28 de abr. de 2023

1 Crônicas 20. Tema: Coração beligerante.

  •  “Depois disto, houve guerra em Gezer contra os filisteus; então, Sibecai, o husatita, feriu a Sipai, que era descendente dos gigantes; e os filisteus foram subjugados. Houve ainda outra guerra contra os filisteus; e Elanã, filho de Jair, feriu a Lami, irmão de Golias, o geteu, cuja lança tinha a haste como eixo de tecelão. Houve ainda outra guerra em Gate; havia ali um homem de grande estatura, tinha vinte e quatro dedos, seis em cada mão e seis em cada pé; também este descendia dos gigantes.” (1Cr 20:4-6 RA)

            Guerras, rumores de guerras, brigas, insurreições, disputas, mal querências, enfim, muitos são os termos para tratar do mesmo problema, o conflito entre pessoas. Alguns destes são em maior escala, outros em menor, porém todos deixam sequelas.

           Davi viveu guerras durante todo seu reinado. Algumas aconteceram dentro de casa, outras fora, mas todas nasceram em seu coração e alcançaram quem o circundava.

           Nosso Senhor Jesus diagnosticou a origem dos conflitos e afirmou que todos eles nascem no coração dos homens e dele  transbordam: “Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.” (Mc 7:21-22 RA)

            Se queremos evitar guerras, precisamos em primeiro lugar pedir pra o Senhor apaziguar nossos corações, caso contrário, os esforços por maiores que sejam serão incapazes de gerar a paz tão desejada. Por mais que sejamos educados ou tenhamos boas condições de vida a guerra estará dentro de nós e só o Senhor pode mudar esta realidade.

          Peça ao Senhor para trazer paz ao seu coração, pois só damos o que temos, afinal se dentro de nós houver guerras como haverá ao nosso redor?

  •  “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (Jo 14:27 RA)
  • “... Deus vos tem chamado à paz.” (1Co 7:15 b)
  • “porque Deus não é de confusão, e sim de paz. Como em todas as igrejas dos santos,” (1Co 14:33 RA)
  • “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.” (Gl 5:22-23 RA)
  • “E, vindo, evangelizou paz a vós outros que estáveis longe e paz também aos que estavam perto;” (Ef 2:17 RA)
  • “Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia, porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus.” (Cl 1:18-20 RA)
  • “Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos.” (Cl 3:15 RA)
  • “Ao entrardes na casa, saudai-a; se, com efeito, a casa for digna, venha sobre ela a vossa paz; se, porém, não o for, torne para vós outros a vossa paz.” (Mt 10:12-13 RA)
  • “Ora, o Senhor da paz, ele mesmo, vos dê continuamente a paz em todas as circunstâncias. O Senhor seja com todos vós.” (2Ts 3:16 RA)
  • “Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz.” (Tg 3:18 RA)
  • “Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos eleitos que são forasteiros da Dispersão no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia, eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas.” (1Pe 1:1-2 RA)
  • “E o Deus da paz seja com todos vós. Amém!” (Rm 15:33 RA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.