A perversidade é uma característica moral negativa, onde a crueldade e a quebra de regras são adotadas como conduta, sem que haja preocupação com o próximo e nem compaixão. Perversos são falsos, frios, calculistas e tem prazer na dor do outro. Existem pessoas cuja perversidade é explícita, outras são dissimuladas, mas em ambos os casos a malignidade é estrutural, isto é, está no caráter do indivíduo e se manifestará através do fazer o mal sem se sentir mal.
Vejamos alguns destaques a respeito
da perversidade e de como se manifesta em pessoas de má índole que não temem a Deus:
- Perversos
dão maus conselhos, pois querem ver o outro se dá mal: “ Os pensamentos do justo são
retos, mas os conselhos do perverso, engano. (Pv 12:5);
- As
palavras do perverso são emboscadas, isto é, visam destruir a vida do próximo: As palavras dos perversos são
emboscadas para derramar sangue, mas a boca dos retos livra homens. (Pv 12:6);
- Perversos fazem mal até aos animais: “O justo atenta para a vida dos seus animais, mas o coração dos perversos é cruel.” (Pv 12:10 RA)
- Perversos
querem viver dos resultados obtidos por outras pessoas más: “O perverso quer viver do que
caçam os maus, mas a raiz dos justos produz o seu fruto.” (Pv 12:12 RA)
- O caminho dos perversos faz errar e quem anda por ele colherá o mal: “O justo serve de guia para o seu companheiro, mas o caminho dos perversos os faz errar.” (Pv 12:26 RA)
- A perversidade de lábios é característica de pessoas diabólicas: “O homem de Belial, o homem vil, é o que anda com a perversidade na boca,” (Pv 6:12 RA)
- Afaste de você a perversidade de lábios: “Desvia de ti a falsidade da boca e afasta de ti a perversidade dos lábios.” (Pv 4:24 RA)
- Pessoas do diabo maquinam perversidade continuamente: “No seu coração há perversidade; todo o tempo maquina o mal; anda semeando contendas.” (Pv 6:14 RA)
- A língua perversa não tem freios e faz o mal: “A boca do justo produz sabedoria, mas a língua da perversidade será desarraigada.” (Pv 10:31 RA)
- Pessoas perversas não durarão muito: “O homem não se estabelece pela perversidade, mas a raiz dos justos não será removida.” (Pv 12:3 RA)
- Perversos serão desprezados, pois serão descobertos e desmascarados: Segundo o seu entendimento, será louvado o homem, mas o perverso de coração será desprezado.” (Pv 12:8)
- Pessoas perversas serão desprezadas e passarão por grandes vergonhas: “Vindo a perversidade, vem também o desprezo; e, com a ignomínia, a vergonha.” (Pv 18:3 RA)
- Perversos colhem o mal de forma destruidora, pois o que o homem semeia, colhe: Os perversos serão derribados e já não são, mas a casa dos justos permanecerá. (Pv 12:7);
- O mal apanhará o perverso em cheio, isto é, a conta chegará: “Nenhum agravo sobrevirá ao justo, mas os perversos, o mal os apanhará em cheio.” (Pv 12:21 RA)
- Pessoas perversas serão destruídas, sem que haja cura: “O homem de Belial, o homem vil, é o que anda com a perversidade na boca, 13 acena com os olhos, arranha com os pés e faz sinais com os dedos. 14 No seu coração há perversidade; todo o tempo maquina o mal; anda semeando contendas. 15 Pelo que a sua destruição virá repentinamente; subitamente, será quebrantado, sem que haja cura.” (Pv 6:12-15 RA)
Esteja atento a sua índole e peça a Deus para lhe mostrar se há perversidade em seu coração. Caso haja, confesse seu pecado estrutural (caráter), busque a ajuda de Deus para arrepender-se e mudar de natureza, antes que seja tarde. Mas também esteja atento a quem lhe rodeia, pois pessoas perversas são frias e cruéis, por isso podem lhe causar grandes males sem sentirem por isso remorso ou arrependimento. Não seja perverso e afaste-se do perverso, caso contrário, o mal lhe acometerá e destruirá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.