10 de abr. de 2023

1 Crônicas 3. Tema: Entre os humanos não há pedigree.

              “Pedigree é uma ferramenta importante para atestar a pureza da linhagem dos cães”. De posse deste documento, compradores e vendedores ficam mais tranquilos em suas negociações, já que tal documento traz o registro da linhagem genética do animal negociado, credibilizando futuras cruzas e negociações.

              Enquanto nos animais o pedigree é a garantia da qualidade presente e futura, entre os seres humanos não é assim, já que além de serem pecaminosos por natureza, podem tomar decisões terríveis, capazes de piorar o que é ruim.

              Lendo as genealogias de Davi e Salomão podemos encontrar entre seus descendentes homens tementes a Deus como Ezequias e Josias, mas também, pessoas terríveis como Adonias, Absalão, Manassés e Amon.

              Não julgue as pessoas a partir das aparências e nem da família de origem, pois tais critérios podem ser insuficientes, visto que entre os animais “filho de gato é gatinho”, porém, entre os humanos filho de santo pode ser um “demoniozinho”.

              Lembre-se que mais importante do que o nascimento biológico de uma pessoa é seu nascimento espiritual, pois em Cristo, somos feitos novas criaturas e através da ação poderosa do Espírito Santo somos santificados em Cristo Jesus e chamados para ser santos.

              Desta feita, não foque nas credenciais naturais de ninguém, mas nas espirituais, pois em Cristo as coisas antigas ficam pra trás e tudo se faz novo.

 

  • “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; {criatura; ou criação } as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” (2Co 5:17 RA)
  •  “Pois nem a circuncisão é coisa alguma, nem a incircuncisão, mas o ser nova criatura.” (Gl 6:15 RA)
  •  “Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis. Habitareis na terra que eu dei a vossos pais; vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus. Livrar-vos-ei de todas as vossas imundícias; farei vir o trigo, e o multiplicarei, e não trarei fome sobre vós. Multiplicarei o fruto das árvores e a novidade do campo, para que jamais recebais o opróbrio da fome entre as nações. Então, vos lembrareis dos vossos maus caminhos e dos vossos feitos que não foram bons; tereis nojo de vós mesmos por causa das vossas iniquidades e das vossas abominações.” (Ez 36:26-31 RA)
  •  “Dizia ele, pois, às multidões que saíam para serem batizadas: Raça de víboras, quem vos induziu a fugir da ira vindoura? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento e não comeceis a dizer entre vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos afirmo que destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão. E também já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo.” (Lc 3:7-9 RA)

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.