22 de set. de 2024

Provérbios 25. Tema: Tudo demais é demasia.

  •   Achaste mel? Come apenas o que te basta, para que não te fartes dele e venhas a vomitá-lo. 17 Não sejas frequente na casa do teu próximo, para que não se enfade de ti e te aborreça.” (Pv 25:16-17 RA)
  • “Comer muito mel não é bom; assim, procurar a própria honra não é honra.” (Pv 25:27 RA)

            Demasia é o excesso, o exagero, o que passa o limite da normalidade. Os servos do rei Ezequias foram usados pelo Espírito Santo para resgatar alguns provérbios escritos por Salomão e os publicaram, para que não fôssemos privados de verdades que podem nos ajudar a viver sabiamente. Dentre estes provérbios encontram-se os que nos ensinam a evitar O EXCESSO DO QUE É BOM.

            Encontrar mel e ter amigos é muito bom, visto que são duas experiências que nos fazem bem, porém o Senhor faz questão de nos orientar a sermos comedidos, moderados, equilibrados, para que o bom não se torne ruim e o desejado vomitado.

            O mel é uma iguaria providenciada por Deus e é rico em nutrientes, além de ser saboroso ao paladar, porém se comido em excesso pode gerar mal-estar, enjoo e até vômito. Por isso, o Espírito Santo nos ensina a sermos moderados no consumo daquilo que é bom e gostamos.

            Ter amigos é gracioso, pois existem “amigos mais chegados que irmãos”. Eles nos fazem bem e proporcionam boas conversas, apoio, suporte, parceria, contudo, o Senhor nos orienta a não estarmos sempre na casa destas pessoas, para que não venhamos gerar, nem passar por aborrecimentos, afinal todos precisam de privacidade, quietude, descanso, e uma pessoa de fora, pois mais próxima que seja, termina gerando alguns incômodos e desconfortos.

            Minha avó e minha mãe ensinaram a mim e a meus irmãos: “É melhor ser desejado, do que aborrecido”. Estas versões tupiniquins dos provérbios de Salomão reforçam a mesma mensagem: “SEJA MODERADO ATÉ DIANTE DO QUE É BOM”.

            Excesso de visitas, mensagens, ligações, terminam gerando incômodos que certamente produzirão aborrecimentos, pois podemos chegar a perceber que a pessoa viu a mensagem (zap) mas não respondeu, apresentou uma cara “aguada” e "um sorriso amarelo" quando nos atendeu, disse sim, quase que dizendo não. 

            Excesso de água afoga, excesso de trabalho enfada, excesso de presença incomoda. Não coma demais o que você gosta, pois terminará abusando. Não chegue perto demais, pois terminará desconfortando. É melhor ouvir “vem pra cá”, do que “vai prá lá!”.

            Por isso está escrito: “Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor.” (Fp 4:5 RA) Proceder assim é possível “Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.” (2Tm 1:7 RA)

            Ao refletir sobre este tema não vá paro outro extremo, dizendo: "Nunca mais comerei mel e nem  irei mais na casa de ninguém, nem mandarei mensagem, etc.". Caso você reaja assim, estará indo pra o outro extremo, quando na verdade o que Deus quer é lhe ensinar a ser moderado e não desequilibrado. Faça tudo com ordem, decência e moderação, pois assim agirá com prevenção.

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.