- “ Tendo passado por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga de judeus. 2 Paulo, segundo o seu costume, foi procurá-los e, por três sábados, arrazoou com eles acerca das Escrituras, 3 expondo e demonstrando ter sido necessário que o Cristo padecesse e ressurgisse dentre os mortos; e este, dizia ele, é o Cristo, Jesus, que eu vos anuncio.” (At 17:1-3 RA)
A
igreja dos tessalonicenses é citada na Bíblia como uma comunidade de fé capaz
de impactar toda a região que estava inserida e influenciar cristãos de outras
localidades (1 carta aos Tessalonicenses), contudo, a igreja cristã em Beréia é
considerada como mais excelente, por ser mais criteriosa na fé, por analisar as
mensagens recebidas, fator este que elevou seu conceito em relação as demais
comunidades de sua época.
- “ E logo, durante a noite, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Beréia; ali chegados, dirigiram-se à sinagoga dos judeus. 11 Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim.” (At 17:10-11 RA)
A palavra de Deus nos apresenta algumas características de cristãos que compõem a igreja e estas marcas devem nos levar à uma reflexão pessoal, para que acima de tudo, nos percebamos e busquemos o crescimento pessoal e eclesiástico.
Escrevendo aos Coríntios, Paulo menciona os crentes carnais e os espirituais. Na carta aos Romanos, encontramos os débeis e os maduros na fé. Em Atos, Lucas cita os bereanos, considerados os mais criteriosos na fé.
- “ E logo, durante a noite, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Beréia; ali chegados, dirigiram-se à sinagoga dos judeus. 11 Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim.” (At 17:10-11 RA)
- “ Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 15 Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém.” (1Co 2:14-15 RA)
- “ Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo. 2 Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais. 3 Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e andais segundo o homem?” (1Co 3:1-3 RA)
- “ Acolhei ao que é débil na fé, não, porém, para discutir opiniões. 2 Um crê que de tudo pode comer, mas o débil come legumes; 3 quem come não despreze o que não come; e o que não come não julgue o que come, porque Deus o acolheu.” (Rm 14:1-3 RA)
Considerando
a importância de uma postura criteriosa para preservação e desenvolvimento da
fé bíblica, você tem examinado as fontes, comparado os dados, analisado as
interpretações de textos bíblicos e teológicos e de movimentos que emergem no
meio cristão?
Não seja massa de manobra, nem tão pouco ingênuo na fé, visto que estamos em um mundo “cão” , onde multiplicam-se os falsos profetas e suas heresias disfarçadas de “descobertas teológicas”. Confira o que é dito com o que está escrito, pois o assunto envolve a preservação da sua fé e do cristianismo.
Procure dar ouvidos aqueles líderes que comprovadamente expõem as Escrituras Sagradas com coerência, pois, com certeza tem mais realidades em jogo do que o que pensa. Entenda que ser um crente infantil, carnal ou encruado (parou de crescer) é prejudicial. Busque amadurecer na fé. Examine tudo o que ouve e lê. Seja um cristão excelente!!!
Observe também aspectos como a coerência de vida dos
mensageiros, opte por ouvir a quem conhece, pois assim se protegerá dos “demônios”
disfarçados de ministros de Deus, que rodeiam a Igreja, procurando alguém para tragar. Lembre-se que “... o homem espiritual julga todas as coisas, mas
ele mesmo não é julgado por ninguém.” (1Co 2:15 RA)
- “Acautelai-vos dos cães (líderes corrompidos)! Acautelai-vos dos maus obreiros! Acautelai-vos da falsa circuncisão!” (Fp 3:2 RA)
- “Vós, pois, amados, prevenidos como estais de antemão, acautelai-vos; não suceda que, arrastados pelo erro desses insubordinados, descaiais da vossa própria firmeza;” (2Pe 3:17 RA)
- “Acautelai-vos, para não perderdes aquilo que temos realizado com esforço, mas para receberdes completo galardão.” (2Jo 1:8 RA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.