8 de set. de 2024

Fastio Espiritual Seletivo

  •  “E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito, para que morramos neste deserto, onde não há pão nem água? E a nossa alma tem FASTIO deste pão vil.” (Nm 21:5 RA)

             Fastio é  ausência de apetite e nos leva a não desejar e nem ingerir comidas, ainda que sejam, saborosas, limpas, bem-feitas, etc. Quando uma  criança está com fastio seus pais ficam preocupados, pois sem comer ficará cada vez mais fraca e suscetível a doenças.

            O texto que lemos narra que os hebreus afirmaram a Moisés que estavam com FASTIO DO PÃO VIL QUE DEUS LHES PROPORCIONAVA. Vale ressaltar que este “pão vil” era o maná, que a Bíblia afirma ser a comida dos anjos.

  • Nada obstante, ordenou às alturas e abriu as portas dos céus; fez chover maná sobre eles, para alimentá-los, e lhes deu cereal do céu. Comeu cada qual o pão dos anjos; enviou-lhes ele comida a fartar.” (Sl 78:23-25 RA)
  • E o populacho que estava no meio deles veio a ter grande desejo das comidas dos egípcios; pelo que os filhos de Israel tornaram a chorar e também disseram: Quem nos dará carne a comer? Lembramo-nos dos peixes que, no Egito, comíamos de graça; dos pepinos, dos melões, dos alhos silvestres, das cebolas e dos alhos. Agora, porém, seca-se a nossa alma, e nenhuma coisa vemos senão este maná.” (Nm 11:4-6 RA)

Observe que o populacho (mundiça) no meio dos hebreus, não tinha vontade de comer o maná, mas sentia falta das comidas do Egito e isso provocava a ira de Deus.

  •   Mas, desde o nascente do sol até ao poente, é grande entre as nações o meu nome; e em todo lugar lhe é queimado incenso e trazidas ofertas puras, porque o meu nome é grande entre as nações, diz o SENHOR dos Exércitos. 12  Mas vós o profanais, quando dizeis: A mesa do SENHOR é imunda, e o que nela se oferece, isto é, a sua comida, é desprezível.” (Ml 1:11-12 RA)

             Os hebreus, em determinado momento da história, não tiveram fome do que vinha de Deus, mas desejavam o que vinha do Egito, pois seus corações ainda estavam lá. Logo, isso revela que o FASTIO DELES ERA SELETIVO. O vinha do céu, eles não queriam, mas o que vinha do mundo eles desejavam.

  • “É este Moisés quem esteve na congregação no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai e com os nossos pais; o qual recebeu palavras vivas para no-las transmitir. 39  A quem nossos pais não quiseram obedecer; antes, o repeliram e, NO SEU CORAÇÃO, VOLTARAM PARA O EGITO, 40  dizendo a Arão: Faze-nos deuses que vão adiante de nós; porque, quanto a este Moisés, que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu.” (At 7:38-40 RA)
  •  Você tem fome de que?
  • Você tem sede de que?
  • Você tem tido fome e sede da presença de Deus, ou você está com fastio espiritual seletivo?
  • “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.” (Mt 5:6 RA)
  • “Bem-aventurados vós, os que agora tendes fome, porque sereis fartos. Bem-aventurados vós, os que agora chorais, porque haveis de rir.” (Lc 6:21 RA)
  • Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. 2  A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus?” (Sl 42:1-2 RA)
  • “Ó Deus, tu és o meu Deus forte; eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti; meu corpo te almeja, como terra árida, exausta, sem água.” (Sl 63:1 RA)
  • “Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.” (Is 55:1 RA)
  •  

            Quando estamos com fastio, não importa o cardápio, não iremos comer. Isto é, quando estamos com fastio espiritual, não importa o que nos é servido não reagiremos, não participaremos, não nos envolveremos e nem nos doaremos:

  • Mas a quem hei de comparar esta geração? É semelhante a meninos que, sentados nas praças, gritam aos companheiros: 17  Nós vos tocamos flauta, e não dançastes; entoamos lamentações, e não pranteastes. 18  Pois veio João, que não comia nem bebia, e dizem: Tem demônio! 19  Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: Eis aí um glutão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores! Mas a sabedoria é justificada por suas obras. 20  Passou, então, Jesus a increpar as cidades nas quais ele operara numerosos milagres, pelo fato de não se terem arrependido: 21  Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom se tivessem operado os milagres que em vós se fizeram, há muito que elas se teriam arrependido com pano de saco e cinza. 22  E, contudo, vos digo: no Dia do Juízo, haverá menos rigor para Tiro e Sidom do que para vós outras. 23  Tu, Cafarnaum, elevar-te-ás, porventura, até ao céu? Descerás até ao inferno; porque, se em Sodoma se tivessem operado os milagres que em ti se fizeram, teria ela permanecido até ao dia de hoje. 24  Digo-vos, porém, que menos rigor haverá, no Dia do Juízo, para com a terra de Sodoma do que para contigo. 25 Por aquele tempo, exclamou Jesus: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos.” (Mt 11:16-25 RA)

  • Conclusão: Como está seu apetite espiritual para as coisas de Deus? Como você tem reagido diante do que tem sido colocado a sua disposição? Se você não reage, não participa, nos se envolve, é sinal que precisa de um milagre, pois sua alma está doente.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.