19 de dez. de 2022

Juízes 17. Tema: Quem não tem rei, faz o que quer.

 ·         “Naqueles dias, não havia rei em Israel; cada qual fazia o que achava mais reto.” (Jz 17:6 RA)

             A ausência de autoridades reais e legais faz com que cada um governe sua própria vida, faça o que quer, estabeleça suas próprias leis, determine o rumo da sua história, enfim, crie seu próprio “reino”, assenhoreando-se da própria vida.

            Assim era Israel nos tempos que se intercalavam os juízes. As pessoas, famílias e nação, era regidas segundo o entendimento e interesses dos indivíduos, gerando um caos espiritual, moral, social e político.

            Quando não existem autoridades sobre nossas vidas, cada um se faz autoridade tornando-se um “rei” e no “seu reino” faz o que quer, como quer, quando quer, com quem quer, e neste contexto o caos e o mal se estabelecem, já que todos os seres humanos tem uma natureza pecaminosa.

            Frases como “ninguém manda na minha vida”, “não devo satisfação a ninguém”, “não se meta”, “faço o que quero”, “vou aonde quero”, “digo o que quero pois sei muito bem o devo fazer” e outras semelhantes,  revelam a ausência de senhorio externo, consequentemente a ausência do governo de Cristo em suas vidas, afinal, “Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou.” (2Tm 2:4 RA). Pessoas que usam estas expressões de independência revelam que de fato não são cristãs, embora muitas vezes sejam religiosas,  pois tais palavras são incompatíveis com o Evangelho. 

            Cristãos são homens e mulheres cujo propósito de vida é agradar a Cristo e não a si mesmos. Homens e mulheres de Deus confessam interiormente e exteriormente o mesmo que disse João Batista: “Convém que ele cresça e que eu diminua.” (Jo 3:30 RA)

            Veja o que disse Jesus e reflita se realmente você é um cristão:

  •  “Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?” (Lc 6:46 RA)
  •  “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. 22  Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? 23  Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade.” (Mt 7:21-23 RA)
  • “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.” (Mt 6:24 RA)
  • “Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me.” (Lc 9:23 RA)
  • “E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências.” (Gl 5:24 RA)

              Não se auto engane e nem se deixe enganar por terceiros, sem o senhorio de Cristo sobre sua vida você não é de fato um cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.