13 de dez. de 2022

Juízes 11 Tema: Pedindo ajuda a quem rejeitou.

  •   Passado algum tempo, pelejaram os filhos de Amom contra Israel. Quando pelejavam, foram os anciãos de Gileade buscar Jefté da terra de Tobe. E disseram a Jefté: Vem e sê nosso chefe, para que combatamos contra os filhos de Amom.” (Jz 11:4-6 RA)

 

           Já dizia o poeta: “Nada como um dia atrás do outro”, para nos levar a repensar as decisões tomadas, termos a humildade de reconhecer os erros e pedir ajuda a quem desprezamos, mas também, para estendermos a mão a quem nos humilhou, destratou, feriu, traiu, roubou, desrespeitou, etc.

           Foi exatamente isso que aconteceu com os Gileaditas em relação a Jefté, já que ele fora expulso do contexto que vivia por ser filho de uma prostituta, mas no futuro foi procurado para ajudar a quem lhe tinha feito mal.

           A vida é assim, “a roda , roda”. A história não terminou até que chegue ao fim. Hoje aqueles a quem rejeitamos e excluímos podem ser os que vão nos ajudar. Mas também, precisamos entender que poderemos ser buscados e solicitados por quem conosco falhou.

           O desafio será ter humildade para buscar ajuda daqueles que rejeitamos e excluímos, mas também termos generosidade para ajudarmos a quem nos fez mal.

           Nosso Senhor nos ensina a fazer o bem a quem nos fez mal, pois assim deixaremos bem claro quem de fato somos e a quem servimos:

  •  “ Ouvistes que foi dito: Olho por olho, dente por dente. 39  Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra; 40  e, ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa. 41  Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas. 42  Dá a quem te pede e não voltes as costas ao que deseja que lhe emprestes. 43 Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. 44  Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; 45  para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. 46  Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo? 47  E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo? 48  Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.” (Mt 5:38-48 RA)
  •   Se o que te aborrece tiver fome, dá-lhe pão para comer; se tiver sede, dá-lhe água para beber, 22  porque assim amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça, e o SENHOR te retribuirá.” (Pv 25:21-22 RA)
  •   Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens; 18  se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens; 19  não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; {ira; de Deus, subentendido } porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor. 20  Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça. 21  Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.” (Rm 12:17-21 RA)

 

           Peça a Deus graça para não se vingar de quem lhe prejudicou e nem voltar as costas a quem se desprezou, nem tão pouco fazer que não ouviu lhe chamar quem lhe ignorou, pois assim você mostrará quem de fato é e a quem de fato serve.

           Caso você tenha sido aquele que desprezou a outrem, peça a Deus a graça para pedir perdão e solicitar ajuda, pois isso também servirá de testemunho de conversão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.