- “Aceita a disciplina, ó Jerusalém, para que eu não me aparte de ti; para que eu não te torne em assolação e terra não habitada.” (Jr 6:8 RA)
O tema disciplina está fora de moda em nossos dias e devido a frouxidão que tomou conta de parte das igrejas cristãs, quando uma pessoa é disciplinada (corrigida para voltar ao caminho) por vezes se revolta e vai para outra comunidade onde é acolhida sem a observância dos critérios bíblicos. Assim, quem disciplina devido ao pecado fica como vilão e o disciplinado como vítima e a igreja que acolhe quebrando princípios “cresce”.
O que
alguns ignoram é que quem não disciplina aqueles que optam por voltar ao
pecado, assim como os que não aceitam a disciplina, estão afrontando a santidade
de Deus, sendo cúmplices do pecado e encaminhando o pecador a passos largos para
o inferno.
O Senhor
alerta Jerusalém a aceitar a disciplina, isto é, a correção que traz de volta
ao caminho, para que não perca a presença Dele. Mas também, alerta os pastores
que curam superficialmente as feridas do povo e até proclamam que Deus está
concordando com a postura complacente adotada. Por isso acontecer, todos serão
punidos.
- “As suas casas passarão a outrem, os campos e também as mulheres, porque estenderei a mão contra os habitantes desta terra, diz o SENHOR, porque desde o menor deles até ao maior, cada um se dá à ganância, e tanto o profeta como o sacerdote usam de falsidade. Curam superficialmente a ferida do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz.” (Jr 6:12-14 RA)
Diante
destas realidades precisamos atentar para a santidade de Deus e nossa, para que
não nos percamos como os demais, caso contrário todos perderemos, visto que o Senhor
não negocia valores éticos e morais em nome do “amor”, pelo contrário, Ele
disciplina a quem ama.
- “Porque o SENHOR repreende a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem.” (Pv 3:12 RA)
- “Filho meu, não rejeites a disciplina do SENHOR, nem te enfades da sua repreensão. Porque o SENHOR repreende a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem.” (Pv 3:11-12 RA)
- “Como entrei em juízo com vossos pais, no deserto da terra do Egito, assim entrarei em juízo convosco, diz o SENHOR Deus. Far-vos-ei passar debaixo do meu cajado e vos sujeitarei à disciplina da aliança; separarei dentre vós os rebeldes e os que transgrediram contra mim; da terra das suas moradas eu os farei sair, mas não entrarão na terra de Israel; e sabereis que eu sou o SENHOR.” (Ez 20:36-38 RA)
- “Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue e estais esquecidos da exortação que, como a filhos, discorre convosco: Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado; porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe. É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige? Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos. Além disso, tínhamos os nossos pais segundo a carne, que nos corrigiam, e os respeitávamos; não havemos de estar em muito maior submissão ao Pai espiritual e, então, viveremos? Pois eles nos corrigiam por pouco tempo, segundo melhor lhes parecia; Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade. Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça. Por isso, restabelecei as mãos descaídas e os joelhos trôpegos; e fazei caminhos retos para os pés, para que não se extravie o que é manco; antes, seja curado. Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados; nem haja algum impuro ou profano, como foi Esaú, o qual, por um repasto, vendeu o seu direito de primogenitura. Pois sabeis também que, posteriormente, querendo herdar a bênção, foi rejeitado, pois não achou lugar de arrependimento, embora, com lágrimas, o tivesse buscado.” (Hb 12:4-17 RA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.