23 de dez. de 2022

Juízes 21. Tema: Desgovernados consequentemente desastrados.

  • “Naqueles dias, não havia rei em Israel; cada um fazia o que achava mais reto.” (Jz 21:25 RA)
  • “Não havendo sábia direção, cai o povo, mas na multidão de conselheiros há segurança.” (Pv 11:14 RA)

              A ausência de governo é promotora de desastres e a ausência de um governo temente a Deus é uma catástrofe. Assim viveu Israel durante anos, um verdadeiro caos, onde cada um era seu próprio governante e juiz.

             Considerando que todos seres humanos tem uma natureza pecaminosa e que governos e leis devem trabalhar pela implantação e manutenção da justiça e ordem, um povo desgovernado segue a passos largos para o abismo moral, econômico, social e principalmente espiritual.

            Assim viveu Israel nos intervalos entre os juízes, assim tem vivido nossa geração, que o Senhor levante homens e mulheres que queiram ser governados por Ele, para que possamos viver melhor.

             Textos para refletir:

  • “ Porque Jerusalém está arruinada, e Judá, caída; porquanto a sua língua e as suas obras são contra o SENHOR, para desafiarem a sua gloriosa presença. 9 O aspecto do seu rosto testifica contra eles; e, como Sodoma, publicam o seu pecado e não o encobrem. Ai da sua alma! Porque fazem mal a si mesmos.” (Is 3:8-9 RA)
  •   Tu, pois, não intercedas por este povo, nem levantes por ele clamor ou oração, nem me importunes, porque eu não te ouvirei. 17  Acaso, não vês tu o que andam fazendo nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém? 18  Os filhos apanham a lenha, os pais acendem o fogo, e as mulheres amassam a farinha, para se fazerem bolos à Rainha dos Céus; e oferecem libações a outros deuses, para me provocarem à ira. 19  Acaso, é a mim que eles provocam à ira, diz o SENHOR, e não, antes, a si mesmos, para a sua própria vergonha? 20  Portanto, assim diz o SENHOR Deus: Eis que a minha ira e o meu furor se derramarão sobre este lugar, sobre os homens e sobre os animais, sobre as árvores do campo e sobre os frutos da terra; arderá e não se apagará.” (Jr 7:16-20 RA)
  •  “Então, se lembrarão de mim os que dentre vós escaparem entre as nações para onde foram levados em cativeiro; pois me quebrantei por causa do seu coração dissoluto, que se desviou de mim, e por causa dos seus olhos, que se prostituíram após os seus ídolos. Eles terão nojo de si mesmos, por causa dos males que fizeram em todas as suas abominações.” (Ez 6:9 RA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.