20 de set. de 2024

Provérbios 23. Tema: Seduzidos pelo copo e pelo prato.

           Dentre as maravilhas que Deus nos concede estão os privilégios de comermos e bebermos, principalmente quando os sabores, os cheiros e o visual  nos atraem, contudo, precisamos estar alertas, pois o prato e o copo, podem esconder armadilhas.

  • “ Quando te assentares a comer com um governador, atenta bem para aquele que está diante de ti; 2  mete uma faca à tua garganta, se és homem glutão. 3  Não cobices os seus delicados manjares, porque são comidas enganadoras.” (Pv 23:1-3 RA)
  • “Não olhes para o vinho, quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente.” (Pv 23:31 RA)

          O Espírito Santo nos alerta a como proceder criteriosamente diante daquilo que nos é posto em uma mesa, para que não sejamos “encantados” e vencidos pelos sabores e odores que se nos apresentam.

          Quando formos comer, principalmente diante de autoridades, devemos ser comedidos e atenciosos, pois podemos ser seduzidos e estabelecermos alianças, falarmos demais e até nos comprometermos com o que não deveríamos, sem percebermos o que estamos fazendo, por estarmos focados no que agrada nossos sentidos (visão, paladar, olfato) e não na nossa fé e valores éticos e morais.

          A postura criteriosa também deve existir quanto ao que bebemos, pois podemos ser entorpecidos pelo álcool, ou pelas “drogas verbais” que se nos apresentam e terminarmos perdendo o senso crítico, falando o que não deveríamos, nos complicando e até nos comprometendo com o que não é lícito e conveniente.

          Diante dos riscos que as “comidas e  bebidas” podem nos oferecer sejamos comedidos e criteriosos, pois se não tivermos cuidado podemos ter indigestões e ressacas físicas, espirituais, emocionais e morais.

          Faça como Daniel e resolva não se contaminar com os finos manjares do rei. “Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se. ” (Dn 1:8 RA)

          Cuidado com o que come, como come, quando come e principalmente com quem come, pois a comida e a bebida podem estar envenenadas com gotas de vaidade, corrupção, mentiras e pecados que lhe afastarão do Senhor e do padrão de vida por Ele estabelecidos, pois pode haver "morte na panela".

    

           

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.