14 de set. de 2024

Provérbios 17. Tema: Casa amaldiçoada.

  •  “Quanto àquele que paga o bem com o mal, não se apartará o mal da sua casa.” (Pv 17:13 RA)

 

           Receber ajuda, ser apoiado nas dificuldades, encontrar suporte em tempo de pressão, ser socorrido na angústia, ter as necessidades supridas nas escassez, ser cuidado quando está fragilizado, são experiências marcantes e nos dão uma sobrevida, diante de situações que julgávamos serem nosso fim, desde que saibamos como retribuir.

           A ingratidão, a “amnésia (esquecimento) seletiva”, o não reconhecimento e a ausência de retribuição, são atitudes injustas e malignas aos olhos das pessoas e principalmente de Deus, por isso precisamos estar atentos para não procedermos assim.

           Muitas são as pessoas que depois de saírem de um estágio de dor, sofrimento ou necessidade, esquecem quem as ajudou? Existem aqueles que ainda fazem pior, saem denegrindo, atacando e até caluniando quem estendeu a mão, ofereceu colo, supriu, socorreu, ensinou, cuidou, etc. Um exemplo negativo a ser citado é daqueles que chegam nas igrejas quebrados, deprimidos, abandonados até pela família, falidos moralmente, emocionalmente e financeiramente e depois que recebem apoio e saem do buraco, sequer agradecem, quando não passam a criticar e atacar quem os ajudou.

           Aquele que paga o bem que recebeu com o mal, terá a maldição como companheira e sua casa será amaldiçoada, pois será julgado e condenado, pelo Juiz de toda a terra.

           Procure ter um coração grato, ter consideração, respeito e retribuir com o bem a quem lhe fez bem. Não seja injusto, ingrato, indelicado e nem esqueça quem fez o bem a você e por você, pois agindo assim, será abençoado por Deus. Porém, caso opte por pagar o bem com o mal, saiba que o mal não se apartará de sua casa.

           Exemplos como os de Davi que abençoou Mefibosete, por ser filho de Jônatas, que dele havia cuidado quando necessitava. Dos espiais que salvaram Raabe por tê-los acolhido quando corriam o risco de serem assassinados, devem ser seguidos, pois quem assim procede por Deus é abençoado.

  • Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra. 8  A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei.” (Rm 13:7-8 RA)
  • “ Ó Deus do meu louvor, não te cales! 2 Pois contra mim se desataram lábios maldosos e fraudulentos; com mentirosa língua falam contra mim. 3 Cercam-me com palavras odiosas e sem causa me fazem guerra. 4 Em paga do meu amor, me hostilizam; eu, porém, oro. 5 Pagaram-me o bem com o mal; o amor, com ódio. 6 ¶ Suscita contra ele um ímpio, e à sua direita esteja um acusador. 7 Quando o julgarem, seja condenado; e, tida como pecado, a sua oração. 8 Os seus dias sejam poucos, e tome outro o seu encargo. 9 Fiquem órfãos os seus filhos, e viúva, a sua esposa. 10 Andem errantes os seus filhos e mendiguem; e sejam expulsos das ruínas de suas casas. 11 De tudo o que tem, lance mão o usurário; do fruto do seu trabalho, esbulhem-no os estranhos. 12 Ninguém tenha misericórdia dele, nem haja quem se compadeça dos seus órfãos. 13 Desapareça a sua posteridade, e na seguinte geração se extinga o seu nome. 14 Na lembrança do SENHOR, viva a iniqüidade de seus pais, e não se apague o pecado de sua mãe. 15 Permaneçam ante os olhos do SENHOR, para que faça desaparecer da terra a memória deles. 16 Porquanto não se lembrou de usar de misericórdia, mas perseguiu o aflito e o necessitado, como também o quebrantado de coração, para os entregar à morte. 17 Amou a maldição; ela o apanhe; não quis a bênção; aparte-se dele. 18 Vestiu-se de maldição como de uma túnica: penetre, como água, no seu interior e nos seus ossos, como azeite. 19 Seja-lhe como a roupa que o cobre e como o cinto com que sempre se cinge. 20 Tal seja, da parte do SENHOR, o galardão dos meus contrários e dos que falam mal contra a minha alma.” (Sl 109:1-20 RA)

  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.