25 de set. de 2024

Provérbios 28. Tema: Riqueza e soberba, vizinhas de parede.

  •  “O homem rico é sábio aos seus próprios olhos; mas o pobre que é sábio sabe sondá-lo.” (Pv 28:11 RA)

           Sucesso, conquistas, realizações, riquezas, normalmente são resultados de muitos esforços, empenhos, decisões acertadas e parcerias adequadas. Todos estes resultados positivos nos deixam bem próximos de realidades negativas como a soberba, altivez de espírito, orgulho e vaidade, por isso, precisamos ter muito cuidado, pois um passo para o lado errado, poderá arruinar-nos.

           A tendência da natureza humana é gabar-se e envaidecer-se devido aos resultados positivos. Quando isso acontece, pecamos contra Deus, pois não lhe damos TODA a glória, pecamos contra nós mesmos pois deixamos de dar ouvidos a conselhos daqueles que veem os riscos que estamos correndo e pecamos contra as pessoas, pois passamos a olhá-las de cima pra baixo, achando-nos melhores que elas e agindo assim o amor, o respeito, a consideração, a educação,  vão desaparecendo do nosso coração.

           Você tem crescido e obtido grandes resultados? Preserve sua humildade e quebrantamento, glorifique a Deus de todo coração e agradeça as pessoas que lhe ajudaram, afinal está ocupando um lugar, ou tomando conta de alguns bens e recursos por um pequeno intervalo de tempo, depois tudo passará para as mãos de outrem. 

           Guarde seu coração, pois é desesperadamente corrupto e pode afastá-lo  de Deus e dos bons conselhos e conselheiros. A vaidade é um câncer que contamina nossa existência e pode nos levar à ruína, mesmo sendo prósperos, pois de que vale o homem ganhar o mundo inteiro e perder sua alma?

           Não faça nada por partidarismo ou vanglória. Cuidado para não usar a graça de Deus para projetar-se, pois isso é usurpação e profanação do que começou santo.

           Continue sendo trabalhador, honesto, fiel e humilde, pois essas virtudes lhe protegerão. Não se deixe levar pelos pensamentos pecaminosos da vaidade e nem pelos elogios infladores do ego. Mantenha-se sóbrio, pois tudo que tem acontecido em sua vida é graças a Deus, a Ele a glória eternamente, amém!

  •  “Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo.” (Fp 2:3 RA)
  • “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.” (Pv 4:23 RA)
  • “Em vindo a soberba, sobrevém a desonra, mas com os humildes está a sabedoria.” (Pv 11:2 RA)
  • “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda.” (Pv 16:18 RA)
  • “Porque há homem cujo trabalho é feito com sabedoria, ciência e destreza; contudo, deixará o seu ganho como porção a quem por ele não se esforçou; também isto é vaidade e grande mal.” (Ec 2:21 RA)
  • “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” (Jr 17:9 RA)
  • “Vaidade de vaidade, diz o Pregador, tudo é vaidade.” (Ec 12:8 RA)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.