23 de jan. de 2025

Jeremias 19. Tema: Cerviz endurecida, ouvido ensurdecido.

  •  “Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Eis que trarei sobre esta cidade e sobre todas as suas vilas todo o mal que pronunciei contra ela, porque endureceram a cerviz, para não ouvirem as minhas palavras.” (Jr 19:15 RA)

           Dificilmente uma pessoa assume que tem dura cerviz, pois não soa bem reconhecer que é teimoso, orgulhoso, vaidoso e que não suporta ser orientado ou contrariado, contudo, suas posturas denunciam sua estrutura.

           Pessoas com dura cerviz tem dificuldade de buscar e aceitar ajuda, assim como não admitem que precisam mudar, “morrem tesos, mas não perdem a pose”. Quando se veem encurraladas  por provas que promovem contra si mesmas através de suas atitudes, passam a atacar os outros, apontar possíveis erros, descobrem segredos, caluniam, blasfemam, enfim, fazem de tudo para se esquivarem de mudanças, pois se acham certas sempre.

           Mesmo vivendo em ambientes religiosos, pessoas de dura cerviz não tem seus corações aliançados com Deus, não O ouvem e resistem ao Espírito Santo. Tem aparência de piedade, mas rejeitam a Deus como Senhor de suas vidas.

  • “Homens de dura cerviz e incircuncisos de coração e de ouvidos, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim como fizeram vossos pais, também vós o fazeis.” (At 7:51 RA)

          A geração de Jeremias era composta em boa parte por pessoas de dura cerviz, por isso não ouviram os profetas pré-exílicos como Isaías e Jeremias, preferindo ignorá-los, maltratá-los e até matá-los, a assumirem seus pecados, se arrependerem e mudarem.

          Como consequência, as pessoas da dura cerviz terminam sendo quebrantadas repentinamente por Deus sem que haja cura, pois terão que arcar com os desdobramentos de suas escolhas e de negligenciarem a misericórdia e graça de Deus.

  •  “O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz será quebrantado de repente sem que haja cura.” (Pv 29:1 RA)

           O conselho de Deus para nós é: “Circuncidai, pois, o vosso coração e não mais endureçais a vossa cerviz.” (Dt 10:16 RA). Pessoas de dura cerviz não tem prontidão para obedecer, pois querem fazer suas próprias vontades. Quebrante-se antes que seja quebrado. 

  • “Mas, porque clamei, e vós recusastes; porque estendi a mão, e não houve quem atendesse; antes, rejeitastes todo o meu conselho e não quisestes a minha repreensão; também eu me rirei na vossa desventura, e, em vindo o vosso terror, eu zombarei, em vindo o vosso terror como a tempestade, em vindo a vossa perdição como o redemoinho, quando vos chegar o aperto e a angústia. Então, me invocarão, mas eu não responderei; procurar-me-ão, porém não me hão de achar. Porquanto aborreceram o conhecimento e não preferiram o temor do SENHOR; não quiseram o meu conselho e desprezaram toda a minha repreensão. Portanto, comerão do fruto do seu procedimento e dos seus próprios conselhos se fartarão.” (Pv 1:24-31 RA)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.