11 de jan. de 2025

Jeremias 7. Tema: Incoerência e inconsequência.

  •  “Que é isso? Furtais e matais, cometeis adultério e jurais falsamente, queimais incenso a Baal e andais após outros deuses que não conheceis, e depois vindes, e vos pondes diante de mim nesta casa que se chama pelo meu nome, e dizeis: Estamos salvos; sim, só para continuardes a praticar estas abominações! Será esta casa que se chama pelo meu nome um covil de salteadores aos vossos olhos? Eis que eu, eu mesmo, vi isto, diz o SENHOR.” (Jr 7:9-11 RA)

           A incoerência entre a profissão de fé (ortodoxia) e sua vivência (ortopraxia) é causadora de muitos desgastes, tanto para os que se dizem cristãos, quanto para o Evangelho, pois quando a fé e as obras estão desarmonizadas aqueles que nos rodeiam passam a nos ignorar e repudiar nossos discursos, pois veem incoerência e inconsequência.

           O profeta Jeremias e o apóstolo Paulo reverberaram  a mesma mensagem, mesmo vivendo em contextos muito diferentes, pois em ambos os casos, aqueles que diziam ser de Deus, viviam Dele apartados, necessitando de arrependimento, realinhamento e reordenamento do caminhar, embora tivessem discursos religiosos e participassem de cerimônias aparentemente corretas.

           Em nossos dias a história se repete!! Crescem os discursos religiosos, porém, na mesma proporção aumentam os desmandos espirituais, morais e éticos. Igrejas tem perdido o foco no agradar a Deus e buscam agradar aos homens, o certo tornou-se ridículo e ignorado, enquanto o errado é aplaudido e ostentado. A porta larga está escancarada e o caminho pavimentado em direção ao inferno.

           Oremos e peçamos a Deus para abrir nossos olhos espirituais, caso contrário, seremos seduzidos e envolvidos pela serpente travestida de águia que está voando rasteiramente pela sociedade decadente. Peçamos a Deus para preservar e fortalecer seus profetas que não negociam a verdade, pois se sucumbirem grandes serão as derrotas.

           Vigiemos, pois os dias e as noites são más e os homens estão terrivelmente entorpecidos pelas drogas auditivas e visuais que estão ingerindo. Lembremo-nos do que nos alerta a Palavra de Deus sobre o diabo e seus ministros,  “Porque os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, transformando-se em apóstolos de Cristo. E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus próprios ministros se transformem em ministros de justiça; e o fim deles será conforme as suas obras.” (2Co 11:13-15 RA)

           Procuremos em Deus a graça de vivermos o Evangelho, oremos e vigiemos ininterruptamente,  pois os dias estão se tornando noites embora em pleno sol. Nosso testemunho e pregações precisam ser preservados, pois alcançarão a muitos que desejam ser salvos. Fortaleçamo-nos e edifiquemo-nos na fé santíssima, assim o nome de Deus continuará sendo glorificado em nossa geração.

  •  “Se, porém, tu, que tens por sobrenome judeu, e repousas na lei, e te glorias em Deus; que conheces a sua vontade e aprovas as coisas excelentes, sendo instruído na lei; que estás persuadido de que és guia dos cegos, luz dos que se encontram em trevas, instrutor de ignorantes, mestre de crianças, tendo na lei a forma da sabedoria e da verdade; tu, pois, que ensinas a outrem, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas? Dizes que não se deve cometer adultério e o cometes? Abominas os ídolos e lhes roubas os templos? Tu, que te glorias na lei, desonras a Deus pela transgressão da lei? Pois, como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por vossa causa.” (Rm 2:17-24 RA)

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.