- “Não respondas ao insensato segundo a sua estultícia, para que não te faças semelhante a ele.” (Pv 26:4 RA)
Existem pessoas que nos provocam, irritam, criticam, menosprezam e nos fazem muito mal. Diante dessas realidades, nossa natureza pecaminosa é instigada e somos tentados a reagir de formas semelhantes, mas não devemos proceder assim, pois nos nivelaremos baixo, ficando tão rasos quanto elas.
A
Palavra de Deus além de nos orientar a não pagar a ninguém mal por mal, nem injúria por injúria, nos exorta
a não respondermos ao insensato segundo sua tolice, para que não nos tornemos
semelhantes a ele.
Não
devemos nos deixar vencer pelo mal, mas vencê-lo com o bem, afinal, cada um só
dá o que tem e não somos escravos das provocações que recebemos, antes, através
delas podemos crescer e reagir semelhantemente a Jesus, que venceu o mal com
bem, o errado com o certo, o pecaminoso com o que é santo, a mentira com a
verdade.
- “ Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens; 18 se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens; 19 não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; {ira; de Deus, subentendido } porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor. 20 Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça. 21 Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.” (Rm 12:17-21 RA)
Mantenha-se firme e peça a ajuda do Senhor, pois assim como Ele venceu o mal, também lhe ajudará a vencer, “pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente,” (1Pe 2:23 RA)
Seja proativo, domine-se, governe-se e colherá os bons frutos desta decisão. Não desça aos níveis das baixarias, das agressões, dos maus tratos. Mantenha-se firme nos princípios do Senhor, pois nos ensinou: “Ouvistes que foi dito: Olho por olho, dente por dente. 39 Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra; 40 e, ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa. 41 Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas. 42 Dá a quem te pede e não voltes as costas ao que deseja que lhe emprestes. 43 ¶ Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. 44 Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; 45 para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. 46 Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo? 47 E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo? 48 Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.” (Mt 5:38-48 RA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.