28 de abr. de 2023

1 Crônicas 21. Tema: Estímulos satânicos.

  •  “Então, Satanás se levantou contra Israel e incitou a Davi a levantar o censo de Israel. Disse Davi a Joabe e aos chefes do povo: Ide, levantai o censo de Israel, desde Berseba até Dã; e trazei-me a apuração para que eu saiba o seu número. Então, disse Joabe: Multiplique o SENHOR, teu Deus, a este povo cem vezes mais; porventura, ó rei, meu senhor, não são todos servos de meu senhor? Por que requer isso o meu senhor? Por que trazer, assim, culpa sobre Israel? Porém a palavra do rei prevaleceu contra Joabe; pelo que saiu Joabe e percorreu todo o Israel; então, voltou para Jerusalém. Deu Joabe a Davi o recenseamento do povo; havia em Israel um milhão e cem mil homens que puxavam da espada; e em Judá eram quatrocentos e setenta mil homens que puxavam da espada. Porém os de Levi e Benjamim não foram contados entre eles, porque a ordem do rei foi abominável a Joabe. Tudo isto desagradou a Deus, pelo que feriu a Israel.” (1Cr 21:1-7 RA)

 

            O que haveria de errado em fazer um levantamento da quantidade de soldados de um reino? A grosso modo, nada! Desde que não tivesse sido uma proposta satânica. Foi neste laço que Davi caiu. Precisamos ter  cuidado com coisas certas, pois que podem ter motivações, intenções ou desdobramentos errados.

            Satanás conseguiu alcançar a natureza pecaminosa de Davi ao propor-lhe contar os soldados. Até então o foco de Davi era que o Senhor lhe dava as vitórias, porém ao contar os soldados seu ego seria inflado, afinal quem tinha tantos soldados quanto ele? Quem poderia derrotá-lo?

             Mesmo sendo alertado por Joabe quanto ao erro que estava cometendo, o rei fez o que não deveria e as consequências foram drásticas, pois desagradou a Deus e teve que arcar com as dores causadas.

             Tenha cuidado com as propostas, estímulos, elogios, oportunidades que o inimigo apresenta disfarçadamente. Lembre que seus ministros se transformam em anjos de luz para trazer o engano e se não houver discernimento cairemos em laços e armadilhas que podem ser fatais pra você ou para quem está com você.

 

“E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus próprios ministros se transformem em ministros de justiça; e o fim deles será conforme as suas obras.” (2Co 11:14-15 RA)

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.