- “Pedro, pois, estava guardado no cárcere; mas havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor dele. 6 Quando Herodes estava para apresentá-lo, naquela mesma noite, Pedro dormia entre dois soldados, acorrentado com duas cadeias, e sentinelas à porta guardavam o cárcere. 7 Eis, porém, que sobreveio um anjo do Senhor, e uma luz iluminou a prisão; e, tocando ele o lado de Pedro, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa! Então, as cadeias caíram-lhe das mãos. 8 Disse-lhe o anjo: Cinge-te e calça as sandálias. E ele assim o fez. Disse-lhe mais: Põe a capa e segue-me. 9 Então, saindo, o seguia, não sabendo que era real o que se fazia por meio do anjo; parecia-lhe, antes, uma visão. 10 Depois de terem passado a primeira e a segunda sentinela, chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade, o qual se lhes abriu automaticamente; e, saindo, enveredaram por uma rua, e logo adiante o anjo se apartou dele. 11 Então, Pedro, caindo em si, disse: Agora, sei, verdadeiramente, que o Senhor enviou o seu anjo e me livrou da mão de Herodes e de toda a expectativa do povo judaico.” (At 12:5-11 RA)
Se compararmos Atos 10 e 12, certamente
ficamos surpresos, pois o Pedro teimoso do primeiro texto é diametralmente diferente
do Pedro do segundo texto, pois se tornou uma pessoa pronta para obedecer.
Em Atos 10 ele teima com Deus, mas em Atos 12, ao ser visitado por um anjo na prisão, prontamente obedeceu aos comandos que lhe foram passados e por isso se ergueu e
saiu do cárcere.
Através da prontidão para obedecer que
foi gerada em Pedro, mais uma vez podemos nos ver nele e acreditar que podemos
ser transformados e amplamente usados por Deus, por isso não devemos justificar nossa dureza de coração e nosso descontrole temperamental, pois são pecados que prejudicam nossas vidas.
Você é daqueles que tem orgulho de ser
teimoso, birrento, inflexível? Sua vontade, opinião, posturas, sempre são as melhores e justificáveis, ou já se arrependeu de quem
era e se tornou alguém tratável e ensinável?
Faça como Pedro e mude “da água para
o vinho”, tornando-se uma testemunha fiel daquilo que o Senhor pode fazer na
vida de uma pessoa, proporcionando-lhe mudanças comportamentais e domínio sobre
as próprias reações.
Vale destacar que quando um teimoso se torna obediente, sua vida desabrocha e um novo cheiro paira no ar, pois passa a focar na realização da vontade de Deus, vivendo com intensidade e intencionalidade os princípios e propósitos divinos e isso gera maravilhosos resultados, tanto para si, quanto para o Reino de Deus, por isso, com a ajuda do Espírito Santo, confesse sua teimosia, crucifique seu "eu" e verá a glória de Deus!
- “ Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo! 32 Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos.” (Lc 22:31-32 RA)
- “ Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Ele lhe disse: Apascenta os meus cordeiros. 16 Tornou a perguntar-lhe pela segunda vez: Simão, filho de João, tu me amas? Ele lhe respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Pastoreia as minhas ovelhas. 17 Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, tu me amas? Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito, pela terceira vez: Tu me amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas. 18 Em verdade, em verdade te digo que, quando eras mais moço, tu te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias; quando, porém, fores velho, estenderás as mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres. 19 Disse isto para significar com que gênero de morte Pedro havia de glorificar a Deus. Depois de assim falar, acrescentou-lhe: Segue-me.” (Jo 21:15-19 RA)
- “Então, Simão Pedro puxou da espada que trazia e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita; e o nome do servo era Malco. 11 Mas Jesus disse a Pedro: Mete a espada na bainha; não beberei, porventura, o cálice que o Pai me deu?” (Jo 18:10-11 RA)
- “ Jesus, porém, lhe disse: Amigo, para que vieste? Nisto, aproximando-se eles, deitaram as mãos em Jesus e o prenderam. 51 E eis que um dos que estavam com Jesus, estendendo a mão, sacou da espada e, golpeando o servo do sumo sacerdote, cortou-lhe a orelha. 52 Então, Jesus lhe disse: Embainha a tua espada; pois todos os que lançam mão da espada à espada perecerão.” (Mt 26:50-52 RA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.