- “Então, lhes responderás: Porque vossos pais me deixaram, diz o SENHOR, e se foram após outros deuses, e os serviram, e os adoraram, mas a mim me deixaram e a minha lei não guardaram. Vós fizestes pior do que vossos pais; pois eis que cada um de vós anda segundo a dureza do seu coração maligno, para não me dar ouvidos a mim.” (Jr 16:11-12 RA)
A idolatria é um dos pecados mais combatidos na Bíblia, como prova encontramos 2 dos 10 mandamentos condenando esta prática.
- “Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.” (Êx 20:3-6 RA)
Por causa da idolatria, muitas maldições
vieram sobre os hebreus e sobre as demais nações que por esta prática abominável
optaram. Contudo, Jeremias, inspirado pelo Espírito Santo, nos apresenta a
EGOLATRIA como prática mais perniciosa, isto é, o culto do EU.
Quando nos tornamos EGÓLATRAS, nossas
vontades, vaidades, projetos pessoais, gostos, maneiras de agir e reagir, são mais importantes do que a
vontade de Deus, por isso, ignoramos os ensinamentos, as advertências, as repreensões e as
disciplinas, mesmo tendo consciência de que arcaremos com as consequências.
EGÓLATRAS ao invés de adorarem imagens de outras criaturas e criações, veneram a si mesmos, pois o que importa é que se sintam “bem”, “sejam felizes”, ainda que para isso desobedeçam ao próprio Criador e pisem e usem outras pessoas.
Hoje, as pessoas tiram mais fotos de si mesmas (self´s) do que dos outros, passam horas se contemplando no espelhos, achando-se, ou querendo ser "as melhores VERSÕES EXTERNAS de si mesmas", enquanto tornam-se "zumbis, vampiros, lobisomens, monstros, cadáveres" interiormente e os resultados estão chegando através do elevadíssimo consumo de drogas lícitas e ilícitas, divórcios, doenças mentais, imoralidades, violências, suicídios, etc. Verdadeiras falências pessoais.
Por causa da opção pela EGOLATRIA, o Senhor
disse a Jeremias que aquela geração seria lançada para fora da terra prometida,
tornar-se-ia escrava de demônios, perderia a misericórdia de Deus e receberia em dobro as iniquidades e pecados cometidos.
- “Portanto, lançar-vos-ei fora desta terra, para uma terra que não conhecestes, nem vós nem vossos pais, onde servireis a outros deuses, de dia e de noite, porque não usarei de misericórdia para convosco.” (Jr 16:13 RA)
- “Primeiramente, pagarei em dobro a sua iniquidade e o seu pecado, porque profanaram a minha terra com os cadáveres dos seus ídolos detestáveis e encheram a minha herança com as suas abominações.” (Jr 16:18 RA)
Assim como aconteceu no passado em nossos dias a EGOLATRIA voltou à moda e através de narrativas elaboradas no inferno tem seduzido a muitos. Autopiedade, autocompaixão, vaidades, ambições, ganâncias, tem capturado a mente e a consciência de muitos, gerando cegueira, indiferença e dureza de coração. Primeiro EU, segundo Eu, terceiro Eu.
Tenhamos cuidado, pois muitos cristãos têm sido encantados pelo “canto da sereia”, tem deixado o amor a Deus como primazia e tem se tornado semelhantes aqueles que não são de Deus, por isso terminarão no lago de fogo e enxofre como os demais.
Corramos para a CRUZ e nela permaneçamos, pois é o único
antídoto contra a egolatria. Nela crucificamos o Eu e suas paixões, morremos
para o mundo e para o pecado. Depois, ressurretos em Cristo viveremos a nova vida que Senhor tem pra os que o servem.
- “sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos;” (Rm 6:6 RA)
- “Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo;” (Gl 2:19 RA)
- “E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências.” (Gl 5:24 RA)
- “Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo.” (Gl 6:14 RA)
- “Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.” (Rm 6:4 RA)
- “Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; por estas coisas é que vem a ira de Deus [sobre os filhos da desobediência]. Ora, nessas mesmas coisas andastes vós também, noutro tempo, quando vivíeis nelas. Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar. Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; no qual não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos.” (Cl 3:5-11 RA)
- “Buscai, antes de tudo, o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas.” (Lc 12:31 RA)
- “Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória.” (Cl 3:1-4 RA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.