18 de abr. de 2023

1 Crônicas 11. Tema: A hora do reconhecimento.

  •  “Então, todo o Israel se ajuntou a Davi, em Hebrom, dizendo: Somos do mesmo povo de que tu és. Outrora, sendo Saul ainda rei, eras tu que fazias saídas e entradas militares com Israel; também o SENHOR, teu Deus, te disse: Tu apascentarás o meu povo de Israel, serás chefe sobre o meu povo de Israel. Assim, pois, todos os anciãos de Israel vieram ter com o rei em Hebrom; e Davi fez com eles aliança em Hebrom, perante o SENHOR. Ungiram Davi rei sobre Israel, segundo a palavra do SENHOR por intermédio de Samuel.” (1Cr 11:1-3 RA)

 

              Quando lemos o texto bíblico nem sempre percebemos os intervalos de tempo entre os eventos, por isso chegamos a pensar que tudo aconteceu num abrir e fechar de olhos, mas a maturidade nos faz perceber que não foi assim.

              Outra realidade nem sempre percebida refere-se aos processos executados, pois tinham a missão de forjar o caráter e desenvolver a personalidade dos personagens bíblicos, até que tivessem estrutura para suportarem o cumprimento das promessas e as pressões advindas devido as mesmas.

              A história de Davi contém estes dois ingredientes e se observados atenciosamente podem nos ensinar muito, já que são fatos reais que podem ser vividos semelhantemente em todas as gerações e contextos.

             Davi, embora escolhido e ungido por Deus para ser rei de Israel, teve que ser talhado pelo artesão da vida, através de muitos cortes e recortes, para poder tornar-se  capaz de enfrentar as glórias e inglórias do cargo a ser ocupado, sem se escandalizar,orgulhar e nem abandonar o devido lugar, posto que ao chegar aonde Deus quer, ganharia involuntariamente amigos e inimigos.

 Durante o processo de amadurecimento e fé nos deparamos com perseguições e acolhimentos, escassez e fartura, ódio e amor, perdão e rancor, loucura e lucidez, justiças e injustiças, tudo isso até que estejamos aptos para ocupar o lugar e tomar posse daquilo que nos é de direito, caso contrário, destruiremos tudo rapidamente.

            Mas, se chegou o dia que tantos os opositores internos, quanto os externos, tiveram que reconhecer que o Senhor era com Davi, o seu dia também chegará, apenas persevere  em amar ao Senhor de todo coração, alma, força e entendimento e tenha paciência, pois o Senhor faz tudo formoso no devido tempo, exalta aqueles que se humilham e honra aqueles que o honram.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.