10 de set. de 2025

Atos 19. Tema: Desconhecer nos faz perder.

 “ Aconteceu que, estando Apolo em Corinto, Paulo, tendo passado pelas regiões mais altas, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos, 2  perguntou-lhes: Recebestes, porventura, o Espírito Santo quando crestes? Ao que lhe responderam: Pelo contrário, nem mesmo ouvimos que existe o Espírito Santo. 3  Então, Paulo perguntou: Em que, pois, fostes batizados? Responderam: No batismo de João. 4  Disse-lhes Paulo: João realizou batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que vinha depois dele, a saber, em Jesus. 5  Eles, tendo ouvido isto, foram batizados em o nome do Senhor Jesus. 6  E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e tanto falavam em línguas como profetizavam. 7  Eram, ao todo, uns doze homens.” (At 19:1-7 RA)

          A obra de Jesus na cruz do calvário ultrapassa toda a compreensão humana, visto que atendeu a justiça de Deus, derrotou satanás, viabilizou  a salvação de todos os homens e trouxe consigo inúmeras e inimagináveis bênçãos, que por vezes são ignoradas, até que sejam descortinadas pelo Espírito Santo através das Escrituras.

          Ao chegar a Éfeso, Paulo descobriu que aproximadamente 12 discípulos sequer sabiam da existência do Espírito Santo, quanto mais as bênçãos a Ele vinculadas. Diante do quadro de ignorância, Paulo ministrou a Palavra aqueles homens e foram batizados e cheios do Espírito Santo, passando a viver o cristianismo em maior amplitude.

          Você tem certeza de salvação? É batizado pelo Espírito Santo? Sabe quais os dons que Deus lhe deu? Goza da alegria da salvação? Sabe e exerce autoridade contra demônios? Alegra-se por ter seu nome escrito no Livro da Vida? Desfruta de uma comunidade de fé, que lhe proporciona sensação de pertencimento? Usufrui do consolo do Espírito Santo em meio as adversidades? Tem sido guiado pelo Espirito Santo? Estas são algumas das bênçãos que muitos cristãos não desfrutam, por serem ignorantes quanto ao agir amoroso Divino.

          Procure conhecer a Palavra de Deus profundamente, descubra sua identidade, pois está repleta de princípios, propostas, procedimentos, mandamentos e promessas que transformarão sua vida histórica e eternamente. Lembre-se de Mefibosete, filho de Jônatas, que vivia em Lo-Debar (Local de esquecimento), mesmo sendo herdeiro do rei.

  • “Então, mandou o rei Davi trazê-lo de Lo-Debar, da casa de Maquir, filho de Amiel. 6 Vindo Mefibosete, filho de Jônatas, filho de Saul, a Davi, inclinou-se, prostrando-se com o rosto em terra. Disse-lhe Davi: Mefibosete! Ele disse: Eis aqui teu servo! 7 Então, lhe disse Davi: Não temas, porque usarei de bondade para contigo, por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu comerás pão sempre à minha mesa. ” (2Sm 9:5-7 RA)

Aproxime-se de cristãos maduros, pois terão muito a lhe ensinar e desafiar dentro dos propósitos e possibilidades presentes no Reino de Deus. Leia, examine, medite, ouça e se deixe imergir na eternidade, afinal, se podemos mergulhar nas águas profundas do oceano, por que ficaríamos apenas banhando os pés nas margens?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.