31 de mar. de 2023

2 Reis 20. Tema: Tenha cuidado ao se expor.

  •  “Então, Isaías, o profeta, veio ao rei Ezequias e lhe disse: Que foi que aqueles homens disseram e donde vieram a ti? Respondeu Ezequias: De uma terra longínqua vieram, da Babilônia. Perguntou ele: Que viram em tua casa? Respondeu Ezequias: Viram tudo quanto há em minha casa; coisa nenhuma há nos meus tesouros que eu não lhes mostrasse. Então, disse Isaías a Ezequias: Ouve a palavra do SENHOR: Eis que virão dias em que tudo quanto houver em tua casa, com o que entesouraram teus pais até ao dia de hoje, será levado para a Babilônia; não ficará coisa alguma, disse o SENHOR. Dos teus próprios filhos, que tu gerares, tomarão, para que sejam eunucos no palácio do rei da Babilônia.” (2Rs 20:14-18 RA)

 

            Precisamos diferenciar transparência de imprudência. As vezes somos inocentes, nos expomos indevidamente e terminamos sujeitos a extorsões e até perdas, visto que nem sempre as pessoas que temos como dignas na verdade são.

            Ezequias expos sua intimidade aos babilônicos que foram visita-lo e nem imaginava que as informações coletadas gerariam inveja e cobiça, que motivariam o sequestros dos bens em uma invasão futura.

            Tenha cuidado no que fala, pra quem fala e como fala, pois nem todos que pensamos ser dignos de confiança são. Seja criterioso pois prevenir é melhor que remediar.

  •  “No muito falar não falta transgressão, mas o que modera os lábios é prudente.” (Pv 10:19 RA)
  • “Porque dos muitos trabalhos vêm os sonhos, e do muito falar, palavras néscias.” (Ec 5:3 RA)
  • “Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo.” (Tg 3:2 RA)

2 Reis 19. Tema: Quebrantado perante Deus, firme diante dos homens.

  •  “Tendo o rei Ezequias ouvido isto, rasgou as suas vestes, cobriu-se de pano de saco e entrou na Casa do SENHOR.” (2Rs 19:1 RA)

 

          Quando estamos investidos de autoridade precisamos entender que surgirão opositores dentro e fora do povo de Deus. Perante estas afrontas precisamos adotar as posturas corretas que são quebrantamento perante Deus e firmeza perante os homens.

          O quebrantamento perante Deus nos levará a reconhecer nossa pequenez, fragilidade, carência de apoio, confiança em Sua proteção e certeza que que Dele virá o socorro. A firmeza perante os homens fará com que saibam que você sabe quem é o que veio a fazer.

          Estas duas posturas precisam acontecer ao mesmo tempo e sempre movidas pela fé, pois se o Senhor nos colocou como autoridade Dele virá a proteção pra nossas vidas, logo quem se opuser explicita ou implicitamente terá que resolver com quem nos instituiu.

          Senaqueribe rei da Assíria amargou uma derrota enorme por ter afrontado a quem não deveria. Fique atento para não incorrer no mesmo erro, por outro lado fique tranquilo, pois o Senhor é seu refúgio e fortaleza e Dele virá a vitória contra os inimigos externos ou internos.

2 Reis 18. Tema: Finalmente um bom exemplo.

  •  “No terceiro ano de Oséias, filho de Elá, rei de Israel, começou a reinar Ezequias, filho de Acaz, rei de Judá. Tinha vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar e reinou vinte e nove anos em Jerusalém; sua mãe se chamava Abi e era filha de Zacarias. Fez ele o que era reto perante o SENHOR, segundo tudo o que fizera Davi, seu pai. Removeu os altos, quebrou as colunas e deitou abaixo o poste-ídolo; e fez em pedaços a serpente de bronze que Moisés fizera, porque até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso e lhe chamavam Neustã. Confiou no SENHOR, Deus de Israel, de maneira que depois dele não houve seu semelhante entre todos os reis de Judá, nem entre os que foram antes dele. Porque se apegou ao SENHOR, não deixou de segui-lo e guardou os mandamentos que o SENHOR ordenara a Moisés. Assim, foi o SENHOR com ele; para onde quer que saía, lograva bom êxito; rebelou-se contra o rei da Assíria e não o serviu. Feriu ele os filisteus até Gaza e seus limites, desde as atalaias dos vigias até à cidade fortificada.” (2Rs 18:1-8 RA)

 

            Ler a história do rei Ezequias enche nossos olhos e motiva nosso coração, pois podemos perceber que é possível sermos homens e mulheres de Deus em meio a uma história de tantos tropeços e descaminhos.

            Os primeiros relatos sobre Ezequias nos apresentam um homem destemido em relação aos homens e profundamente temente a Deus, visto que enfrentou os problemas de frente, removeu o que precisava e estabeleceu o que era necessário sempre movido pela fé.

            Que possamos ter a fé e ousadia necessárias para que marquemos a história de maneira contundente e sejamos um referencial para as próximas gerações como pessoas que amaram ao Senhor de todo coração, alma, força e entendimento.

2 Reis 17. Tema: Quando terminam as oportunidades.

 “No ano nono de Oséias, o rei da Assíria tomou a Samaria e transportou a Israel para a Assíria; e os fez habitar em Hala, junto a Habor e ao rio Gozã, e nas cidades dos medos.” (2Rs 17:6 RA)

 

               O fato de Deus ser bom, ser amor, ser misericordioso, faz com que muitos de nós suponhamos que sempre nos perdoará e dará novas chances, mas não é assim que “ a banda toca”.

               Chega uma hora que o juízo e a justiça se manifestam e não há mais nada a fazer a não ser sofrer as consequências da nossa obstinação.

               Israel, desde seu início com Jeroboão, optou por andar por caminhos que desagradavam a Deus. Profetas como Elias e Eliseu e muitos outros foram ignorados, perseguidos e distratados, tiveram suas repreensões não observadas e o resultado foi o cativeiro Assírio e de lá Israel se desintegrou.

               Judá, semelhantemente, ignorou a voz profética e também foi levado cativo à Babilônia, sofrendo as dores de sua teimosia e obstinação por 70 anos.

              Em nossos dias a igreja (corpo) e cada cristão em particular tem corrido sérios riscos, pois têm feito escolhas semelhantes as de Judá e Israel se mundanizando, arrumando justificativas para se assemelhar ao mundo e o fim não será diferente aos de Israel e Judá.

      Precisamos entender que não basta sermos povo de Deus, precisamos viver pra glória Dele, seguindo seus mandamentos e propósitos, caso contrário a conta também chegará pra nós. Ouçamos a voz profética que sempre anunciou a mesma mensagem: “ Arrependei-vos e convertei-vos para que sejais perdoados e da parte do Senhor venham tempos de refrigério”.

 

 

30 de mar. de 2023

2 Reis 16. Tema: Admirando o mundo e mundanizando a igreja.

“Então, o rei Acaz foi a Damasco, a encontrar-se com Tiglate-Pileser, rei da Assíria; e, vendo ali um altar, enviou dele ao sacerdote Urias a planta e o modelo, segundo toda a sua obra. Urias, o sacerdote, edificou um altar segundo tudo o que o rei Acaz tinha ordenado de Damasco; assim o fez o sacerdote Urias, antes que o rei Acaz viesse de Damasco. Vindo, pois, de Damasco o rei, viu o altar, chegou-se a ele e nele sacrificou. Queimou o seu holocausto e a sua oferta de manjares, derramou a sua libação e aspergiu o sangue das suas ofertas pacíficas naquele altar. Porém o altar de bronze, que estava perante o SENHOR, tirou ele de diante da casa, de entre o seu altar e a Casa do SENHOR e o pôs ao lado do seu altar, do lado norte. Ordenou também o rei Acaz ao sacerdote Urias, dizendo: Queima, no grande altar, o holocausto da manhã, como também a oferta de manjares da tarde, e o holocausto do rei, e a sua oferta de manjares, e o holocausto de todo o povo da terra, e a sua oferta de manjares, e as suas libações; todo sangue dos holocaustos e todo sangue dos sacrifícios aspergirás nele; porém o altar de bronze ficará para a minha deliberação posterior. Fez Urias, o sacerdote, segundo tudo quanto o rei Acaz lhe ordenara.” (2Rs 16:10-16 RA)

 

               “Não há nada de novo debaixo do sol”. Aquilo que vemos já foi visto e o que fazemos já foi feito. O relato da visita, admiração, cópia e utilização do mundano não é nova. Acaz rei de Judá foi a Damasco, viu um altar pagão, copiou a planta, mandou pra o sacerdote Urias e este fez uma réplica do altar mundano, colocou-o ao lado do altar hebreu e passou a oferecer sacrifícios nele, deixando o altar original.

               Lendo este relato é de ficarmos arrepiados e temerosos de como o mundo pode ganhar espaço na igreja. Tudo começa em uma visita, depois vem a admiração, em seguida vem a cópia, depois o mundano é colocado em pé de igualdade com o que é santo, em seguida o santo é aos poucos substituído pelo mundano e o fim é o naufrágio da fé.

               Este é o enredo da história da mundanização da fé. Assim aconteceu, está acontecendo e vai acontecer com muitos, inclusive conosco se não tivermos cuidado. Talvez já esteja acontecendo e não percebemos. Precisamos pedir ao Espírito Santo para não nos deixar seduzir e nem cair nas astutas ciladas do diabo, pois sorrateiramente pode minar nossa fé como indivíduos, família e igreja, levando-nos ao caos.

                Vejo e ouço muitas críticas e alertas para não nos tornarmos religiosos, mas precisamos também estar atentos para não nos tornarmos mundanos, pois em ambas as situações naufragaremos na fé.

  • “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Rm 12:2 RA)
  • “Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente.” (1Jo 2:15-17 RA)

28 de mar. de 2023

2 Reis 15. Tema: Referencias e destinos.

  • Se ouvires tudo o que eu te ordenar, e andares nos meus caminhos, e fizeres o que é reto perante mim, guardando os meus estatutos e os meus mandamentos, como fez Davi, meu servo, eu serei contigo, e te edificarei uma casa estável, como edifiquei a Davi, e te darei Israel.” (1Rs 11:38 RA)
  •  “Fez o que era mau perante o SENHOR, como tinham feito seus pais; não se apartou dos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, que fez pecar a Israel.” (2Rs 15:9 RA)

 

           Durante a leitura dos livros históricos, principalmente Juízes, Reis e Crônicas percebemos que sempre surgem duas frases que fazem referência ao bom ou mau comportamento dos líderes segundo os referenciais que adotaram. Dentre estes Davi e Jeroboão se destacam, o primeiro como um referencial agradável a Deus e o outro repudiado pelo Senhor.

            Quais tem sido seus referenciais de vida? Em quem você tem se espelhado? Quais os parâmetros que você adota? Quais os critérios que você usa?

            É bom fazermos estas perguntas para que percebamos enquanto é tempo que caminhos estamos percorrendo e a quais destinos chegaremos, visto que caminhos e destinos estão interligados e não existem possibilidades de apartá-los.

            Se seguirmos maus exemplos nosso destino será igual ao deles, isto é, seremos reprovados e condenados por Deus, por outro lado, se seguirmos bons exemplos desfrutaremos das mesmas benesses que eles enfrentaram o obteremos êxitos semelhantes.


27 de mar. de 2023

2 Reis 14 . Tema: O sucesso conspira contra o vencedor.

  •  “Então, Amazias enviou mensageiros a Jeoás, filho de Jeoacaz, filho de Jeú, rei de Israel, dizendo: Vem, meçamos armas. Porém Jeoás, rei de Israel, respondeu a Amazias, rei de Judá: O cardo que está no Líbano mandou dizer ao cedro que lá está: Dá tua filha por mulher a meu filho; mas os animais do campo, que estavam no Líbano, passaram e pisaram o cardo. Na verdade, feriste os edomitas, e o teu coração se ensoberbeceu; gloria-te disso e fica em casa; por que provocarias o mal para caíres tu, e Judá, contigo? Mas Amazias não quis atendê-lo. Subiu, então, Jeoás, rei de Israel, e Amazias, rei de Judá, e mediram armas em Bete-Semes, que está em Judá. Judá foi derrotado diante de Israel, e fugiu cada um para sua casa.” (2Rs 14:8-12 RA)

 

          A linha que separa o sucesso do fracasso é muito fina e basta um pequeno deslize para que um vitorioso se torne um derrotado, por tropeçar na vaidade, no orgulho e na soberba geradas pelas conquistas, levando-o ao chão e a vergonha.

          Amazias, rei de Judá, por ter vencido os edomitas deixou que a soberba tomasse conta do seu coração e provocou o Jeoás, rei de Israel e foi derrotado na batalha passando por um vexame desnecessário, já que havia sido advertido a não agir assim.

          Tenha muito cuidado com o orgulho, a soberba e a vaidade, geradas pelas vitórias e conquistas já obtidas, pelo conhecimento adquirido ou pelo êxito já alcançado. Mantenha-se humilde, reconhecendo que a honra, a glória, o louvor, pertencem única e exclusivamente ao Senhor e que você não é melhor e nem mais santo, ou capaz do que os outros, apenas Deus está lhe usando, pois na verdade não passa de um servo inútil, afinal está fazendo apenas aquilo que deve. Caso contrário, amargará derrotas, vergonhas e perdas.

          Vale ressaltar que na maioria dos casos a soberba, a altivez de espírito e o orgulho não são manifestos em relação a Deus, mas em relação a outros seres humanos, pois passamos a nos achar melhores do que eles já que estamos obtendo melhores resultados.

          Esteja atento a sua natureza pecaminosa, pois é como uma brasa que pode ser soprada por satanás e é capaz de provocar incêndios avassaladores que transformarão em cinzas todas as suas conquistas. Tenha cuidado com os bons resultados, guarde seu coração, cuidado com os elogios, mantenha-se sóbrio, caso contrário o fim  não será como deseja, afinal não somos melhores que os outros, apenas estamos vivendo  momentos diferentes.

  •  “Quebrantarei a soberba da vossa força e vos farei que os céus sejam como ferro e a vossa terra, como bronze.” (Lv 26:19 RA)
  •  “Pelo pecado de sua boca, pelas palavras dos seus lábios, na sua própria soberba sejam enredados e pela abominação e mentiras que proferem.” (Sl 59:12 RA)
  •  “Em vindo a soberba, sobrevém a desonra, mas com os humildes está a sabedoria.” (Pv 11:2 RA)
  • “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda.” (Pv 16:18 RA)
  •  “A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra.” (Pv 29:23 RA)
  • “A soberba do teu coração te enganou, ó tu que habitas nas fendas das rochas, na tua alta morada, e dizes no teu coração: Quem me deitará por terra?” (Ob 1:3 RA)
  •  “porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo.” (1Jo 2:16 RA)
  • “Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Ora, todos estes males vêm de dentro e contaminam o homem.” (Mc 7:21-23 RA)
  • “Qual de vós, tendo um servo ocupado na lavoura ou em guardar o gado, lhe dirá quando ele voltar do campo: Vem já e põe-te à mesa? E que, antes, não lhe diga: Prepara-me a ceia, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois, comerás tu e beberás? Porventura, terá de agradecer ao servo porque este fez o que lhe havia ordenado? Assim também vós, depois de haverdes feito quanto vos foi ordenado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos fazer.” (Lc 17:7-10 RA)

 

 

 

  

            

2 Reis 13. Tema: Homens de Deus também morrem doentes.

  •  “Estando Eliseu padecendo da enfermidade de que havia de morrer, Jeoás, rei de Israel, desceu a visitá-lo, chorou sobre ele e disse: Meu pai, meu pai! Carros de Israel e seus cavaleiros!” (2Rs 13:14 RA)
  •   “Morreu Eliseu, e o sepultaram. Ora, bandos dos moabitas costumavam invadir a terra, à entrada do ano.” (2Rs 13:20 RA)

               Ao contrário do alguns ensinam e muitos acreditam, a bíblia nos mostra que homens e mulheres de Deus estão sujeitos a medos, dores, tribulações, privações e até a morrerem doentes.

               Precisamos entender que o fato de sermos consagrados a Deus não nos torna semideuses e nem inatingíveis, visto que continuamos suscetíveis aos danos causados pelas escolhas de Adão, embora hoje salvos pela graça de Deus.

               O profeta Eliseu realizou milagres , o dobro de Elias, e foi usado para a cura de outras pessoas, porém morreu de uma enfermidade, mas isso não diminuiu sua piedade e fé, pelo contrário, as fortaleceram, pois aguardava pátria superior.

                Caso você venha a enfrentar situações difíceis entenda que isso não significa que Deus lhe rejeitou, ou que tenha algum pecado em sua vida, como pensavam os “amigos de Jó”.          Apenas entenda que como ser humano poderá enfrentar dias maus, mas que pela fé deverá permanecer firme, pois seu redentor vive e por fim se levantará, ainda que para recebe-lo na eternidade como um servo bom e fiel, como fez com Estevão.

  •  “Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, fitou os olhos no céu e viu a glória de Deus e Jesus, que estava à sua direita, e disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, em pé à destra de Deus. Eles, porém, clamando em alta voz, taparam os ouvidos e, unânimes, arremeteram contra ele. E, lançando-o fora da cidade, o apedrejaram. As testemunhas deixaram suas vestes aos pés de um jovem chamado Saulo. E apedrejavam Estêvão, que invocava e dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito! Então, ajoelhando-se, clamou em alta voz: Senhor, não lhes imputes este pecado! Com estas palavras, adormeceu.” (At 7:55-60 RA)

26 de mar. de 2023

2 Reis 12. Tema: Quando negligenciamos perdemos.

  •  “Disse Joás aos sacerdotes: Todo o dinheiro das coisas santas que se trouxer à Casa do SENHOR, a saber, a taxa pessoal, o resgate de pessoas segundo a sua avaliação e todo o dinheiro que cada um trouxer voluntariamente para a Casa do SENHOR, recebam-no os sacerdotes, cada um dos seus conhecidos; e eles reparem os estragos da casa onde quer que se encontrem. Sucedeu, porém, que, no ano vigésimo terceiro do rei Joás, os sacerdotes ainda não tinham reparado os estragos da casa. Então, o rei Joás chamou o sacerdote Joiada e os mais sacerdotes e lhes disse: Por que não reparais os estragos da casa? Agora, pois, não recebais mais dinheiro de vossos conhecidos, mas entregai-o para a reparação dos estragos da casa.” (2Rs 12:4-7 RA)

 

                 As vezes esquecemos que precisamos zelar por aquilo que o Senhor colocou em nossas mãos, caso contrário perderemos e a culpa não será dos outros e sim nossa que fomos negligentes.

                 Assim aconteceu com os sacerdotes nos dias do rei Joás. Os mesmos recebiam o dinheiro que era trazido à casa de Deus e deveriam utilizá-lo para manter o templo bem cuidado, sem sujeira, sem peças quebradas, sem reparos a serem feitos. Porém passaram-se 23 anos e os mesmos não deram a devida manutenção ao templo, por isso perderam o privilégio que tinham e o dinheiro passou pras mãos de outras pessoas.

                  Precisamos entender que toda confiança em nós depositada traz consigo responsabilidades a serem correspondidas, caso contrário perderemos o que nos foi entregue e outros terão que administrar aquilo que negligenciamos.

                  Não seja negligente, desleixado, desatento, procrastinador, em relação ao que Deus colocou em suas mãos, pois se isso acontecer verá outros sendo colocados no lugar que você ocupava, tomando conta daquilo que você cuidava e realizando o que você deveria ter realizado.

  • “Quem é negligente na sua obra já é irmão do desperdiçador.” (Pv 18:9 RA)
  •  “Respondeu-lhe, porém, o senhor: Servo mau e negligente, sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? Cumpria, portanto, que entregasses o meu dinheiro aos banqueiros, e eu, ao voltar, receberia com juros o que é meu. Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o ao que tem dez.” (Mt 25:26-28 RA)
  •  “Não te faças negligente para com o dom que há em ti, o qual te foi concedido mediante profecia, com a imposição das mãos do presbitério.” (1Tm 4:14 RA)
  •  “Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar.” (Tg 1:25 RA)

 

25 de mar. de 2023

2 Reis 11. Tema: A vovó perversa.

  •  “Vendo Atalia, mãe de Acazias, que seu filho era morto, levantou-se e destruiu toda a descendência real. Mas Jeoseba, filha do rei Jorão e irmã de Acazias, tomou a Joás, filho de Acazias, e o furtou dentre os filhos do rei, aos quais matavam, e pôs a ele e a sua ama numa câmara interior; e, assim, o esconderam de Atalia, e não foi morto. Jeoseba o teve escondido na Casa do SENHOR seis anos; neste tempo, Atalia reinava sobre a terra.” (2Rs 11:1-3 RA)

 

             Quando pensamos em um vovô ou em uma  vovó logo vem a nossa mente uma pessoa bondosa, aperfeiçoada pela vida, sensível as necessidades dos mais novas, enfim, uma pessoa querida. No entanto, a vovó Atalia foi o oposto de tudo isso.

             Ao saber que seu filho Acazias havia morrido, a vovó Atalia, filha de Acabe e Jezabel, ao invés de sofrer o luto e chorar de saudade tomou um caminho terrível e matou quase todos os seus netos, sobrando apenas Joás que foi escondido durante 6 anos por sua tia Jeoseba.

             Graças a Deus encontramos na bíblia um exemplo oposto que é o de Lóide, vovó do pastor Timóteo, pois foi um exemplo de fé e conduta para sua filha e neto.

  •  “Dou graças a Deus, a quem, desde os meus antepassados, sirvo com consciência pura, porque, sem cessar, me lembro de ti nas minhas orações, noite e dia. Lembrado das tuas lágrimas, estou ansioso por ver-te, para que eu transborde de alegria pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também, em ti.” (2Tm 1:3-5 RA)

               Você é um vovô ou uma vovó? Peça a Deus que lhe use como um bom exemplo pra seus netos, pois seu testemunho pode impactá-los e conduzi-los a Cristo. Procure aprender com a história de Eunice e nunca siga o exemplo de Atalia, pois através de sua vida muitas coisas maravilhosas podem acontecer na vida se seus queridos netos.

24 de mar. de 2023

2 Reis 10. Tema: Sucesso caricaturado.

  •  “Mas Jeú não teve cuidado de andar de todo o seu coração na lei do SENHOR, Deus de Israel, nem se apartou dos pecados que Jeroboão fez pecar a Israel.” (2Rs 10:31 RA)

 

             O sucesso é perseguido pelo ser humano, visto que a sede por conquistas e vitórias nos faz querer viver. Mas, precisamos ter cuidado com a caricatura do sucesso, isto é, nos destacarmos de forma desordenada, desconformizada com o projeto integral do Senhor que nos propõe uma equilíbrio entre o histórico e o eterno, entre o humano e o divino, entre o terreno e o celestial.

             Jéu foi bem-sucedido em suas empreitadas como guerreiro, conquistador, empreendedor, porém não teve o devido cuidado de andar de todo coração na lei do Senhor. Será que vale a pena ser como ele?

             O fracasso de Jéu na dimensão espiritual aconteceu por não ter se apartado de práticas pecaminosas comuns a seus antecessores. Ele preservou aquilo que Jeroboão, primeiro rei do Norte havia praticado e por isso teve um sucesso caricaturado.

                Rompa com as práticas pecaminosas, com as tradições abomináveis de sua família , as quais são reprovadas por Deus, pois “de que vale o homem ganhar o mundo inteiro e perder sua alma?” De que vale no futuro seus netos, parentes e até companheiros de geração dizerem: “Ele(a) foi bem sucedido(a), mas não terminou seus dias na presença do Senhor”.

23 de mar. de 2023

2 Reis 9. Tema: Deus manda buscar quando quer exaltar.

  1. “Então, o profeta Eliseu chamou um dos discípulos dos profetas e lhe disse: Cinge os lombos, leva contigo este vaso de azeite e vai-te a Ramote-Gileade; em lá chegando, vê onde está Jeú, filho de Josafá, filho de Ninsi; entra, e faze-o levantar-se do meio de seus irmãos, e leva-o à câmara interior. Toma o vaso de azeite, derrama-lho sobre a cabeça e dize: Assim diz o SENHOR: Ungi-te rei sobre Israel. Então, abre a porta, foge e não te detenhas. Foi, pois, o moço, o jovem profeta, a Ramote-Gileade.” (2Rs 9:1-4 RA)

  

            Quando Deus tem algo pra nós ou através de nós, faz por onde sua palavra e seus enviados cheguem aonde estamos, nos entreguem a mensagem ou o que tem pra nós. Assim aconteceu com Jéu, que iria reinar sobre Israel e seria usado para executar juízo contra a casa de Acabe.

            Não fique a procura de pessoas que lhe digam uma palavra ou lhe deem uma oportunidade sem que seja a vontade de Deus. Saiba esperar no Senhor, pois quando chegar o seu tempo Ele mandará alguém a seu encontro e sua vida será transformada. Assim aconteceu com Rebeca, José, Mefibosete, Daniel, Saul, Davi, Jefté, Jeú e muitos homens e mulheres de Deus que souberam esperar e atender ao chamados que lhes foi enviado.

            Ao invés de fazer marketing pessoal pra se promover, deixe que o Espírito Santo lhe promova.

  •       “Perguntou Samuel a Jessé: Acabaram-se os teus filhos? Ele respondeu: Ainda falta o mais moço, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, pois não nos assentaremos à mesa sem que ele venha. Então, mandou chamá-lo e fê-lo entrar. Era ele ruivo, de belos olhos e boa aparência. Disse o SENHOR: Levanta-te e unge-o, pois este é ele. Tomou Samuel o chifre do azeite e o ungiu no meio de seus irmãos; e, daquele dia em diante, o Espírito do SENHOR se apossou de Davi. Então, Samuel se levantou e foi para Ramá.” (1Sm 16:11-13 RA)
  •           “E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Alegra-te, muito favorecida! O Senhor é contigo. Ela, porém, ao ouvir esta palavra, perturbou-se muito e pôs-se a pensar no que significaria esta saudação. Mas o anjo lhe disse: Maria, não temas; porque achaste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus.” (Lc 1:28-31 RA)

22 de mar. de 2023

2 Reis 8. Tema: Coincidência ou providência?

  •  “Falou Eliseu àquela mulher cujo filho ele restaurara à vida, dizendo: Levanta-te, vai com os de tua casa e mora onde puderes; porque o SENHOR chamou a fome, a qual virá sobre a terra por sete anos. Levantou-se a mulher e fez segundo a palavra do homem de Deus: saiu com os de sua casa e habitou por sete anos na terra dos filisteus. Ao cabo dos sete anos, a mulher voltou da terra dos filisteus e saiu a clamar ao rei pela sua casa e pelas suas terras. Ora, o rei falava a Geazi, moço do homem de Deus, dizendo: Conta-me, peço-te, todas as grandes obras que Eliseu tem feito. Contava ele ao rei como Eliseu restaurara à vida a um morto, quando a mulher cujo filho ele havia restaurado à vida clamou ao rei pela sua casa e pelas suas terras; então, disse Geazi: Ó rei, meu senhor, esta é a mulher, e este, o seu filho, a quem Eliseu restaurou à vida. Interrogou o rei a mulher, e ela lhe contou tudo. Então, o rei lhe deu um oficial, dizendo: Faze restituir-se-lhe tudo quanto era seu e todas as rendas do campo desde o dia em que deixou a terra até agora.” (2Rs 8:1-6 RA)

 

            Homens e mulheres que andam em fé e obediência ao Senhor, desfrutam de um grande diferencial, pois em suas vidas não há coincidências e sim providências, isto é, o Senhor “cria” situações que aos olhos naturais são coincidências, mas aqueles que tem “olhos espirituais” percebem que são providência.

             A Sunamita foi uma mulher muito agraciada por Deus através do ministério profético de Eliseu e um dos eventos providenciais de sua vida aconteceu quando voltou da Filístia e foi até o rei de Israel pedir de volta suas terras e para sua surpresa Geazi estava coincidentemente contando a história dela para o rei. As “pedras se encontraram” e o rei mandou que tudo que era dela fosse restituído.

            Ande por fé na presença de Deus, siga as orientações que lhe propuser e tenha certeza que providenciará encontros e desencontros, desde que estas oportunidades lhe proporcionem aquilo que está reservado para você e para os seus.

21 de mar. de 2023

2 Reis 7. Tema: Quem duvida perde a vida, come um prato de ...

  •  “Então, disse Eliseu: Ouvi a palavra do SENHOR; assim diz o SENHOR: Amanhã, a estas horas mais ou menos, dar-se-á um alqueire de flor de farinha por um siclo, e dois de cevada, por um siclo, à porta de Samaria. Porém o capitão a cujo braço o rei se apoiava respondeu ao homem de Deus: Ainda que o SENHOR fizesse janelas no céu, poderia suceder isso? Disse o profeta: Eis que tu o verás com os teus olhos, porém disso não comerás.” (2Rs 7:1-2 RA)

 

             Após um período de fome em Samaria, o Senhor usa o profeta Eliseu para anunciar o futuro saboroso que estava para acontecer, onde a fome seria substituída pela satisfação, a escassez pela abundância, a falta pela fatura, o dissabor pelas delícias.

             Mas, ao lado do rei havia um oficial que duvidou que isso pudesse acontecer, por isso recebeu uma profecia inversa, quando Eliseu afirmou que devido a incredulidade este milagre seria presenciado porém não desfrutado por aquele militar.

             Tenha cuidado com a incredulidade! Ela lhe afastará de Deus e das Suas bênçãos. Cuidado com o que fala, pois “por suas palavras será justificado ou condenado”. Peça a Deus um coração crédulo e uma boca profética, caso contrário, verá a glória de Deus, mas, dela não participará. Verá os milagres de Deus, mas deles não desfrutará. Por isso, enquanto outros reviverão e adoçarão suas vidas, você se frustrará, amargurará e até morrerá, vendo a bondade de Deus na vida dos outros, enquanto você é pisoteado por sua incredulidade.

 

 

20 de mar. de 2023

2 Reis 6. Tema: Tornando-se invisível.

  •  “E, como desceram contra ele, orou Eliseu ao SENHOR e disse: Fere, peço-te, esta gente de cegueira. Feriu-a de cegueira, conforme a palavra de Eliseu.” (2Rs 6:18 RA)

 

               As vezes desejamos e até precisamos ser percebidos pelas pessoas, para que tenhamos oportunidades e possamos avançar ou alavancar nossas vidas, porém em outras situações precisamos ser ou ficar invisíveis, para que estejamos protegidos

               O profeta Eliseu soube como e quando orar para que seus inimigos não o vissem, pois pediu a Deus para que ferisse de cegueira os homens de Ben-Hadade que vieram contra ele em Dotã.

               Peça a Deus para fechar os olhos, “cegar”, aquelas pessoas que querem lhe armar emboscadas, lhe fazer um mal ou lhe prejudicar, mas também peça ao Senhor para abrir os olhos de quem precisa ver o bem, as virtudes e as qualidades que você tem , pois se estes milagres acontecerem muitas realidades serão proporcionadas para sua vida.

18 de mar. de 2023

2 Reis 5. Tema: Anônima, porém ousada e usada por Deus.

  •  “Saíram tropas da Síria, e da terra de Israel levaram cativa uma menina, que ficou ao serviço da mulher de Naamã. Disse ela à sua senhora: Tomara o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra. Então, foi Naamã e disse ao seu senhor: Assim e assim falou a jovem que é da terra de Israel.” (2Rs 5:2-4 RA)

 

                 Particularmente fico impressionado com a grande quantidade de personagens bíblicos que foram usados por Deus e não tiveram seus nomes registrados. Isto me ensina que a obra de Deus também é feita por anônimos, isto é , pessoas cujos nomes não conhecemos na terra, mas que são conhecidos no céu.

                 A jovem escrava que foi abruptamente foi levada para casa de Naamã, assim como os soldados que o aconselharam a ouvir o profeta Eliseu, foram pessoas que não saberemos seus nomes até que cheguemos ao céu, embora por lá já sejam conhecidos.

                  Talvez você seja um anônimo, isto é, alguém que as pessoas nem sabem seu nome, mas isto não significa que para Deus você não seja importante. Talvez você seja estrategicamente escolhido para chegar aonde famosos não poderiam chegar e falar o que poucos poderão ouvir.

                    Por isso, continue firme. Não perca oportunidades, pois certamente foi Deus que lhe colocou perto de quem poucos podem chegar, para falar o que poucos podem ouvir. Por outro lado, não ignore as pessoas simples que Deus colocou ao seu lado, pois elas podem lhe ensinar verdades eternas que mudarão sua vida também aqui na terra.

2 Reis 4. Tema: Profeta endividado.

  • “Certa mulher, das mulheres dos discípulos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que ele temia ao SENHOR. É chegado o credor para levar os meus dois filhos para lhe serem escravos.” (2Rs 4:1 RA)

 

               O fato de sermos homens e mulheres de Deus não significa que sejamos bons administradores, ou que não possamos ser surpreendidos por eventualidades que comprometam nossas finanças.  Um exemplo desta realidade é encontrado na história da mulher que vai à procura de Eliseu precisando de um milagre, pois seu marido, um profeta, havia morrido e deixado uma dívida que estava pondo em risco a vida da família.

                Sabemos que surpresas acontecem tais como acidentes, doenças, perda de emprego, etc. e como quase sempre não temos como evitá-las as situações precisamos procurar nos preparar caso aconteçam. Para tanto, devemos procurar ter seguro de vida, plano de saúde, uma reserva em dinheiro, algum patrimônio que possa ser vendido e até plano funerário, pois nos socorrerão.

                Caso não tenhamos como ter uma reserva estratégica ou estes mecanismos de proteção, precisamos entender que servimos Aquele que pode nos socorrer e nos ajudar a resolver problemas. Contudo, para tanto, precisaremos ter  humildade para pedir e aceitar ajuda, buscar e acatar orientações.

                A viúva do profeta que deixou uma dívida, teve a humildade de buscar as orientações do profeta Eliseu, mas também teve a prontidão de seguir suas orientações, por isso pode resolver seus problemas e se reabastecer para ter como viver no futuro.

                Você foi acometido de uma situação que fugiu do seu controle? Seja humilde, busque ajuda, aceite ajuda, obedeça orientações e verá os milagres de Deus de forma surpreendente, pois Ele sempre faz “infinitamente mais do que tudo que pedimos ou pensamos, segundo seu poder que opera em nós”.

17 de mar. de 2023

2 Reis 3. Tema: Louvor e unção profética caminham juntos.

 “Ora, pois, trazei-me um tangedor. Quando o tangedor tocava, veio o poder de Deus sobre Eliseu.” (2Rs 3:15 RA)

 

         Um dos grandes mistérios que nem todos os crentes, músicos e cantores sabem é que o louvor e a unção profética caminham juntos. Quando há verdadeiro louvor e adoração a presença de Deus é atraída e manifesta, gerando uma atmosfera celestial na terra e palavras proféticas, arrependimento, direcionamentos, milagres, curas e mudanças de vidas acontecem,  visto que, Deus procura adoradores que o adorem em espírito e em verdade e habita no meio dos louvores do Seu povo.

         Quando o tangedor tocava a unção profética veio à Eliseu (2Rs 3:15 RA). Quando Davi tocava o demônio que atormentava Saul não aguentava (1Sm 16:14-23 RA), quando Paulo e Silas cantavam cadeias foram quebradas e vidas foram salvas  (At 16:25-33 RA).

         Por isso quando há pecado na equipe de louvor, nos líderes ou na Igreja, não há unção profética, o céu e a terra não se encontram e o culto se torna abominável aos olhos de Deus, ainda que agradável aos olhos e ouvidos dos homens, já que Deus não suporta ajuntamento solene associado ao pecado.

         Procure estudar sobre a seriedade e a santidade no louvor e do louvor e daqueles que o entoam. Vá além da música, das técnicas, dos equipamentos e instrumentos. Procure descobrir o sobrenatural que está vinculado ao louvor e consequentemente desfrutará das benesses que serão advindas.

         Mas tenha cuidado, pois a presença de Deus que se manifesta num ambiente profético cura, mas também deixa estéril (Mical, 2  Sm 2:23 ), ressuscita e mata (Ananias e Safira, At 5), liberta mas também denuncia demônios, salva mas condena ao inferno (Gadareno, Mc 5). Não brinque com Deus, nem com o diabo, nem com o pecado, nem com sua vida e nem com a vida dos outros.

 

  • “Ouvi a palavra do SENHOR, vós, príncipes de Sodoma; prestai ouvidos à lei do nosso Deus, vós, povo de Gomorra. De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios?  — diz o SENHOR. Estou farto dos holocaustos de carneiros e da gordura de animais cevados e não me agrado do sangue de novilhos, nem de cordeiros, nem de bodes. Quando vindes para comparecer perante mim, quem vos requereu o só pisardes os meus átrios? Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e também as Festas da Lua Nova, os sábados, e a convocação das congregações; não posso suportar iniqüidade associada ao ajuntamento solene. As vossas Festas da Lua Nova e as vossas solenidades, a minha alma as aborrece; já me são pesadas; estou cansado de as sofrer. Pelo que, quando estendeis as mãos, escondo de vós os olhos; sim, quando multiplicais as vossas orações, não as ouço, porque as vossas mãos estão cheias de sangue. Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer o mal. Aprendei a fazer o bem; atendei à justiça, repreendei ao opressor; defendei o direito do órfão, pleiteai a causa das viúvas. Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã. Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra. Mas, se recusardes e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do SENHOR o disse.” (Is 1:10-20 RA)
  • “Tendo-se retirado de Saul o Espírito do SENHOR, da parte deste um espírito maligno o atormentava. Então, os servos de Saul lhe disseram: Eis que, agora, um espírito maligno, enviado de Deus, te atormenta. Manda, pois, senhor nosso, que teus servos, que estão em tua presença, busquem um homem que saiba tocar harpa; e será que, quando o espírito maligno, da parte do SENHOR, vier sobre ti, então, ele a dedilhará, e te acharás melhor. Disse Saul aos seus servos: Buscai-me, pois, um homem que saiba tocar bem e trazei-mo. Então, respondeu um dos moços e disse: Conheço um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é forte e valente, homem de guerra, sisudo em palavras e de boa aparência; e o SENHOR é com ele. Saul enviou mensageiros a Jessé, dizendo: Envia-me Davi, teu filho, o que está com as ovelhas. Tomou, pois, Jessé um jumento, e o carregou de pão, um odre de vinho e um cabrito, e enviou-os a Saul por intermédio de Davi, seu filho. Assim, Davi foi a Saul e esteve perante ele; este o amou muito e o fez seu escudeiro. Saul mandou dizer a Jessé: Deixa estar Davi perante mim, pois me caiu em graça. E sucedia que, quando o espírito maligno, da parte de Deus, vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa e a dedilhava; então, Saul sentia alívio e se achava melhor, e o espírito maligno se retirava dele.” (1Sm 16:14-23 RA)
  • “Contudo, tu és santo, entronizado entre os louvores de Israel.” (Sl 22:3 RA)
  • “Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.” (Jo 4:23-24 RA)
  • “Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam. De repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as portas, e soltaram-se as cadeias de todos. O carcereiro despertou do sono e, vendo abertas as portas do cárcere, puxando da espada, ia suicidar-se, supondo que os presos tivessem fugido. Mas Paulo bradou em alta voz: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos! Então, o carcereiro, tendo pedido uma luz, entrou precipitadamente e, trêmulo, prostrou-se diante de Paulo e Silas. Depois, trazendo-os para fora, disse: Senhores, que devo fazer para que seja salvo? Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa. E lhe pregaram a palavra de Deus e a todos os de sua casa. Naquela mesma hora da noite, cuidando deles, lavou-lhes os vergões dos açoites. A seguir, foi ele batizado, e todos os seus.” (At 16:25-33 RA)

14 de mar. de 2023

2 Reis 2. Tema: Determinado a ser abençoado.

  •  “Disse Elias a Eliseu: Fica-te aqui, porque o SENHOR me enviou a Betel. Respondeu Eliseu: Tão certo como vive o SENHOR e vive a tua alma, não te deixarei. E, assim, desceram a Betel.” (2Rs 2:2 RA)
  •   “Disse Elias a Eliseu: Fica-te aqui, porque o SENHOR me enviou a Jericó. Porém ele disse: Tão certo como vive o SENHOR e vive a tua alma, não te deixarei. E, assim, foram a Jericó.” (2Rs 2:4 RA)
  •   “Disse-lhe, pois, Elias: Fica-te aqui, porque o SENHOR me enviou ao Jordão. Mas ele disse: Tão certo como vive o SENHOR e vive a tua alma, não te deixarei. E, assim, ambos foram juntos.” (2Rs 2:6 RA)

 

           Existem muitas maneiras de sermos provados na vida, uma das mais dolorosas, porém mais eficazes, são os NÃOS que recebemos.

           Assim aconteceu com o profeta Eliseu quando queria receber a unção de Elias para cumprir seu ministério profético, pois o próprio Elias procurou dissuadi-lo a não estar consigo, mas o novo profeta fez questão de não ceder aos nãos que recebeu.

           Como você tem reagido aos nãos que lhe dizem, as portas batidas em seu rosto, as palavras negativas que lhe dizem? Talvez elas estejam lhe provando pra ver se realmente quer o que afirma desejar.

            Fique atento e não desanime, pois por trás de um não enfático pode estar um sim profético.

2 Reis 1. Tema: Buscando no mundo o que teria em Deus.

             “E caiu Acazias pelas grades de um quarto alto, em Samaria, e adoeceu; enviou mensageiros e disse-lhes: Ide e consultai a Baal-Zebube, deus de Ecrom, se sararei desta doença. Mas o Anjo do SENHOR disse a Elias, o tesbita: Dispõe-te, e sobe para te encontrares com os mensageiros do rei de Samaria, e dize-lhes: Porventura, não há Deus em Israel, para irdes consultar Baal-Zebube, deus de Ecrom? Por isso, assim diz o SENHOR: Da cama a que subiste, não descerás, mas, sem falta, morrerás. Então, Elias partiu.” (2Rs 1:2-4 RA)

          O abandono da fé não é uma novidade do século 21. Não é sem razões que a Bíblia fala tanto da necessidade de perseverança, visto que muitos que começam bem terminam mal, por isso de perdem eternamente.

  • “E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos. Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo.” (Mt 24:12-13 RA)

           Acazias, rei de Israel,  filho de Acabe, ao adoecer buscou cura em Baal e não em Deus, por isso recebeu o veredito de morte, por parte de Elias. Tenha cuidado para não estar fazendo o mesmo, isto é, deixando de buscar em Deus as soluções para buscar nos homens, nos bens, no dinheiro, no conhecimento ou em outros deuses, pois agindo assim estará buscando no lugar  errado as soluções para sua vida e o fim não será o desejado.

          Busque no Senhor e no Evangelho o que falta em sua vida. Não pegue atalhos, nem se deixe levar por sofismas, pois lhe conduzirão à apostasia e perdição eterna. Lembre-se que “todas as suas fontes são em Deus (Sl 87:7)” e Dele virá o verdadeiro socorro(Sl 121:2). “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” (Jo 8:36 RA)

           Não busque a verdade na mentira, a salvação na perdição, a paz no conflito, amor no ódio. Não busque santidade no pecado, nem muito menos a vida eterna onde há morte eterna, enfim, não busque em Baal, aquilo que você só encontrará em Jesus.

 

 

13 de mar. de 2023

1 Reis 22. Tema: O profeta odiado.

  •  “Respondeu o rei de Israel a Josafá: Há um ainda, pelo qual se pode consultar o SENHOR, porém eu o aborreço, porque nunca profetiza de mim o que é bom, mas somente o que é mau. Este é Micaías, filho de Inlá. Disse Josafá: Não fale o rei assim.” (1Rs 22:8 RA)

 

            Ser profeta é um dos ministérios mais duros a ser exercido na igreja, principalmente porque o proclamador da vontade de Deus é responsável por denunciar os pecados, os erros e consequências da desobediência. Além disso, precisará apontar o caminho que agrada ao Senhor, o que nem sempre soa bem aos ouvidos dos homens e mulheres altivos e independentes que querem guiar suas próprias vidas. Mas também existem os falsos profetas que mentem, bajulam, enganam,  ao invés de falarem a verdade.

            Acabe rei de Israel tinha a seu serviço 400 “profetas”, homens vendidos e corrompidos pelas benesses do palácio, que profetizavam aquilo que ele queria ouvir, mas tinha um que era seu calo, pois dizia aquilo que Deus mandava, fato este que contrariava o rei-pecador que mandou prendê-lo, este profeta se chamava Micaias.

             Micais, Elias, Jeremias, Ezequiel, João Batista e muitos outros,  foram e são profetas que gozavam da simpatia de Deus e antipatia de alguns homens, por dizerem “Assim diz o Senhor”, a quem muitas vezes não queriam ouvir o que precisam ouvir.

             Peça a Deus pra colocar perto de você pessoas que possam ser profetas em sua vida , isto é, denunciem seus pecados para que haja transformação e não perdição. Mas também peça graça, pois você pode ser o profeta de Deus para a vida de outras pessoas e estas terão a oportunidade de consertarem suas vidas e redirecionarem suas rotas. Mas, lembre-se o preço será alto, porém do Senhor virá sua recompensa.


1 Reis 21. Tema: Espírito de Jezabel dentro da Igreja

  •  “Também de Jezabel falou o SENHOR: Os cães devorarão Jezabel dentro dos muros de Jezreel.” (1Rs 21:23 RA)

             Jezabel foi uma das mulheres mais perversas da história bíblica. Está associada a pecados como manipulação, distorção da verdade, imoralidade sexual, afronta as autoridades espirituais instituídas por Deus, rebeldia  e obstinação de coração. 

             No Novo Testamento Jezabel é citada por Jesus no livro do apocalipse, como sendo um espírito maligno dentro da igreja, irritando e provocando a ira e o juízo do Eterno para os que se deixam seduzir e praticar o que é abominável.

             Em nossos dias, o “espírito” (demônio, potestade) de Jezabel tem atuado intensamente dentro e fora da Igreja, levando pessoas a praticarem pecados que as enlaçam, escravizam, envergonham e as deixam com coração endurecido e cínicas ( sem escrúpulos, desavergonhado, sarcástico, mau caráter). 

             Aqueles que estão na prática de pecados como imoralidade sexual, rebeldia contra autoridades espirituais instituídas por Deus, manipulação da verdade, obstinação de coração, indiferença espiritual, deboche das consequências dos pecados, cinismo e outros semelhantes,  experimentarão do juízo de Deus se não se arrependerem caso não se arrependam. 

             Elias profetizou contra Jezabel e ela teve um fim trágico e  assim será com seus seguidores. Vigie para que não cair nos laços deste demônio, e se já caiu clame por misericórdia, busque arrependimento e aproveite a oportunidade que Deus está lhe concedendo, caso contrário, não reclame do que está por vir, pois experimentará do juízo de Deus, pois Ele ama a Igreja e pune os que a maculam.

  •  “Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos. Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela, todavia, não quer arrepender-se da sua prostituição. Eis que a prostro de cama, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela incita. Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras.” (Ap 2:20-23 RA) 

12 de mar. de 2023

1 Reis 20. Tema: Não se gabe da vitória que ainda não conquistou.

  •  “Porém o rei de Israel respondeu e disse: Dizei-lhe: Não se gabe quem se cinge como aquele que vitorioso se descinge.” (1Rs 20:11 RA)

 

              Ser moderado e prudente no uso das palavras  é uma virtude a ser buscada e cultivada por todos aqueles que temem ao Senhor, afinal está escrito:“A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda.” (Pv 16:18 RA)

              Ben-Hadade, rei da Síria, tomado de soberba afrontou Acabe e gabou-se de uma vitória que ainda não havia obtido, por isso foi alertado pelo rei de Israel, para não se gabar da vitória antes que dela tivesse voltado da batalha. “Porém o rei de Israel respondeu e disse: Dizei-lhe: Não se gabe quem se cinge como aquele que vitorioso se descinge.” (1Rs 20:11 RA)

              O rei da Síria foi derrotado duas vezes pelo exército de Israel, pois do Senhor veio sua derrota, devido a arrogância de suas palavras. “Eles feriram, cada um ao homem que se lhe opunha; os siros fugiram, e Israel os perseguiu; porém Ben-Hadade, rei da Síria, escapou a cavalo, com alguns cavaleiros.” (1Rs 20:20 RA) “Os restantes fugiram para Afeca e entraram na cidade; e caiu o muro sobre os vinte e sete mil homens que restaram. Ben-Hadade fugiu, veio à cidade e se escondia de câmara em câmara.” (1Rs 20:30 RA)

              Não fale do futuro com arrogância. Não se ache vencedor antes da luta. O mais sábio é proceder com humildade e esperar que o Senhor lhe conceda a vitória. Agindo assim, evitará constrangimentos e vergonha. Não confie em seus estudos, seu conhecimento, sua experiência, seu dinheiro, sua posição, pois nada disso garantirá sua vitória.

              Seja humilde e não confunda fé com soberba e altivez de espírito. Não seja presunçoso. A fé é uma atitude de humildade e confiança de que o Senhor nos concederá algo, desde que seja da Sua vontade. Por isso, seja comedido em suas falas, espere o fim da batalha, o resultado do concurso, a conclusão da obra, o fim da jornada, sempre estando consciente que:

  •  “Uns confiam em carros, outros, em cavalos; nós, porém, nos gloriaremos em o nome do SENHOR, nosso Deus.” (Sl 20:7 RA)
  •  “O cavalo prepara-se para o dia da batalha, mas a vitória vem do SENHOR.” (Pv 21:31 RA)
  •  “Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia.” (Rm 9:16 RA)
  •  “Porque não ousamos classificar-nos ou comparar-nos com alguns que se louvam a si mesmos; mas eles, medindo-se consigo mesmos e comparando-se consigo mesmos, revelam insensatez. Nós, porém, não nos gloriaremos sem medida, mas respeitamos o limite da esfera de ação que Deus nos demarcou e que se estende até vós. Porque não ultrapassamos os nossos limites como se não devêssemos chegar até vós, posto que já chegamos até vós com o evangelho de Cristo; não nos gloriando fora de medida nos trabalhos alheios e tendo esperança de que, crescendo a vossa fé, seremos sobremaneira engrandecidos entre vós, dentro da nossa esfera de ação, a fim de anunciar o evangelho para além das vossas fronteiras, sem com isto nos gloriarmos de coisas já realizadas em campo alheio. Aquele, porém, que se gloria, glorie-se no Senhor. Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva, e sim aquele a quem o Senhor louva.” (2Co 10:12-18 RA)
  •  “Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo. Agora, entretanto, vos jactais das vossas arrogantes pretensões. Toda jactância semelhante a essa é maligna. Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando.” (Tg 4:13-17 RA)