4 de set. de 2024

Provérbios 7. Tema: O ninho da serpente.

  •   Sacrifícios pacíficos tinha eu de oferecer; paguei hoje os meus votos. 15  Por isso, saí ao teu encontro, a buscar-te, e te achei. 16  Já cobri de colchas a minha cama, de linho fino do Egito, de várias cores; 17  já perfumei o meu leito com mirra, aloés e cinamomo. 18  Vem, embriaguemo-nos com as delícias do amor, até pela manhã; gozemos amores.” (Pv 7:14-18 RA)

            As palavras de Salomão a respeito da mulher adúltera, isto é, daquela que trai o marido, são incomparavelmente mais densas do que as que são utilizadas com respeito as prostitutas, visto que  “Por uma prostituta o máximo que se paga é um pedaço de pão, mas a adúltera anda à caça de vida preciosa.” (Pv 6:26 RA)

            Tenha muito cuidado com a mulher adúltera, pois:

  • “...os lábios da mulher adúltera destilam favos de mel, e as suas palavras são mais suaves do que o azeite; 4 mas o fim dela é amargoso como o absinto, agudo, como a espada de dois gumes. 5 Os seus pés descem à morte; os seus passos conduzem-na ao inferno. 6 Ela não pondera a vereda da vida; anda errante nos seus caminhos e não o sabe.” (Pv 5:3-6 RA)
  • “Afasta o teu caminho da mulher adúltera e não te aproximes da porta da sua casa; 9 para que não dês a outrem a tua honra, nem os teus anos, a cruéis; 10 para que dos teus bens não se fartem os estranhos, e o fruto do teu trabalho não entre em casa alheia; 11 e gemas no fim de tua vida, quando se consumirem a tua carne e o teu corpo, 12 e digas: Como aborreci o ensino! E desprezou o meu coração a disciplina! 13 E não escutei a voz dos que me ensinavam, nem a meus mestres inclinei os ouvidos!” (Pv 5:8-13 RA)
  • “Tal é o caminho da mulher adúltera: come, e limpa a boca, e diz: Não cometi maldade.” (Pv 30:20 RA)

            Diante deste perigo iminente, o pai (maduro) Salomão alerta o filho (jovem) Roboão, apresentando-lhe os riscos que correm aqueles que rondam a casa da mulher infiel, por isso, a melhor decisão é evitar até as calçadas deste lugar, pois passar por elas é expor-se ao mal, gerando oportunidades de ser seduzido e levado para o ninho da serpente e ali ser picado mortalmente.

            Os cuidados em relação as mulheres adúlteras, também se aplicam aos homens adúlteros e a todos que são infiéis as alianças, pois são promotores de morte de reputações, casamentos, projetos, ministérios e até geram condenação ao inferno. Por isso, o melhor a se fazer é evitar a exposição, quer seja através de um olhar, uma conversa, de um passar na calçada ou de um contato virtual.

            Esteja atento aos seus passos e por onde passa, para que não venha a ser seduzido pelo convite da serpente, que depois de envolvê-lo(a) com carícias, elogios, presentes e abraços lhe coloque no "leito de amores" e venha a esmagar sua vida, conduzindo-o à morte histórica e eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.