23 de set. de 2025

Mateus 4. Tema: Quando o diabo se aproxima.

  •  “ A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. 2  E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. 3  Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães.” (Mt 4:1-3 RA)

           Ao contrário do que muitos pensam, o diabo, nosso adversário, não vive nos atacando, nem nos tentando o tempo todo, ele procura oportunidades para realizar suas investidas e nos seduzir ao erro.

           Jesus estava jejuando por 40 dias e noites, até que esboçou fome, nesse momento satanás chegou e lhe propôs usar o poder que tinha para benefício próprio e foi rebatido pelo Senhor.

           Essa situação nos lembra o que diz Pedro, “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo.” (1Pe 5:8-9 RA)

           O inimigo de nossas almas, algumas vezes age semelhante a um leão, outras semelhante a uma serpente, mas em ambos os casos, procura uma oportunidade para dar seu bote, por isso devemos estar atentos.

           Lucas relata que após não ter conseguido êxito ao tentar Jesus, o inimigo se ausentou até ocasião oportuna, isto é, ficou esperando uma nova oportunidade para propor atos de desobediência ao nosso Senhor.

  • “Passadas que foram as tentações de toda sorte, apartou-se dele o diabo, até momento oportuno.” (Lc 4:13 RA)

          Esteja vigilante e em oração, pois o inimigo chegará exatamente na hora que perceber que há alguma necessidade, desejo, ou oportunidade, para lhe propor desobediência a Deus. Ele fica como “gavião no fio” esperando a oportunidade para atacar. Portanto, vigie !!!

  • “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” (Mt 26:41 RA)

          Algumas certezas temos: A primeira é que não seremos tentados além das nossas forças, a segunda é que se resistirmos firmes na fé ele fugirá, a terceira é que teremos o auxílio do Senhor. Portanto, sigamos firmes no temor ao Senhor.

  • “Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” (Tg 4:7 RA)
  • “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.” (1Co 10:13 RA)
  • Por isso mesmo, convinha que, em todas as coisas, se tornasse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas coisas referentes a Deus e para fazer propiciação pelos pecados do povo. Pois, naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados.” (Hb 2:17-18 RA)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.