18 de jan. de 2025

Jeremias 14. Tema: Ai dos falsos profetas.

  • “Portanto, assim diz o SENHOR acerca dos profetas que, profetizando em meu nome, sem que eu os tenha mandado, dizem que nem espada, nem fome haverá nesta terra: À espada e à fome serão consumidos esses profetas. O povo a quem eles profetizam será lançado nas ruas de Jerusalém, por causa da fome e da espada; não haverá quem os sepulte, a ele, a suas mulheres, a seus filhos e a suas filhas; porque derramarei sobre eles a sua maldade.” (Jr 14:15-16 RA)

          O terceiro mandamento do decálogo tem sido desobedecido por muitos durante a história da fé. Várias pessoas ousam dizer que Deus lhes falou algo, ou falam em nome de Deus, sem que Este tenha de fato se pronunciado. Por isso erram e fazem errar.

  • “Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão, porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.” (Êx 20:7 RA)

          Se nós que somos pecadores zelamos por nosso nome e não aceitamos difamação, muito menos o Senhor!! Ele determinou que houvesse santidade ao pronunciarmos Seu nome e quem usá-lo indevidamente será punido.

  • “Assim diz o SENHOR Deus: Ai dos profetas loucos, que seguem o seu próprio espírito sem nada ter visto! Os teus profetas, ó Israel, são como raposas entre as ruínas. Não subistes às brechas, nem fizestes muros para a casa de Israel, para que ela permaneça firme na peleja no Dia do SENHOR. Tiveram visões falsas e adivinhação mentirosa os que dizem: O SENHOR disse; quando o SENHOR os não enviou; e esperam o cumprimento da palavra. Não tivestes visões falsas e não falastes adivinhação mentirosa, quando dissestes: O SENHOR diz, sendo que eu tal não falei? Portanto, assim diz o SENHOR Deus: Como falais falsidade e tendes visões mentirosas, por isso, eu sou contra vós outros, diz o SENHOR Deus. Minha mão será contra os profetas que têm visões falsas e que adivinham mentiras; não estarão no conselho do meu povo, não serão inscritos nos registros da casa de Israel, nem entrarão na terra de Israel. Sabereis que eu sou o SENHOR Deus.” (Ez 13:3-9 RA)

          Tenha muito cuidado ao dizer: “Deus falou isso ou aquilo”, “Deus mandou que ...”, “Senti de Deus que deveria agir assim”, “Deus mandou um recado para você! Etc. Pois, se o Senhor de fato não tiver falado você gerará morte, pois será punido, por haver profanado o Seu santo nome.

          Só diga “Assim diz o Senhor” se de fato Ele tiver mandado, caso contrário problemas virão. Não confunda sua vontade com a vontade de Deus. Seus gostos com os gostos de Deus. Seus sentimentos e emoções com a vontade de Deus. Antes de falar “Assim diz o Senhor”, certifique-se que realmente é Ele que está se pronunciando. Seja zeloso com o nome de Deus, pois isso atrairá bênçãos e honras para sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.