- “ Quando eu era filho em companhia de meu pai, tenro e único diante de minha mãe, 4 então, ele me ensinava e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos e vive; 5 adquire a sabedoria, adquire o entendimento e não te esqueças das palavras da minha boca, nem delas te apartes. 6 Não desampares a sabedoria, e ela te guardará; ama-a, e ela te protegerá. 7 O princípio da sabedoria é: Adquire a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o entendimento. 8 Estima-a, e ela te exaltará; se a abraçares, ela te honrará; 9 dará à tua cabeça um diadema de graça e uma coroa de glória te entregará. 10 Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se te multiplicarão os anos de vida.” (Pv 4:3-10 RA)
A origem do apreço de Salomão pela sabedoria era fruto da influência de seu pai, o rei Davi. Agora, sendo pai, Salomão procura repassar pra seu filho (Roboão) esta mesma valorização. Assim, o vovô Davi perpetuava seu legado.
Precisamos entender que nosso legado (herança moral e espiritual) ultrapassará gerações e poderá ser usado por Deus para pessoas que sequer conhecemos pessoalmente, as quais poderão nem saber quem fomos, mas serão alcançadas por aquilo que fomos e fizemos.
Procure ter uma visão mais assertiva, ampla e profunda da sua existência. Viva sua fé de modo excelente, deixe ensinamentos, testemunhos e ore por aqueles que descenderão de você fisicamente e também espiritualmente, pois assim como hoje somos herdeiros da fé de homens e mulheres de Deus, também deixaremos uma herança para nossos filhos, netos, bisnetos, etc. tanto espirituais quanto naturais.
Diga pra seus filhos o que aprendeu de bom com seus pais, perpetue os bons exemplos e ensinamentos daqueles que, mesmo simples a anônimos para a sociedade, foram guerreiros e heróis, para que você existisse. Em contraponto, aprendamos com aqueles que viveram antes de nós, pois seus acertos e erros podem nos levar a acertarmos mais e errarmos menos que eles, afinal , o sábio aprende com os erros e acertos dos outros, os tolos, nem com os seus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.