA)
  •  “Quanto aos filhos de Rúben, o primogênito de Israel (pois era o primogênito, mas, por ter profanado o leito de seu pai, deu-se a sua primogenitura aos filhos de José, filho de Israel; de modo que, na genealogia, não foi contado como primogênito. Judá, na verdade, foi poderoso entre seus irmãos, e dele veio o príncipe; porém o direito da primogenitura foi de José.),” (1Cr 5:1-2 RA)
  • Porque Demas, tendo amado o presente século, me abandonou e se foi para Tessalônica; Crescente foi para a Galácia, Tito, para a Dalmácia.” (2Tm 4:10 RA)
  •  “nem haja algum impuro ou profano, como foi Esaú, o qual, por um repasto, vendeu o seu direito de primogenitura.” (Hb 12:16 RA)
  • Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se ou a causar dano a si mesmo?” (Lc 9:25 RA)
  • “Vós corríeis bem; quem vos impediu de continuardes a obedecer à verdade? Esta persuasão não vem daquele que vos chama.” (Gl 5:7-8 RA)

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.