7 de dez. de 2022

Juízes 5. Tema: Voluntariedade e expressividade

         Ser voluntário  é agir movido por amor e fé em relação ao Senhor e aquilo que é do Seu agrado. Pessoas voluntárias são diferentes e agem de maneiras diferenciadas, por terem dentro de si razões a mais para procederem, por isso são intensas no que fazem e consequentemente geram resultados maiores e melhores.

         Pessoas com a mentalidade de escravos não agem voluntariamente e sim por pressão e obrigação. Pessoas com mentalidade egoístas não conseguem ser felizes, pois agem por medo, ganância, obrigação, interesses pessoais e todas estas motivações contaminam o que fazem.

         O serviço não voluntário nunca será semelhante ao voluntário, pois não é realizado por amor e devoção, visto que tem origem de fora pra dentro, enquanto o voluntário é fruto da fé e do amor, por isso faz grande bem não apenas a quem recebe, mas também a quem o pratica. “E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, NADA DISSO ME APROVEITARÁ.” (1Co 13:3 RA)

         Peça a Deus para lhe conceder a graça de ser cheio de amor, pois só assim, terá voluntariedade na sua dedicação a Ele e a tudo que a Ele se refere. Pessoas voluntárias são diferentes, doam de forma diferente, fazem a obra de maneira diferente e são aceitas pelo Senhor de maneira diferente.

         Débora atribuiu o sucesso da campanha contra Sísera a voluntariedade dos chefes, dos  comandantes e do povo, que voluntariamente foi à guerra:

  • “Desde que os chefes se puseram à frente de Israel, e o povo se ofereceu voluntariamente, bendizei ao SENHOR.” (Jz 5:2 RA)
  • “Meu coração se inclina para os comandantes de Israel, que, voluntariamente, se ofereceram entre o povo; bendizei ao SENHOR.” (Jz 5:9 RA)

          Davi tinha tanta consciência disso que pediu a restauração da voluntariedade de espírito e  orientou Salomão a ter um coração voluntário:

  • “Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário.” (Sl 51:12 RA)
  • “Tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai e serve-o de coração íntegro e alma voluntária; porque o SENHOR esquadrinha todos os corações e penetra todos os desígnios do pensamento. Se o buscares, ele deixará achar-se por ti; se o deixares, ele te rejeitará para sempre.” (1Cr 28:9 RA)

          Juntamente com seu povo, Davi se alegrou com tudo que foi feito voluntariamente para a obra de Deus:

  • “O povo se alegrou com tudo o que se fez voluntariamente; porque de coração íntegro deram eles liberalmente ao SENHOR; também o rei Davi se alegrou com grande júbilo.” (1Cr 29:9 RA)

          Moisés orientava ao povo trazer ofertas voluntariamente ao Senhor e muitos assim o fizeram:

  • “Tomai, do que tendes, uma oferta para o SENHOR; cada um, de coração disposto, voluntariamente a trará por oferta ao SENHOR: ouro, prata, bronze,” (Êx 35:5 RA)
  • “Os filhos de Israel trouxeram oferta voluntária ao SENHOR, a saber, todo homem e mulher cujo coração os dispôs para trazerem uma oferta para toda a obra que o SENHOR tinha ordenado se fizesse por intermédio de Moisés.” (Êx 35:29 RA)

          Joás orientou aos sacerdotes fazerem a obra na casa de Deus com as ofertas que fossem trazidas voluntariamente:

  • “ Disse Joás aos sacerdotes: Todo o dinheiro das coisas santas que se trouxer à Casa do SENHOR, a saber, a taxa pessoal, o resgate de pessoas segundo a sua avaliação e todo o dinheiro que cada um trouxer voluntariamente para a Casa do SENHOR, 5  recebam-no os sacerdotes, cada um dos seus conhecidos; e eles reparem os estragos da casa onde quer que se encontrem.” (2Rs 12:4-5 RA)
  • “Então, os chefes das famílias, os príncipes das tribos de Israel, os capitães de mil e os de cem e até os intendentes sobre as empresas do rei voluntariamente contribuíram” (1Cr 29:6 RA)

          Nos dias de Esdras e Neemias,  Jerusalém foi reconstruída com as ofertas voluntárias trazidas para a cidade real:

  •  Então, se levantaram os cabeças de famílias de Judá e de Benjamim, e os sacerdotes, e os levitas, com todos aqueles cujo espírito Deus despertou, para subirem a edificar a Casa do SENHOR, a qual está em Jerusalém. 6  Todos os que habitavam nos arredores os ajudaram com objetos de prata, com ouro, bens, gado e coisas preciosas, afora tudo o que, voluntariamente, se deu.” (Ed 1:5-6 RA)

          Por isso meu irmão, peça a Deus para ser voluntário e esta postura manifestará seu amor a Deus:

  • “O povo bendisse todos os homens que voluntariamente se ofereciam ainda para habitar em Jerusalém.” (Ne 11:2 RA)
  • “Oferecer-te-ei voluntariamente sacrifícios; louvarei o teu nome, ó SENHOR, porque é bom.” (Sl 54:6 RA)
  • “Apresentar-se-á voluntariamente o teu povo, no dia do teu poder; com santos ornamentos, como o orvalho emergindo da aurora, serão os teus jovens.” (Sl 110:3 RA)
  •  Mas graças a Deus, que pôs no coração de Tito a mesma solicitude por amor de vós; 17  porque atendeu ao nosso apelo e, mostrando-se mais cuidadoso, partiu voluntariamente para vós outros.” (2Co 8:16-17 RA)
         Quanto aqueles que não tem um espírito voluntário, não os tenha por perto, pois contaminam aos demais:
  • “Porém, se vos parece mal servir ao SENHOR, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.” (Js 24:15 RA)
         No que se refere a dízimos e ofertas, não os aceite de quem não age voluntariamente, pois o que fazem futuramente será cobrado: 
  •  “Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria.” (2Co 9:7 RA)
         Enfim, seja uma pessoa de alma voluntária e mantenha perto de você pessoas que demonstrarem voluntariedade no que fazem, caso contrário, sofrerá decepções e terá desgastes emocionais, físicos, financeiros, relacionais e principalmente espirituais.
  • “ Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda co-participante da glória que há de ser revelada: 2 pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; 3 nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho. 4 Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória.” (1Pe 5:1-4 RA)

         O voluntário não precisa ser mandado, pressionado, instigado, pois o que faz exteriormente é reflexo do que há interiormente. O voluntário na verdade, por vezes, precisa ser segurado, pois desejará fazer demais e dar demais, podendo chegar até a adoecer, como foi o caso de Epafrodito:

  • “ Julguei, todavia, necessário mandar até vós Epafrodito, por um lado, meu irmão, cooperador e companheiro de lutas; e, por outro, vosso mensageiro e vosso auxiliar nas minhas necessidades; 26 visto que ele tinha saudade de todos vós e estava angustiado porque ouvistes que adoeceu. 27 Com efeito, adoeceu mortalmente; Deus, porém, se compadeceu dele e não somente dele, mas também de mim, para que eu não tivesse tristeza sobre tristeza. 28 Por isso, tanto mais me apresso em mandá-lo, para que, vendo-o novamente, vos alegreis, e eu tenha menos tristeza. 29 Recebei-o, pois, no Senhor, com toda a alegria, e honrai sempre a homens como esse; 30 visto que, por causa da obra de Cristo, chegou ele às portas da morte e se dispôs a dar a própria vida, para suprir a vossa carência de socorro para comigo.” (Fp 2:25-30 RA)
            Que o Senhor nos conceda a graça de sermos voluntários e termos voluntário ao nosso lado, pois assim a jornada será mais leve e o fardo será mais suave, procedendo desta forma,  agiremos como nosso Senhor: “ Por isso, o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para a reassumir. Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para a entregar e também para reavê-la. Este mandato recebi de meu Pai.” (Jo 10:17-18 RA)

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.