31 de jan. de 2025

Jeremias 27. Tema: Profetas descredibilizados.

  •  “Não deis ouvidos aos vossos profetas e aos vossos adivinhos, aos vossos sonhadores, aos vossos agoureiros e aos vossos encantadores, que vos falam, dizendo: Não servireis o rei da Babilônia.” (Jr 27:9 RA)
  •  “Não deis ouvidos às palavras dos profetas, que vos dizem: Não servireis ao rei da Babilônia. É mentira o que eles vos profetizam.” (Jr 27:14 RA)
  •  “Não lhes deis ouvidos, servi ao rei da Babilônia e vivereis; por que se tornaria esta cidade em desolação?” (Jr 27:17 RA)

            Profetas são pessoas escolhidas para ENTREGAREM as mensagens de Deus, mas para que assim seja, precisam ouvir ao Senhor e comunicarem apenas o que Ele manda. Quando um profeta fala em nome de Deus sem antes ter ouvido o que Ele disse, está descredibilizado.

            Nos dias de Jeremias, assim como hoje, existem verdadeiros e falsos profetas. Embora todos falem em nome de Deus, só alguns são por Ele enviados e credibilizados. Mas como saber distinguir? Pelas evidências:

  • Profetas enviados por Deus não apoiam o que Ele desaprova;
  • Profetas enviados por Deus não ensinam o que as Escrituras não ensinam;
  • Profetas enviados por Deus não falam o que acham, sentem, ou entendem, mas o que o Senhor lhes falou;
  • Profetas enviados por Deus temem usar o Seu nome, pois sabem a responsabilidade de falar em nome do Senhor da verdade.

            Por isso, esteja atento!!  Não se deixe levar por falas que apoiam e/ou lhe induzem ao pecado, pois haverá desaprovação divina. Ouça homens e mulheres de Deus, comprometidos com as verdades e princípios eternos e de eternidade.

            Cuidado com quem aprova o que Deus desaprova, assim como quem reprova o que Deus aprova, pois estamos em dias que as pessoas não suportarão a sã doutrina e buscarão mestres que lhes ensinarão coisas doces ao paladar, mas amargas ao estômago.

            Seja seletivo, criterioso, atento, pois ai daqueles que falam e ouvem o que Deus não lhes enviou.

  • “E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus próprios ministros se transformem em ministros de justiça; e o fim deles será conforme as suas obras.” (2Co 11:14-15 RA)
  • “Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas.” (2Tm 4:3-4 RA)
  •  “Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina.” (Tt 2:1 RA)
  •  “Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora.” (1Jo 4:1 RA)
  •   “Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo.” (1Jo 4:4 RA)
  •  “Amados, quando empregava toda a diligência em escrever-vos acerca da nossa comum salvação, foi que me senti obrigado a corresponder-me convosco, exortando-vos a batalhardes, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos. Pois certos indivíduos se introduziram com dissimulação, os quais, desde muito, foram antecipadamente pronunciados para esta condenação, homens ímpios, que transformam em libertinagem a graça de nosso Deus e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo.” (Jd 1:3-4 RA)
  • “Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Filho do homem, profetiza contra os profetas de Israel que, profetizando, exprimem, como dizes, o que lhes vem do coração. Ouvi a palavra do SENHOR. Assim diz o SENHOR Deus: Ai dos profetas loucos, que seguem o seu próprio espírito sem nada ter visto! Os teus profetas, ó Israel, são como raposas entre as ruínas. Não subistes às brechas, nem fizestes muros para a casa de Israel, para que ela permaneça firme na peleja no Dia do SENHOR. Tiveram visões falsas e adivinhação mentirosa os que dizem: O SENHOR disse; quando o SENHOR os não enviou; e esperam o cumprimento da palavra. Não tivestes visões falsas e não falastes adivinhação mentirosa, quando dissestes: O SENHOR diz, sendo que eu tal não falei? Portanto, assim diz o SENHOR Deus: Como falais falsidade e tendes visões mentirosas, por isso, eu sou contra vós outros, diz o SENHOR Deus. Minha mão será contra os profetas que têm visões falsas e que adivinham mentiras; não estarão no conselho do meu povo, não serão inscritos nos registros da casa de Israel, nem entrarão na terra de Israel. Sabereis que eu sou o SENHOR Deus. Visto que andam enganando, sim, enganando o meu povo, dizendo: Paz, quando não há paz, e quando se edifica uma parede, e os profetas a caiam, dize aos que a caiam que ela ruirá. Haverá chuva de inundar. Vós, ó pedras de saraivada, caireis, e tu, vento tempestuoso, irromperás. Ora, eis que, caindo a parede, não vos dirão: Onde está a cal com que a caiastes? Portanto, assim diz o SENHOR Deus: Tempestuoso vento farei irromper no meu furor, e chuva de inundar haverá na minha ira, e pedras de saraivada, na minha indignação, para a consumir. Derribarei a parede que caiastes, darei com ela por terra, e o seu fundamento se descobrirá; quando cair, perecereis no meio dela e sabereis que eu sou o SENHOR. Assim, cumprirei o meu furor contra a parede e contra os que a caiaram e vos direi: a parede já não existe, nem aqueles que a caiaram, os profetas de Israel que profetizaram a respeito de Jerusalém e para ela têm visões de paz, quando não há paz, diz o SENHOR Deus.” (Ez 13:1-16 RA)

 

 

           

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.