- “O que foi é o que há de ser; e o que se fez, isso se tornará a fazer; nada há, pois, novo debaixo do sol. Há alguma coisa de que se possa dizer: Vê, isto é novo? Não! Já foi nos séculos que foram antes de nós.” (Ec 1:9-10 RA)
Você já parou para pensar como a
Bíblia sendo um livro escrito a milhares de anos consegue alcançar pessoas distintas, em tempos diferentes e em contextos
diversos?
Uma
das razões dessa eficiência está relacionada ao fato que é inspirada pelo
Espírito Santo, outra é que “O homem é o mesmo, não importa o tempo e nem os
contextos”. Estas realidades fazem com que não haja nada de novo debaixo do sol.
Embora
a vida mude em formas e cores, permanece a mesma em sua essência, temores e
terrores. O que é já foi e o que foi voltará a ser. Por isso a Palavra de Deus
sempre é atual e pode ter seus princípios aplicados a todas as pessoas em todos
tempos e contextos.
Diante destas realidades, procure aprofundar seu conhecimento bíblico e peça a Deus a capacidade de extrair os princípios nela contidos, para com sabedoria aplicá-los a sua vida e daqueles que o circundam, pois “nada há de novo debaixo do céu” e a Palavra de Deus e suas misericórdias se renovam a cada manhã.
“Geração vai e geração vem; mas a terra permanece para sempre. Levanta-se o sol, e põe-se o sol, e volta ao seu lugar, onde nasce de novo. O vento vai para o sul e faz o seu giro para o norte; volve-se, e revolve-se, na sua carreira, e retorna aos seus circuitos. Todos os rios correm para o mar, e o mar não se enche; ao lugar para onde correm os rios, para lá tornam eles a correr. Todas as coisas são canseiras tais, que ninguém as pode exprimir; os olhos não se fartam de ver, nem se enchem os ouvidos de ouvir. O que foi é o que há de ser; e o que se fez, isso se tornará a fazer; nada há, pois, novo debaixo do sol. Há alguma coisa de que se possa dizer: Vê, isto é novo? Não! Já foi nos séculos que foram antes de nós. Já não há lembrança das coisas que precederam; e das coisas posteriores também não haverá memória entre os que hão de vir depois delas.” (Ec 1:4-11 RA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.