9 de dez. de 2022

Juízes 9. Tema: Sua omissão oportuniza a destruição.

  Avisado disto, Jotão foi, e se pôs no cimo do monte Gerizim, e em alta voz clamou, e disse-lhes: Ouvi-me, cidadãos de Siquém, e Deus vos ouvirá a vós outros. 8  Foram, certa vez, as árvores ungir para si um rei e disseram à oliveira: Reina sobre nós. 9  Porém a oliveira lhes respondeu: Deixaria eu o meu óleo, que Deus e os homens em mim prezam, e iria pairar sobre as árvores? 10  Então, disseram as árvores à figueira: Vem tu e reina sobre nós. 11  Porém a figueira lhes respondeu: Deixaria eu a minha doçura, o meu bom fruto e iria pairar sobre as árvores? 12  Então, disseram as árvores à videira: Vem tu e reina sobre nós. 13  Porém a videira lhes respondeu: Deixaria eu o meu vinho, que agrada a Deus e aos homens, e iria pairar sobre as árvores? 14  Então, todas as árvores disseram ao espinheiro: Vem tu e reina sobre nós. 15  Respondeu o espinheiro às árvores: Se, deveras, me ungis rei sobre vós, vinde e refugiai-vos debaixo de minha sombra; mas, se não, saia do espinheiro fogo que consuma os cedros do Líbano.” (Jz 9:7-15 RA)

 

           A omissão é mais devastadora do que pensamos, pois dará oportunidade ao surgimento, manutenção, expansão e perpetuação do mal.

          Todo cristão verdadeiro tem a preocupação de não praticar o que é errado, mas nem sempre existe a mesma preocupação quanto ao risco de não fazer o que é certo.

           Quando pessoas honestas, verdadeiras, comprometidas com o direito não ocupam os devidos lugares na sociedade, permitem que desonestos, mentirosos e injustos ocupem tais posições e tragam consigo o mal, a assolação, a desolação.

            Jotão fez uso de uma parábola para alertar os hebreus quanto a omissão dos bons e a oportunização para os maus. O interessante é que o justo que se omite, também sofrerá os danos do governo dos maus.

            Por vezes encontramos na igreja e sociedade pessoas que tem plenas condições de assumirem cargos e desempenharem bons serviços, mas, muitas delas se omitem e argumentam que estão ocupadas, cansadas e até desanimadas. Não percebem elas que, tais posicionamentos deixam lacunas para serem preenchidas por quem não deveria devido a imaturidade, falta de conteúdo e em alguns casos por serem mau caráter.

            A omissão é algo tão sério que para Deus, aquele que sabe fazer o bem e não faz está pecando: “Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando.” (Tg 4:17 RA)

            Você tem sido omisso diante das necessidades e possibilidades?  Veja o que nos orienta a Palavra de Deus:

  •  “Não te furtes a fazer o bem a quem de direito, estando na tua mão o poder de fazê-lo.” (Pv 3:27 RA)
  •  “Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens;” (Rm 12:17 RA)
  •  “E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos.” (Gl 6:9 RA)

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.